"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

terça-feira, 13 de março de 2012

Como ter uma vida cheia do Espírito Santo


E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. Atos 9:17
Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel, Atos 4:8
E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Joel 2:28

Muitos estão na igreja há tempos e talvez não viveram ou não tiveram ainda uma experiência real com o Espírito Santo.
Esta situação angustia porque a mesma palavra pregada diz que é o Espírito Santo quem derrama os dons sobre a Igreja e assume também o papel de nosso intercessor.
Qual seria sua resposta se eu perguntasse para você esta noite se você já teve uma experiência com o Espírito Santo? Você diria que sim?

Como saber que esta experiência aconteceu? Vejamos o texto de Lc 3.8-14

As pessoas estavam vindo a João Batista atrás de um simples  batismo, de um simples rito, mas João dá-lhes a grande notícia ou melhor me expressando, a “boa notícia”: Mudem de vida, mudem de comportamento.
Inicialmente podemos concluir que não se pode dizer que a experiência com o Espírito foi genuína se não houver ou haver mudança de caráter, de atitudes!!
Muitos pensam que experiência com o Espírito Santo é algo que acontece de forma separada e instantânea. Algo para um momento de apelo ou culto ou oração.
Não queridos isso é só começo de uma longa caminhada transformadora e regeneradora!!! O exemplo disso está na vida de Paulo. Quando olhamos o texto citado em At 9.17 Paulo está chegando na primeira comunidade cristã. Era a primeira reunião dele no meio dos crentes por assim dizer. Quantas mudanças esse homem não viveu para dar provas da decisão que tomou!!!
A experiência de Paulo não ficou presa na estrada de Damasco, mas dia a dia foi sendo lembrada e vivenciada e Paulo fazia questão de lembrá-la. At 22.6-16.
Note que ele passou a usar a experiência dele para testemunhar o poder de Deus e falava agora com autoridade de quem aceitou o chamado e mudou de vida!!
Imagine as pessoas que conheciam Paulo vendo-o falar sobre sua experiência com Deus? Que tipo de testemunho temos dado? Qual a mensagem tem saído de nossos lábios!
Você já observou como testemunhamos pouco o que Deus fez em nossas e o pior, só testemunhamos grandes feitos e as pequenas coisas ficam esquecidas!!

Como eu recebo o Espírito Santo? At 2.38-39, Jo 3.7; Mc 8.17

Jesus coloca clara a condição para se relacionar com as coisas do Espírito Santo. Ele diz que o importante, o primordial é nascer de novo.
Este nascimento ou novo nascimento assim chamado só pode ocorrer se eu ter meu coração quebrantado por Deus, não que Deus não possa quebrar quando ele quere, mas Deus deseja que haja uma permissão para que ele trabalhe em nós, ou seja, o coração endurecido precisa se render ao poder de Deus!! “Eis que eu estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir porta....entrarei..”
Tudo depende da nossa vontade. Se você veio aqui nesta noite para mudar de vida, não fique esperando uma canção que você gosta, ou uma parte do sermão que lhe agrada. Aceite Jesus como teu Senhor e renda-se a vontade dele agora e a experiência virá!!!
Foi isso que o oficial de Candace fez. Ele ouviu a pregação de Filipe e não perdeu tempo e disse: Eu quero esta nova vida!!! At 8.
Ouça algo esta noite: NÃO TEM COMO DEUS TRABALHAR EM SUA VIDA SE VOCÊ NÃO QUER MUDAR DE VIDA!!! Vejamos Rm 8.8-9,12-15!!!(De escravos do pecado a intimo de Deus).

Outro passo importante para um experiência com o Espírito Santo é pedir. Lc 11.13

Quantas vezes sinceramente você parou para orar e pedir uma experiência com o Espírito Santo de Deus?
Você já percebeu que vivemos muito mais da experiência dos outros do que da nossa?
Qual foi a vez que você fez campanha para ser batizado/a no Espirito Santo? Às vezes vemos as pessoas orar em línguas, ter dons de cura, de libertação, de pregação, de conhecimento e ficamos desejando ter, mas qual foi a vez que você orou sinceramente e com compromisso a Deus pedindo esta mudança.
Voltando à Paulo, veja algo interessante. At. 9.9,11. Antes de Ananias vir, Saulo já orava e jejuava. A resposta foi um batismo e o envio para a missão de um dos maiores homens de Deus que se tem notícia!!
Como anda sua vida de oração na presença do Senhor? Quais são as dúvidas que você tem na Palavra? Tem muita gente aqui que eu não vejo em estudos bíblicos, EBD, e principalmente nas reuniões de oração!!
Você que gosta de orar em casa e fazer campanha fora da igreja dá uma olhada na Bíblia e veja quantas pessoas receberam bênçãos enquanto oravam no templo e outras que tiveram sob a concordância do sacerdote!!! E ainda o Senhor diz que “Esta casa é chamada casa de oração”!!!

Outro passo importante – Disposição para obedecer

Hoje na EBD com os jovens falávamos sobre isso. Deus é justo. Ele é zeloso. E se tiver algo impossível no Reino é Deus agir na vida de alguém que desobedece. “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha”. Êxodo 19:5
Quantas coisas ouvimos de Deus e não obedecemos? Tudo que vem do Senhor é bom. Nesta noite você veio aqui no culto. Está ouvindo a Palavra do Senhor, mas faça uma pergunta para você mesmo/a: Eu vou obedecer o que o Senhor está dizendo?
Quando não temos disposição em obedecer nossa fica sem sentido. Em 1Sm 15.22-23 Deus havia dado uma ordem para o rei Saul e ele desobedeceu. Vejamos o texto.
O dia de começar obedecer não é amanhã ou quando você adoecer. É hoje!! Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Hebreus 3:15 

Conclusão

·        Hoje você viu que a experiência com o Espírito Santo é algo para todos nós, pois assim está escrito em Joel. Temos uma promessa de derramamento do Espírito sobre todos.

·        Medite nesta semana nos passo aqui apresentado
1) Mudar de vida – Nascer de novo
2) Pedir e orar por uma experiência com Deus
3) Disposição para obedecer
Percorra este caminho e tenho certeza que sua vida será cheia do Espírito Santo e você vai fazer a diferença em sua casa, na igreja, no trabalho e em qualquer lugar.
Mensagem ministrada na Igreja Meotista em Peixoto de Azevedo - MT
Pr. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário