"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Desejando o alimento que vem do Senhor

Jr 15.16; Ez 2.8-10; 3.1-3; Ap 10.8-10; Jo 6.26,31-36

Você é uma pessoa exigente para comer? Uns gostam de coisas sofisticadas e outros comem coisas mais simples.
Nós somos aquilo que comemos. Nosso corpo vai sendo formado de acordo com aquilo que eu sirvo para ele.
Podemos dizer que temos dois corpos: Um natural e o outro espiritual. Segundo Gálatas o natural terá sempre desejos contrários ao espiritual porque guerreiam entre sí. Cf. Gl 5.16-17.
Você saberia responder por quanto tempo o povo de Deus comeu o Manah no deserto? 40 anos!!! Cf. Êx 16.35.
O Manah era algo doce que derretia na boca e não podia ser recolhido em grande quantidade senão apodrecia. Cf. Êx 16.14,20-21,31.
Você acha que o povo se alimentou apenas do Manah durante os 40 anos que ficaram no deserto? Sim ou não? A resposta queridos é não!!!
Eles tinham rebanhos numerosos que lhes davam leite, queijo e, é claro, um suprimento limi­tado de carne. De tempos em tempos eles tinham que matar animais para comerem, uma vez que quarenta anos de vida é muita coisa para diversos animais de rebanho. Tinha que haver renovação.
Eles começaram a receber o maná pouco depois de saírem do Egito. Mesmo assim, no pri­meiro mês do segundo ano depois da saída do Egi­to, eles celebraram a Páscoa, comendo cordeiro, pães asmos e ervas amargas (Números 9).
Sabemos também que, enquanto passavam por algumas terras, tais como a terra de Esaú, Seir, eles foram instruídos assim: Cf. Dt 2.6 "Comprareis deles, por dinheiro, COMI­DA para comerdes ..."
Se o maná fosse a única comida que eles tinham que comer, estas instruções a respeito da compra de co­mida estariam completamente fora de lugar!
Vemos a repetição disto em Dt 2.26-29!!A tradução King James tem uma surpresa este texto, pois diz: "Tu me venderás CARNE por dinheiro, para que eu coma." (Dt 2.28). e é interessante porque vamos ver que depois de derrotar o povo eles ficam com o  gado do povo. (Dt 2.35).
Por que estas compras de comida, se a dieta eles era puramente maná? Não tem sentido.
Em alguns momentos da nossa caminhada, enquanto não temos entendimento de muitas coisas, alimentamos o corpo espiritual e o natural(carne).
O povo de Deus conviveu com esses dois alimentos durante esses anos de deserto.
Todos nós sabemos que o deserto é um um simbolo de mudança, tanto que foi no deseerto que o povo de Deus sofreu/passou por suas maiores experiências. Foi um tempo de preparo e aprendizado.
Assim ocmo nós quando tomamos conheicmento do poder de Deus e do que Ele quer para nós. Ora alimentamos o Espírito e ora alimentamos a carne. Vamos torpeçando na vida espiritual até que chega o dia que temos que tomar uma decisão.
O dia para esse povo chegou quando resolveram reclamar que no deserto só havia o manah!! Cf. Êx 16.8-12 e Nm 11.1-9, 31-35.
O povo faz uma reclamação a Deus. Não queremos “Esse tal de manah, mas codornizes”!!
O Manah era algo que precisava ser preparado, fato que gerava trabalho. Cf. Nm 11.7-8, enquanto que as codornizes era apenas assar e pronto, embora o texto dá a entender que de tanta vontade da carne eles as comeram crú mesmo!! Cf. Nm 11.33.
A Palavra narra claramente que o Senhor se levantou contra essa atitude do povo e as codornizes não vieram como bençãos e sim como desaprovação do Senhor. 11.1.
Todos nós sabemos que toda a Bíblia é cheia de simbolismos e nesta noite é preciso meditar o real significado espiritual do Manah. Algo que veio de Deus para alimentar o povo. Para acabar com o costume e o desejo de alimentar-se de carne e a carne. Vejamos o que diz em Jo 10.26, 31-36.
Jesus se apresenta como sendo o pão vivo que desceu do céu. Como sendo o alimento do Senhor para nós!!
Assim sendo vale a pena refletirmos a maneira que temos recebido Cristo em nossas vidas. Será que não estamos como o povo no deserto desejando comer, satisfazer-se com as coisas do mundo e ao mesmo tempo se alimentar do que é de Deus?
Chega um ponto que o que é de Deus não nos interessa mais. Veja a expressão do povo escolhido de Deus: “Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nehuma coisa vemos senão esse maná”. Nm 11.6
A Palavra do Senhor em Jr 15.16 o profeta diz que “Achada tuas palavras logo as comi, elas foram alegria e gozo para mim”.
Veja a expressão do profeta “logo as comi”. Elas foram alegria e gozo, ou seja, me fizeram bem!!
Quantas vezes Deus nos oferece o manah e reclamamos por causa das codornizes do Egito, ou seja, de coisas que fazem parte do passado sem Deus? Coisas que não agradam o coração de Deus e sim a mim!!
O desejo do  Senhor é nos alimentar de tudo o que precisamos, mas como lemos no começo do culto somos rebeldes e queremos fazer nosso próprio cardápio.
Do que você tem se alimentado? Como está sua vida espiritual diante das coisas que você anda lendo, vendo e fazendo?
Qual o lugar que a Palavra de Deus, que Jesus tem ocupado em sua vida? A Palavra de Deus é o que dirige a sua vida ou você só a busca nas horas difíceis?
Codornizes é sinônimo de rebeldia, de rejeição dquilo que Deus tem para nós!!
Jesus apresenta-se para nós como o melhor de Deus. Ele quer saciar nossa fome e sede(v.35). É em Cristo que nossos desejos devem ser saciados. Nossa vontade tem que ser a vontade do Senhor.
Minha casa não tem que estar do jeito que eu gosto, tem que estar de acordo com a vontade de Deus. Quando ela está do meu jeito e não de Deus é codornizes que eu estou comendo!!
Meu casamento tem que estar de acordo com a vontade de Deus, se não é codornizes!!
Nesta noite Deus lhe trouxe aqui para lembrar você que há uma promessa para nós. O manah é para o povo de Deus! Jesus, o pão da vida está à nossa disposição!!
Aceite hoje o manah(Jesus) de Deus e saiba que as codornizes não são para nós.

Pr. Lindomar Nascimento
(Palavra ministrada no culto nos lares ontem em Peixoto de Azevedo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário