"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

domingo, 25 de março de 2012

Esperança no Senhor


“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.” 1Co 13.13
“Por-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.” Hc 2.1

Quantas vezes desistimos de nossos sonhos e nossos projetos? Quantas coisas que olhamos para trás e vemos que se insistíssemos um pouco mais teríamos conseguido vitória?
É interessante como que o mundo, as pessoas tem facilidade para fazer com que desistamos de tudo. Como facilmente levantamos cheios/as de projeto e planos e de repente uma palavra, um gesto destrói tudo!! Por quê?
Um dos motivos de muitas decepções é que colocamos nossa confiança em homens, em coisas passageiras e não no Senhor. Convido você a abrir sua Bíblia em Jr 17.5-8.
Veja que o Senhor faz uma comparação clara entre os que confiam no Senhor e os que confiam no homem e quando eu digo “homem” estou me referindo também a nós, ois muitas vezes somos autoconfiantes demais, orgulhosos, soberbos e esquecemos que o auto e consumador da nossa fé, ou seja daquilo que cremos, é o Senhor!! Hb 12.1-2. “Corramos com perseverança a carreira que nos está proposta”!
Muitas pessoas oram para sua carreira seja interrompida e trocada por outra. Muitas pessoas têm medo de passar aquilo que o Senhor propôs para nós. Amado/as quero lhe dizer algo esta noite. Em 1Co 10.13 o Senhor usa o apóstolo Paulo para dizer-nos que não somos tentados além das nossas forças!!
O que te aflige esta noite? Qual tem sido o motivo de suas lágrimas? Talvez você esteja aqui esta noite tomado/a por um sentimento de culpa, olhando para um passado que não vai voltar mais e via de regra, na ordem comum das coisas, pela nossa fé, não visitamos o passado. Temos uma vida só para viver para Deus e temos que prosseguir para o alvo, para o prêmio da soberana vocação em Cristo!!
A primeira coisa que quero lhe dizer esta noite é que para avançar é preciso esquecer. Cf. Fp 3.12-16 e crer que fomos perdoados por Deus Is 43.25Eu, eu mesmo sou o que apago tuas transgressões..” e ainda no verso 19 do mesmo cap. o Senhor diz que “está fazendo coisa nova em sua vida e todos verão esse algo novo este milagre”!!
Um coração que se auto condena, que se auto flagela, não pode ser cheio de esperança. O acusador coloca culpa em nós, Jesus vem e diz: “Nem eu tampouco te condeno”, “Está consumado”!!!
A lição de Ezequias – 1Rs 20.1-11
O que você faz quando recebe uma notícia destruidora? O que você faz quando tudo diz que não? Abandona tudo, deseja a morte, culpa todo mundo e até Deus?
O rei Ezequias recebeu do profeta uma notícia que nenhum de nós gostaria de receber. “Põe em ordem tua casa, porque morrerás e não viverás”!!
Essas palavras nós ouvimos sempre e todos os dias: Não vai dar certo, isso não é pra você, muitos já tentaram e não conseguiram, toda família é assim, jovem é assim mesmo, etc. são palavras de morte que recebemos e destroem o nosso coração.
Mas, queridos, o coração de quem é crente não bate no peito, bate no céu!!! A ultima palavra é do Senhor!!!
Ao receber a notícia imediatamente Ezequias vira o rosto para Aquele que tem todas as respostas. Às vezes ficamos olhando demais as circunstâncias e olhamos pouco para Deus!!!  Ele ora ao Senhor!! No meio da luta no meio da dor, não silencie a voz da oração. Não pare de orar, não pare de falar com Deus!!!
Deus vendo o clamor do rei atende-o com urgência, pois o texto diz que antes que Isaías saísse da cidade Deus respondeu a oração do rei!! Sabe o que isso amados/as? Fé, esperança!!!
Veja a resposta do Senhor ao rei: “Ouvi tuas lágrimas e daqui três dias você será curado”. Aleluia!!!
Às vezes acontecem coisas em nossas vidas para fazermos uma oração como a de Ezequias. Não há relato de outro momento dele assim com o Senhor. Uma enfermidade fez Ezequias conhecer, vivenciar e testemunhar o poder de Deus!!
A ultima palavra para sua vida não é dos médicos, não é da sociedade, não é da igreja que muitas vezes mais exclui do que salva, não é do seu marido que não é temente ao Senhor, mas do Deus de Ezequias!! Ore a Ele e assim como ouviu o rei Ele te ouvirá porque ele não muda!!!!
