"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

terça-feira, 13 de março de 2012

Crendo com o coração


A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos 10:9
E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. Mateus 9:28

Cada um de nós temos uma experiência de fé. Quer seja ela consistente ou não. Vivemos pelo que cremos e tudo o que acontece em nossa vida cristã é passado pela nossa fé! Daí a importância de termos uma fé consistente e sem embaraços.
Deus nos chama para ter uma fé operante e não estática ou fechada em nós mesmos. Tiago já deixou-nos escrito que a fé sem obras é morta. Vale a pena conferir o texto de Tiago 2.14-26. É importante esclarecer que há um erro interpretativo aí por parte de muitos, pois os exemplos citados em Tiago são obras que brotam da fé, ou seja, eles tiveram estas atitudes porque criam em algo que não viam e é este o ponto que vamos discutir hoje.
A Palavra do Senhor em Hb 11.1 define a fé como aquilo ou algo que eu devo crer sem ver. “É a certeza das coisas que não se veem, mas que se se esperam”! A pergunta que devemos fazer para nós hoje é se temos ou se já alcançamos um crescimento espiritual ao ponto de crer sem ver e de esperar sem ansiedade.
No evangelho de João temos um relato de uma pessoa que precisava ver para acreditar. Embora em sua volta havia relatos de pessoas idôneas dizendo sobre a realidade dos fatos, ele não creu e desejou ver. Tomé é um modelo de muitos crentes hoje em dia. Cf. Jo 20.24-29.
Faça nesta noite uma pergunta para você mesmo: Eu consigo ou tenho conseguido crer sem ver? Jesus ao terminar de satisfazer o desejo do duvidoso discípulo diz que os que creem sem ver são mais felizes!!
Será que não temos vivido como Tomé? Será que não andamos exigindo do Senhor cada vez mais que Ele primeiro nos demonstre seu poder para depois confiarmos n’Ele?
Um dos grandes problemas hoje da maioria das pessoas é crer com o coração. O que será que isso significa? O coração na Palavra de Deus é o símbolo das nossas emoções. É o lugar onde manifestamos toda nossa vontade.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23;
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. Salmos 139:23;
E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ezequiel 36:26;
O homem transformado em nova criatura guarda em seu coração a Palavra de Deus (Sl 119.11), o diabo vem e tenta roubar ou distorcê-la. Cf. Mt 13.19 e Jo 13.2,27. Por qual motivo o diabo tenta tirar a palavra do nosso coração? Para arruinar nossa fé!! De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Rm 10.17
Ao fazer ataques tentando tirar a Palavra do nosso coração o diabo tenta fazer com que percamos a fé. Perder a fé não é somente não acreditar, mas deixar de obedecer!!!

Vejamos algumas pessoas que creram com o coração.

1) Abraão – Gn 12.1-4
Abraão não tinha ido a nenhum culto com esse Deus. Abraão não tinha ainda visto nenhum milagre desse Deus nem havia sido curado por este Deus que o chama, mas quando ouve a voz desse Deus ele larga tudo e no verso 4 encontramos a expressão: “Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o Senhor”.
DÁ PARA VOCÊ ENTENDER A DIMENSÃO DA ENTREGA DESSE HOMEM?

2) Davi – 1Sm 17.31-32,45-46
Davi, embora havia tido boas experiências com o Senhor, agora estava diante do impossível. Ninguém jamais havia matado gigante, mas o gigante de Gate, já havia sido derrotado pela fé de Davi!!

3) Pedro – Mt 16.16
Todos esperavam pelo Messias. Até aquele momento ninguém havia proferido tamanha declaração de fé. Para Pedro Jesus não era apenas um profeta ou um homem cheio de poder. Para Pedro, Jesus era “O Cristo, o Filho do Deus Vivo”.
Além de reconhecer a autoridade do Senhor como o Cristo escolhido, Pedro afirma a filiação do Senhor “Filho do Deus Vivo!!”. Esta afirmação de fé saiu do coração!!
4) Jesus – Jo 11.11,41-43.
Jesus mostra-nos uma fé que não precisa ver. Uma fé que não precisa apalpar. Ele desde o momento diz que irá ressuscitar Lázaro e quando chega diante do momento Ele não se deixa levar pela pressão e ora agradecendo antes do fato acontecer “Bem sei que sempre me ouves...e clama em alta voz: Lázaro vem para fora!!”. Se Jesus não acreditasse com o coração, jamais chamaria Lázaro para fora!!
Crer com o coração é algo que precisa fazer parte de nossa caminhada de fé. A Palavra do Senhor diz-nos que sem fé é impossível agradar a Deus. A fé que remove montanhas é uma fé que brota no coração.

O centurião dá-nos um exemplo de fé que agrada a Deus. Cf. Lc 7.1-7. Quando o centurião reconhece sua pequenez, seus defeitos e avisa que Jesus não precisa nem sequer ir em sua casa não está desprezando o mestre, mas está dando-nos uma lição de uma fé pura, genuína que conhece o poder de Deus!!
Crer com o coração é se lançar na vontade do Senhor. É abandonar expectativas e não andar ansiosos/as por coisa alguma.
Deus está sempre disposto a nos abençoar e não mente jamais. Nunca falhou. N’ele não há engano!!
FÉ NÃO É CRER NO PODER DE DEUS, POIS ISSO FAZ PARTE DE SUA ESSÊNCIA. Fé é crer no caráter de Deus!!!

Seja feito conforme a tua fé

Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. Mt 9.29;  Então respondeu Jesus, e disse-lhe: O mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã. Mt 15.28
Pr. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário