"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

quarta-feira, 21 de março de 2012

A bem aventurança do choro dos escolhidos de Deus


Sl 30.5; Sl 126.5; Jr 31.16; Mt 5.4
                                Quantas vezes nos encontramos em situações tristes, desalentadoras onde a melhor coisa que fazemos é apenas chorar!!
O choro é uma tremenda terapia e também uma oportunidade de visitarmos o mais intimo do nosso ser. Através do choro expressamos nossa humilhação, tristeza, inconformação e por que não dizer também nossa fragilidade e pedido de ajuda!!!
O mundo cada vez mais informatizado e cheio de máquina prega que chorar é para os fracos e para os sensíveis demais, mas eu tenho certeza que estou pregando pra muitos aqui que em meio a muitas lágrimas já pode sentir a presença de Deus!!
Choramos de alegria, choramos de raiva, choramos de dor, choramos diante de nossa impotência ante a determinadas coisas, e principalmente choramos por causa das perdas que a vida nos oferece dia a dia.
Eu não sei por qual motivo você tem chorado, mas Deus esta noite marcou um encontro com você no meio de suas lágrimas e Ele está com um objetivo: ELE QUER ENXUGÁ-LAS!!!
Antes de prosseguir eu gostaria que você orasse ao Senhor e respondesse uma pergunta que o Mestre fez para Maria, no jardim à porta de seu túmulo onde ela tinha ido ao encontro do Senhor dela: “Por que choras?”. Cf. Jo 20.13.
Você consegue agora abrir seu coração ao Senhor e dizer qual o motivo de suas lágrimas?
Por que será que são tuas lágrimas hoje?

O choro de Pedro – Lc 22.62 – “Então, Pedro, saindo dali, chorou amargamente.”

Quantas vezes decepcionamos quem nos ama. Jesus e Pedro tinha um relacionamento intenso de amizade e aprendizado.
Foi por amor e amizade que Jesus vem e avisa-o que ele(Pedro) era alvo da tentação do diabo. Este fato fica comprovado quando o próprio Jesus dá para Pedro um sinal de que ele mesmo(Jesus), intercederia por ele.
O amor de Jesus fez com que ele avisasse que o amigo Pedro passaria um mau momento, que seria traído pelas suas convicções.
Essa amizade linda e intensa foi rompida por alguns instantes por causa da traição.
Quando Pedro caiu em si pelo que tinha feito chora amargamente. Você já derramou lágrimas por ter magoado um amigo/a? Você já derramou lágrimas por ter decepcionado seu mestre.
Jesus elogiara Pedro diante de todos “Bem-aventurado és tu Pedro” e agora aquele que havia segurado na mão dele na hora da tormenta, estava sozinho!!
O mais interessante de tudo é que Jesus nos ensina como tratamos amigos que nos decepcionam, como tratamos discípulos que nos decepcionam. Vejamos o texto de Jo 21.1-17.
Era o momento da confiança ser devolvida. Era o momento de dizer que o amor é maior que o erro. Com certeza neste dia Pedro também chorou, mas agora não era de amargura e sim de alegria!!
Quando a amizade é verdadeira, quando o discipulado é real nada rompe com o relacionamento!! A GRAÇA É MAIOR DO QUE A OFENSA!!!

O choro de José – “E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviam e também a casa de Faraó”. Gn 45.2

Treze anos com um choro preso na garganta. 13 anos com um perdão para liberar.
Foram humilhações sem merecer. Enfrentou a prisão sem dever nada. Foi vendido como escravo e agora o que ele deseja é apenas uma coisa: EU SOU IRMÃO DE VOCÊS!!! VOCÊS ME RISCARAM DO CORAÇÃO DE VOCÊS AQUELE DIA MAS EU NUNCA ESQUECI VOCÊS!!!
São lágrimas pelo abandono. São lágrimas pelo desprezo. São lágrimas por causa da inveja.
Em momentos assim o mundo torce para pagarmos na mesma moeda, para virarmos as costas. O mundo espiritual fica agitado esperando vingança, mas a mão de Deus trabalha neste momento de uma forma poderosa!!
José é da família escolhida por Deus. Você faz parte de outra família. Ódio, vingança, desejo de morte não correm em sua veias, o que corre aí é o sangue do Senhor!!
Veja a frase de um homem magoado: Vive ainda meu Pai!! Eu tenho saudade do meu Pai!!! Eu era o preferido dele, sabe que ele fez até uma roupa especial para mim?
Vocês me tiraram aquela roupa colorida, mas não tiraram o amor do meu Pai de dentro do coração. Meu Pai me ensinou a amar!!! Ele é amor!!!

A GRAÇA É MAIOR DO QUE A OFENSA!!!

O choro de Jesus – “Jesus chorou”. Jo 11.35

Jesus era amigo da família. Lázaro surge nas escrituras como aquele que o Senhor Jesus gostava de estar juntos. Sempre quando ia a Betânia, lá estava Jesus e Lázaro!!
Quando vão anunciar para Jesus da enfermidade de Lázaro, Jesus sabe que o amigo teria que conhecer algo diferente. Teria um momento com a morte.
Não podemos esquecer que ele ficou pelo menos mais de dois dias com muito sofrimento.
Jesus não estava lá. Jesus se demora para que a vontade e o nome do Senhor seja exaltado.
Aqui fica uma mensagem, que para honrar o nome do Senhor temos que abrir mão de algumas coisas.
Jesus havia segurado a emoção até aquele momento, mas quando chega à porta do túmulo do amigo ele se emociona!!
Quantos amigos nossos estão mortos? Quantas pessoas morreram espiritualmente e são nossos amigos? Quantos amigos nós não abandonamos no momento mais difícil da vida deles?
Eu imagino que este derramar de lágrimas de Jesus era como um pedido de desculpas pela dor da morte.
Jesus também se viu ali, pois futuramente seus amigos também o abandonariam e ele enfrentaria a morte da mesma forma!!
Jesus ordena que tire a pedra. Cf. vs. 39. Somente amigos de verdade tiram as pedras do nosso caminho. Os falsos amigos as jogam!!!
Jesus se aproxima do túmulo e chama por Lázaro!! “Lázaro vem para fora”. Vs. 43
Somente a voz de amor do amigo pode mudar o estado de morte para vida!! Eu fico imaginado Lázaro em seu estado de morte ouvindo a voz do amigo Jesus e encarando a morte diz: MEU AMIGO CHEGOU!! ELE TÁ LÁ FORA!!!

A GRAÇA É MAIOR QUE A TRISTEZA DA MORTE!!!!

Conclusão

Todos os exemplos que citei aqui esta noite as lágrimas rolaram na verdade, mas terminaram em bênçãos.
Talvez você tem chorado muito. Eu profetizo esta noite que estas lágrimas se transformarão em bênçãos!!
O mesmo amigo de Lázaro está aqui. Vai chamar você pelo nome e rolar as pedras da decepção, da angustia e da dor!!
Pr. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário