"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Serviço por amor e não por temor


“Porque não recebeste o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.” Rm 8.14-17

Somos chamados por Deus para vivermos de uma forma diferente. Esta nova vida que o Senhor nos oferece é uma vida de liberdade no serviço. Sim, o termo pode parecer estranho, mas é o que precisamos compreender.
Em muitos lugares as pessoas têm servido ao Senhor com espírito de escravidão. Servem ao Senhor com receio dos chicotes, de perder o céu ou para não ficar mal com este ou aquele irmão. Isto é espírito de escravidão!!
O texto em romanos nos mostra que aos que aceitam ser guiados pelo Espírito de Deus são chamados filhos de Deus, ou seja, os que rejeitam esta filiação, os que rejeitam esta condução, passam a não serem mais filhos e como está em Hb 12, tornam-se bastardos!
Vale a pena diante desta mensagem meditarmos e responder se nossos serviço a Deus tem sido por amor ou por temor. Um escravo quando comprado passa a servir seu senhor por temor. Seu senhor coloca determinadas coisas para que ele realize e ao final de um dia ou um tempo volta para conferir e, caso ele não tenha feito recebe dezenas de açoites!
Para fugir então dos açoites o escravo faz por obrigação, faz com medo. Ele não tem uma relação com o seu senhor a não ser de trabalho e, diga-se de passagem, trabalho forçado!! O povo de Deus clamava sob a opressão de Faraó e o Senhor ouviu o clamor do povo e o livrou da escravidão. Que escravidão era esta? A do serviço forçado sem prazer, sem amor. Eram dedicados, mas sob chicotes!!
Deus então diz a Moisés que ouviu o clamor do povo e desceu a fim de livrá-los. Neste movimento de libertação começa então a nossa adoção de filhos e filhas de Deus. O propósito do Senhor é de nos libertar para trocar o serviço feito por obrigação pelo serviço realizado pela devoção, pelo amor, pela dedicação!!
Somente com o Espírito de adoção vamos servir ao Senhor de forma completa e correta. Quando nós nos dispusemos a fazer algo onde este objetivo fica para depois, estamos agindo com um espírito que não agrada a Deus. Este espírito é o que pede algo em troca. É o que exige reconhecimento. O Espírito de adoção serve e não espera nada mais além do que agradar o coração do Pai.
Vamos ver este Espírito muito presente na vida de Jesus. Ele diz “Eu vim para fazer a vontade daquele que me enviou”. Jo 6.38. Este ponto é interessante e nos instrui. Já pensou se antes de fazer qualquer coisa todos/as fizessem a seguinte pergunta: É DA VONTADE DE DEUS? AGRADA A DEUS?
Com certeza teríamos uma igreja melhor. Teríamos uma comunidade melhor. O escravo trabalha para receber salário. Filhos trabalham para receber um prêmio, uma herança!! Esta é a diferença. Nos objetivos pelos quais servimos ao Senhor.
Deus viu que nós precisávamos de disciplina, mas como escravos não era possível alcançar-nos. Então o Senhor por amor envia Seu Filho para através dele sermos adotados e assim poder ser participantes da disciplina do Pai.
Um escravo pode ser corrigido com muitos açoites e não se disciplinado! Deus nos disciplina para aproveitamento e para viver a dimensão do amor de Deus precisamos aceitar sua correção, seu cuidado e sua orientação como Pai.
Faça uma escolha hoje diante do Senhor. Escolha servir como filho/a e não como escravo/a. Sendo ou tornando-se filhos/as receberemos o melhor de Deus. Sua disciplina e seu amor.

Deus te abençoe.

Pr. Lindomar Nascimento
(
Palavra ministrada na reunião de oração hoje, dia 09/02/2012 às 7.30h na igreja Metodista em Peixoto de Azevedo)

3 comentários:

  1. Grande pastor Bigode,
    Deus seja sempre contigo!
    bela reflexão. O tema da liberdade cristã tem mexido muito comigo nos últimos tempos. De fato, é um ponto muito importante na vida do filho de Deus e um tanto quanto complexa também. Seu texto nos trouxe um pouco de luz sobre a questão: Deus nos liberta de um serviço movido pelo medo, pelos açoites, da falta de prazer no serviço e na vida, e nos põe um jogo suave e leve, é isso mesmo?
    tudo de bom, é só crer e buscar que o final é de Glória.
    cleber

    ResponderExcluir