"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

“O agir do Espírito!!!”

“Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar”.At 2.1

A Igreja é e sempre será desafiada a crescer e ir avante. Infelizmente percebe-se que na maioria das vezes ela, a Igreja, parou de caminhar.
O relato do livro de Atos apresenta-nos a Igreja sendo visitada pelo Espírito Santo. Algumas características esta Igreja tinha que favoreceu a descida do Espírito e são essas marcas que infelizmente vão desaparecendo em muitas comunidades.
O Espírito em Pentecostes veio para unir e não para separar. Veio para celebrar a unidade no corpo de Cristo e não para espalhar. Veio para fazer-nos entender que se não permanecermos no lugar da promessa, não receberemos o poder para pregar, libertar e restaurar.
O Pentecostes também vem preparar a Igreja para os momentos difíceis. Com o advento do Pentecostes a perseguição foi quase que simultânea, mas não faltou o agir de Deus. Homens foram levantados e o evangelho foi anunciado até os confins da terra. È por isso que estamos aqui, porque o Pentecostes aconteceu e aquilo que é chamado de “confusão de línguas”, bem pode ser chamado de tradução e revelação do verbo de Deus que se fez carne, vento e palavra e habitou(desceu) entre nós!
Vale a pena meditar em algumas atitudes da Igreja em Atos:
1ª – Ela era uma igreja obediente ao seu Senhor – At 1.4-5, 12. 2.1.
4.  E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. 5.  Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. 12.  Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. 2.1  E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar”
2ª – Ela era uma igreja unânime em oração – At 1.14“1.14 – Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.”
3ª – Ela era uma igreja organizada que ouve a orientação do Senhor – At 1.21-2524.  E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido,25.  Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.”
Vale a pena analisar estas três características da Igreja em Atos e repensar nossa caminhada. Será que temos sido unânimes em oração em um só propósito no Senhor? Será que temos sido obedientes a palavra do Senhor no sentido de que quando ela, a palavra, nos diz para parar e esperar, assim o fazemos ou não? Ou será que avançamos e desprezamos a vontade e orientação do Senhor?
Será que temos buscado organizar a igreja segundo a vontade do Senhor? Certamente havia outros que poderiam tomar o lugar de Judas, mas os apóstolos preferiram perguntar para Deus!
Eles também poderiam ter sido egoístas desejando ficarem com apenas onze, mas entenderam que na missão do Senhor, quanto mais ajuda melhor.
O Espírito Santo desceu sobre uma igreja fiel. Tudo estava dentro dos planos do Senhor para preparar a Igreja para o seu apogeu tanto no crescimento como na perseguição.
Esta Igreja suportou a perseguição e cresceu em meio às dificuldades porque ouvia a voz do Senhor e aceitou ser impulsionada e guiada pelo Espírito de Deus.
Bom Pentecostes para você. Que o Espírito Santo lhe toque e você comece a falar e profetizar na linguagem do seu irmão, do seu semelhante.
O vento do Espírito já está soprando há muito tempo.
É só crer e buscar!!!
Pr. Lindomar Nascimento

Um comentário:

  1. homem bigode, que o Deus Esquecido que foi derramado sobre os crentes no dia de Pentecostes também caia sobre a tua vida e igreja, vos faça plenos da sabedoria que vem do céu, vos convença da justiça, do juízo vindouro e do pecado, vos ensine e revele sobre a mente de Cristo. Sejam cheios do Espírito Santo de Deus, em nome de Cristo Jesus, o servo fiel que foi morto para, com o Seu Sangue, nos comprar, assim como todos os nossos irmãos, que procedem de todas as raças, tribos, línguas e nações.
    Sejam abençoados,
    tudo de bom,
    é só crer e buscar
    que o final é de Glória.
    cleber defina.

    ResponderExcluir