Ezequias ganhou mais quinze anos de vida e foram os melhores!! Os inimigos foram destruídos e para provar isso, que a palavra de deus aconteceria sabe o que Deus fez para Ezequias? Parou o sol!!! 2Rs 20.8-11.
O Deus de Ezequias está aqui esta noite. Qual foi a palavra de destruição, de perda, de derrota que liberaram contra você? Ore ao Deus de Ezequias. O tempo vai parar. As ofensas vão parar. As vozes da condenação vão se calar!!
Mas para que tudo isso aconteça é preciso crer, é preciso ter esperança. Ezequias tinha um coração cheio de esperança em Deus!! Onde está sua confiança?
A esperança em Jesus – Jairo e sua experiência – Mc  5.21-24,35-43.
Neste trecho encontramos um homem com problemas em sua casa. Um importante membro da sinagoga. Ele estava com sua filha à beira da morte, ou seja, a situação era grave. Ele procura por Jesus.
O fato de um importante líder da sinagoga procurar por Jesus nos mostra que às vezes para receber um milagre de Deus vamos ter que quebrar alguns paradigmas. Vou ter que me levantar de madrugada, vou ter que orar em meu trabalho, vou ter que dizer para o meu esposo e esposa que o meu Deus é maior do que ele/a, etc.
Jairo teve que romper com um conceito de que Jesus não curava, não libertava e que era um impostor ao dizer-se Filho de Deus. As sinagogas sempre colocavam a mensagem de Cristo para fora. Eram legalistas. Somente o fato de Jairo não procurar por um sacerdote e sim por Jesus já demonstra que a fé da sinagoga não era uma fé que operava milagres!!!
Jairo, movido pela esperança vai ao encontro de Jesus e declara seu problema, sua situação. V. 23.
A fé desse homem é testada. Durante a ida para sua casa Jesus ainda vai parar e dialogar com uma mulher que estava com hemorragia. O tempo quando estamos com problemas parece correr mais depressa, mas para quem está com Cristo sempre há oportunidade para mais um milagre!!
Diante da demora a situação na casa de Jairo piorou!! E uns da casa de Jairo chega com uma mensagem de desesperança: “Deixe de pedir para Jesus, porque sua filha já morreu”. Cf. vs 35. Era hora de Jairo romper em fé!
A notícia da morte chegara. Era o fim. Nada de ir mais à igreja, nada de orar mais, nada de acreditar em Deus, nada de confiar mais nas pessoas! Vozes assim, de pessoas sem esperança, ouvimos todos os dias!!!
Jesus estava perto de Jairo com uma palavra diferente. A palavra de Deus sempre vai destoar da palavra do mundo. “Não temas, crê somente”!!! “Não acredite nesses pessimistas, mas em mim”.
Eu imagino o coração daquele homem. Mas Jesus disseram que ela já morreu. Mas Jesus disseram para mim que a doença de meu esposo é câncer, disseram que meu marido nunca vai me amar, disseram que meu filho nunca vai vir para a presença de Deus, disseram que minha situação financeira nunca vai mudar, sabe Jesus, disseram até que eu nunca serei feliz! Jesus te diz esta noite: “Não temas, crê somente!
O grande problema é que a nossa fé é uma fé vacilante. É uma fé que age muito pelo que vê!! O texto é claro e diz que Jesus não “acudiu tais palavras”, ou seja, Jesus não dá ouvidos para quem não tem fé, para quem não acredita no poder de Deus. “Sem fé é impossível agradar a Deus”.
Veja a palavra de esperança de Jesus para Jairo e para o teu problema esta noite: “A criança não está morta, mas dorme”. Vs 39!!  O que Jairo não sabia é que quem estava no controle da situação era o Senhor da vida. Era aquele que tinha e tem poder para vencer a morte. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 1 Coríntios 15.55
Jesus te diz essa noite. Seu problema não via te consumir. Suas preocupações não vão matar sua fé. Para você tudo pode parecer difícil, mas eis que eu estou fazendo coisa nova que já está saindo à luz!!! Eu estou mudando sua vida agora!!!
Ei Jairo sua filha não está morta. Ei irmão/ã. Jesus está ministrando agora em seus problemas. Não importa o que esteja te afligindo agora. Quem está à frente da situação é Jesus e Ele vai restaurar, curar, libertar e fortificar!! Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11.28
Pr. Lindomar Nascimento
(Palavra ministrada no culto em Peixoto de Azevedo dia 25/03/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário