"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

sábado, 16 de abril de 2011

“O juízo do Deus Desconhecido”

“Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;...”
Atos 17.16-31
Cada um de nós temos que procurar a melhor oportunidade de pregar o amor de Deus. Oramos por muitas coisas e precisamos também ter a prática de orar para que tenhamos condições de perceber as boas oportunidades oferecidas por Deus para falarmos do seu amor.
Paulo chegava na Grécia, o centro mais importante da arte, da filosofia e da literatura. Já nos tempos de Paulo sua importância comercial e política haviam diminuído, mas mesmo assim continuava sendo um importante centro cultural e intelectual. Era, digamos, um lugar onde qualquer sábio queria passar e Deus colocou um pequeno homem neste lugar: O inconformado Paulo!
A idolatria era algo dominante naquele lugar. O texto de Atos 16.16 diz que Paulo estava revoltado. Nesta revolta ele não acusa ninguém, apenas continua fazendo o seu trabalho.
Freqüentava as sinagogas e pregava para crentes e não crentes, chegando a te a falar em praça pública.
Lógico que com este empenho todo em pregar a verdade os líderes e sábios da época não ficariam sem agir e desta forma convidam Paulo para falar no grande centro de discurso, o Areópago.
Paulo não se deixa intimidar e vemos então uma demonstração do cuidado de deus por quem é escolhido por Ele. Paulo usa da sabedoria do Senhor para observar tudo ao seu redor e então começa a passar-lhes de forma tranqüila suas impressões.
Paulo ressalta que são religiosos e que até prestam culto ao um Deus Desconhecido. Paulo usado por Deus, usa do desenfreado desejo de idolatria daqueles homens a ponto de adorarem um Deus Desconhecido e lhes apresenta o Verdadeiro Deus!
Os propósitos de Paulo claramente eram dois. O primeiro era denunciar o pecado, algo que nenhum homem de Deus pode abrir mão; e o segundo era anunciar  que, apesar da ignorância deles, ainda havia a possibilidade de adorarem o Deus que é justo!
Quantas vezes amados/as entramos em questões que não nos levam a nada e como esses homens idolatramos coisas que não têm nada a ver com o poder de Deus.
Muitas vezes precisamos de homens de Deus que como Paulo foi e pregou a verdade.
Note que pelo poder do Senhor, Paulo conseguiu prender a atenção daqueles homens poderosos e sábios e falou do amor de Deus.
Será que eu e você somos tão cuidadosos em pregar a Palavra como Paulo foi. Note que ele em nenhum momento desistiu. Paulo sabia quem era o seu Senhor!
O tempo da ignorância daqueles homens havia chegado ao fim, pois a salvação havia sido anunciada a  partir daquele momento; assim como chega para você agora nesta linhas que acabou de ler.
Que Deus você tem buscado? Qual Deus você tem adorado?
 Deus abençoe sua vida, tenha uma boa semana.
 
Pr. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário