"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Respondendo as perguntas que Deus tem para mim

“Tu darás a vida por mim?” Jo 13.38

Estamos encerrando uma serie de três mensagens com algumas perguntas que o Senhor tem para as nossas vidas.  Já tivemos a oportunidade de meditar na pergunta do Senhor sobre o quem nós achamos que ele é e também se o nosso coração está endurecido.
Todo relacionamento passa por momentos de confronto, certezas e afirmações. Era exatamente este momento que os discípulos viviam com o Senhor. A época era a festa da Páscoa, um momento importante onde os cordeiros eram oferecidos e o livramento que Deus havia feito no meio do povo de Deus era lembrado.
O final de três anos e meio de pregação e intimidade chegara ao fim e o Senhor precisava ainda ministrar a mais difícil lição para os discípulos e para nós. Ele precisava falar em um tipo de entrega. Ele precisava falar sobre abrirmos mão de tudo em prol do Reino.
Talvez se esta pergunta for feita por qualquer pessoa você vai dizer rapidamente como Pedro que sim, que já entregou sua vida para o Senhor!! Veja a resposta dele. Cf. Jo 13.37. Veja que Pedro, como eu e você é rápido demais para responder e diz que está pronto!!
Pergunto para você hoje: VOCÊ ESTÁ PRONTO/A PARA ENTREGAR SUA VIDA, SEUS PROJETOS, SEUS SONHOS, SEUS DESEJOS, SUAS ASPIRAÇÕES A DEUS??
A pergunta não fala simplesmente de morte física, como Pedro pensou, mas fala de uma negação muito maior!! Fala da negação de tudo em vida em favor do Reino e dos propósitos do Senhor!
O apóstolo Paulo parece ter entendido a dimensão do que o Senhor diz aqui para  Pedro, pois ele escreve: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho” Fl 1.21., ou seja, para Paulo a vida só tinha sentido se fosse para Deus, do contrário ela não  teria sentido nenhum!!
No domingo louvamos o Senhor com a canção “Entre a fé e a razão”. Naquele momento eu comecei a pensar: Meu Deus, todos falam de Abraão, e ninguém fala de Isaque!! Aquilo que nós pensamos que é um menino, tinha mais ou menos entre 21 e 25 anos de idade!! Ele sabia o que o pai estava fazendo tanto que ele conhece o ritual de sacrifício ao perguntar: “Onde está o cordeiro?” Cf. Gn 22.7
Ele vai acompanhando(fazendo a vontade do pai), subindo o monte e essas são as únicas Palavras dele. Ele não fala mais nada!! Chega ao ponto de se deitar e ver o sue pai ajeitar a lenha ao seu redor e em baixo de si mesmo!!!
Isaque, na teologia assume aí um tipo de Cristo, filho obediente que se entrega à morte, e Abraão é o pai(tipo de Deus), que entrega seu filho!! Veríamos este cenário montado no calvário anos depois. Tudo exatamente igual. Deus foi tão claro que até a madeira fica para o filho carregar, o que representa o madeiro, a cruz. Cf. Gn 22.6.
Estou aqui nesta noite falando disso. De uma entrega de nossas vidas a Deus em vida e não na morte ou na hora do perigo apenas. Estava tudo bem com Isaque. Imagine um garotão, na flor da idade, filho de um pai considerado, etc... e De repente sua vida precisa ser entregue no altar!!
Deixa tudo Isaque, sua namorada, sua faculdade, seus sonhos e projetos e venha fazer parte dos planos de seu Pai!!
O Senhor diz para nós algo que precisamos refletir nesta noite; “Quem quiser salvar sua vida vai perdê-la e quem perdê-la por amor de mim e do evangelho vai encontrá-la!”. Mc 8.35. O que será que Deus quer falar conosco?
Aqui Deus fala em ou no quê temos investido nosso tempo? Atrás do quê temos andado? Qual o tempo que as coisas de Deus têm ocupado minha mente?
Sabemos de homens como Daniel (Dn 6) que diante do risco da morte não parou de orar. Conhecemos homens como Sadraque, Mesaque e Abedenego que não pensaram em suas vidas e foram para fornalha em nome do Senhor.
Tudo isso fizeram em vida. Tudo isso fizeram enquanto podiam fazer. Jó diz que na sepultura ninguém te louvará!! Em Isaías o Senhor diz: O vivente, o vivente, esse te louvará, como eu hoje o faço; o pai aos filhos fará notória a tua verdade. Isaías 38.19
O Senhor responde à Pedro, dentre outras coisas, que ele não estava pronto e faz um aviso. “O galo não cantará até que me negues três vezes” JO 13.38.
Jesus conhecia o coração de Pedro assim como conhece o meu e o Seu hoje. Talvez quando eu comecei esta mensagem você tinha convicção de morrer pelo Senhor, mas eu te pergunto agora: Que espaço Deus tem em sua vida realmente?
A Palavra do Senhor diz  para nós buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e todas as outras coisas nos será acrescentadas!!
Faça hoje uma análise de sua vida e diga sinceramente o que falta em sua vida para servir a deus totalmente?

 “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;” Mateus 16.24
Pr. Lindomar Nascimento
(Mensagem ministrada no culto nas casas ontem à noite em Peixoto de Azevedo - MT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário