"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Pregando sobre batalha espiritual

·        Esses dias meditando sobre o nosso caminar cristão me veio uma pergunta que me levou a estudar um pouco sobre esse assunto e dividir com a igreja. Por que nós crentes que estamso constantemente na presença de Deus, colecionamos tantas derrotas?

·        Uma das respostas primeiras que surgiu é em relação à maneira que encaramos a nossa vida cristã e isso amados/as faz uma grande diferença. A Bíblia deixa claro que a vida cristã é uma luta, uma batalha e que eu e você fomos arregimentados para este exército. 2Tm 2.3, 4.7; 1Co 9.25.

·        A vida cristã é uma luta, uma batalha da qual eu faço parte e embora eu tive que aceitar Jesus Cristo, o grande general que batalha para vencer, foi ele que me ecolheu como soldado!! “Não fostes vós que me escolhestes, pelo contrário, eu vos escolhi”. Jo 15.

·        Nesta luta, nesta batalha eu tenho ou temos adversários claros: Satanás e a carne. (principados e potestades o que é?). Cf. 1Pe 5.8; Gl 5.17.

·        Sendo assim não podemos dar ênfase na figura do leão, mas em que ele é declaradamente nosso adversário e está próximo(ao derredor). Quando olhamos para o texto de Gálatas vemos que a carne surge também como um grande adversário do cristão. Jesus mesmo declara que ela é fraca em Mt 26.41.

·        Cristo em sua vinda condenou os feitos da carne. Cf. Rm 8.3. E como eu tomo posse dessa vitória que Cristo alcançou? Sendo submisso ao poder do Senhor, ou seja, sendo fortalecido na força do seu poder de vencer os feitos da carne. A morte propriamente dita.  1Co 15.54-55(Onde está ò morte...).

·        O texto de Efésios tem sido usado como que se fosse um amuleto contra satanás e esta forma equivocada de utilizá-lo tem feito muitos crentes experimentarem a derrota.

·        Sabemos que ele fala da armadura que todo cristão deve vestir. Cf.  Ef 6.10-18.

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder” Vs. 10
·        Paulo utiliza a figura de uma armadura. Esta figura era comum aos ouvintes de Paulo por causa do forte poderio militar da época que combatia os cristãos.


·        Na introdução deste recorte bíblico Paulo já nos confronta. Você já parou para se perguntar o que é fortalecer na força de seu poder?

·        Veja bem. Paulo está usando a figura de uma armadura. Quando um soldado vai para a batalha no mundo secular, a idéia é que quando mais forte e sofisticada a armadura ela será imbatível. Paulo não despreza a qualidade da armadura, mas diz: fortalecei-vos nos Senhor e na força do seu poder!!

·        No texto onde Davi veste a armadura de um dos soldados vemos claramente esse verso ser vivenciado. Vejamos. 1Sm 17.39,45. Davi confia em uma armadura, em um poder invisível que muitos não podem ver, mas ele crê. Ele crê que o Deus, o Senhor dos Exércitos vai vencer não só Golias, mas todo o exército inimigo. Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. Provérbios 21:31; Is 31.1,3

·        Qual a importância disso para o mundo espiritual? Quantas vezes estamos lidando com coisas espirituais e achamos que é pelo nosso muito saber, pelo tempo que estamos na casa de Deus, por uma oração “poderosa” que eu sei fazer que o mal vai “bater” em retirada?
·        Neste verso Paulo está dizendo para nós claramente: VOCÊ É UM COMBATENTE QUE COMBATE COM AS FORÇAS DO SEU GENERAL, DO SENHOR DOS EXÉRCITOS.

·        Todo mal é expulso em nome do Senhor e não das nossas forças ou conhecimento!
·        ATÉ HOJE EU NUNCA VI UM DIABO SENDO EXPULSO POR UM ARROGANTE, PRESUNÇOSO E ORGULHOSO.

·        Tem gente que tem bíblias de ultima geração, com concordância que pôem na cabeça do endemoninhado e o diabo não vai embora. “Sede fortalecidos na força do Seu poder, do poder de Deus”. Leia com calma o texto de Ef. 1.15-23.

·        Tudo foi colocado debaixo do poder do Senhore é a Ele que devemos  recorrer. Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Rm 11.36

·        Estamos fadados a perder qualquer batalha espiritual a partir do momento que eu não exalto o poder e o senhorio de Jesus Cristo. É por isso que Jesus, quando viu que os discipulos não haviam expulsado o demônio daquele jovem em Mc 9.29 diz: “Esta casta não será expelida se não por meio de oração e jejum”. Traduzindo: Se lancem aos pés do Senhor!!! Busquem o poder de Deus!!

·        Para ser fortalecido neste poder eu preciso conhecer Deus. E só há uma forma de conhecer Deus. Pela sua palavra!!! Em Rm 1.16-17 diz que o evangelho é o poder de Deus para salvação e que Deus vai se revelando para mim de fé em fé e que eu tenho que viver nesta fé!!

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes” Vs 11-13
·        Note que na palavra do apóstolo Paulo há a idéia de algo completo sem brechas. Ele usa a palavra toda e tudo nestes três versos.

·        Como um soldado pode vestir a capa e não vestir a botina? Como um soldado pode ir com o colete à prova de balas, mas sem o capacete? Por isso Paulo usa estas expressões de plenitude para nos dizer algo: Se eu não estiver em ordem, vestido completamente aqui estou falando de santidade e comunhão com Deus, eu já entro na batalha derrotado. (Lembrar da derrota do povo de Deus em Ai. Js 7 – capa de Acã).

·        O exército de Josué era poderosíssimo, mas quando o pecado se instalou no meio do povo eles perderam. Deus se levantou e puniu o pecado. Somente depois disso a vitória voltou a ser uma realidade.

·        A armadura de Deus é todo o conjunto que Paulo vai falar nos versos seguintes e ele ainda avisa, vossa luta não é contra carne e o sangue, mas contra os principados e potestades(poder de um reino estabelecido). O diabo tem um principado declarado e reina com suas potestades. Cf. Ef 2.2; Jo 14.30; Ap 12.9; Mt 25.41.

·        Querido/a deixa eu te dizer algo hoje que eu acho que muitos crentes esqueceram: O PODER DAS TREVAS, DO MAL, O REINO DE SATANÁS EXISTE!!

·        Paulo diz na 2Co 2.11 que ele mesmo não ignora o agir de Satanás!!

·        E veja o objetivo da vestimenta e aí você vai ver como o diabo ataca. “para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo” Vs. 11. Ou seja, as ciladas são uma realidade.

·        Deus o chama de serpente no jardim e diz ser o animal mais sagaz. O diabo vai tentar nos vencer pela distorção da Palavra da verdade. Foi assim no jardim, foi assim na tentação de Cristo no deserto.

·         O diabo trabalho na dúvida. Deus na certeza e na convicção. Sim, sim. Não, não. O que passar disso, vem do diabo, diz o Senhor. É por isso que o conhecimento do poder e das coisas de Deus é a única arma contra o mal. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Jo 8:32

A primeira peça – “cingi-vos com a verdade” – Vs. 13
- Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas. Zacarias 8:16
- Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Efésios 4:25
- Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44
·        É uma grande ilusão pensar que o diabo vai nos pegar nas grandes mentiras. Ele é astuto. Ele usa de palavras doces para nos engedrar. Ele coloca no coração de muitos que uma mentiririnha pode ser contada e com isso abrimos mão de estarmos cingidos com a verdade.

·        Imagine você hoje em uma batalha espiritual e de repente o diabo pergunta: não nenhuma mentira em sua vida? Para Deus não tem mentira grande ou pequena, nem pecadinho e nem pecadão.

·        O texto é claro. Quando eu minto eu me torno filho do diabo. Em Ap 21.8 dá um recado aos mentirosos. Vejamos.

·        Você acha que é plano de Deus é você ir para lá? Não. Claro que não. Deus quer que você tenha como vestimenta a verdade!!!


A segunda peça – A couraça da justiça – Vs. 14

·        O cristão deve colocar a couraça da justiça. Que couraça é esta? Couraça diz de algo resistente a ataques externos, ou seja, se alguém intentar acusação, não irá prevalecer. A certeza dos cristãos é a de que ninguém intentará acusação contra ele, pois agora em Cristo está incluso entre os seus escolhidos "Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica" ( Rm 8:33 ). Aquele que está morto está justificado do pecado! ( Rm 3:24 ; Rm 5:1 ; Rm 6:7 ).
·        Está é a certeza do crente, pois o braço do Senhor vestiu-se de justiça, como de uma couraça para vir ao mundo resgatar a humanidade "Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto" ( Is 59:17 ; Is 11:5 ).
·        É por isso que o apóstolo João diz que os cristãos são mesmo filhos de Deus, pois foram gerados de novo e vestem-se da mesma armadura do primogênito Filho de Deus
(1Jo 4:17 ).

·        O manto de justiça de Cristo decorre da obediência em tudo d’Ele para com o Pai. Já a injustiça de Adão decorre do fato dele não ter crido na palavra de Deus que lhe preservava a vida, e ficou despido de justiça, ou seja, pobre, cego e nu.

·        A couraça da justiça é a certeza de que eu pertenço a Deus e ninguém pode levantar acusação contra mim. Isso, falando no mundo espiritual é importantíssimo porque uma das artimanhas do diabo é levantar falso testemunho e acusação contra os eleitos de Deus.

·        Que justiça é esta? A justiça de que alguém morreu por mim e me resgatou e declarou que eu sou livre!! Cl 2.13-14.

As duas próximas peças são tão evidentes que por causa do tempo não vamos nos ater nelas. A preparação do evangelho da paz e o escudo da fé. Vs 15-16
·        Que tipo de evangelho temos pregado? O mundo foi tomado por um evangelho do medo e do terror. Tudo é o diabo.

·        Nós temos pregado a segurança que há no Senhor ou entramos na onda de ver demônio em tudo? Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27

·        O escudo da fé é o que faz suportamos os dardos inflamados, ou seja, as flechas de fogo lançadas pelo mal. Hb 11.6. Em Mt 8.26 quando Jesus repreende uma tempestade que simboliza o poder do mal, ele diz aos discípulos: Por que vocês tiveram medo, homens de pouca fé?!

·        A fé gera o medo e onde tem medo não tem o amor de Deus, porque Deus é amor e o amor lança fora o medo. 1Jo 4.18.

 ·        Como podemos querer lutar contra as hostes espirituais do mal se temos no coração um evangelho de guerra, de maldição e de medo. Isso são coisas das trevas e não de Deus!!

“Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” Vs. 17
·        Todos quantos crêem em Cristo são participantes da morte de Cristo, ou seja, foram batizados na sua morte. Como morreram com Cristo, também ressurgiram, ou seja, revestiram-se de Cristo "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo" ( Gl 3:27 ).

·        Após nascer de novo, o cristão está de posse do capacete da salvação, a esperança da glória "Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação" ( 1Ts 5:8 ).

·        Deve portar a espada do espírito, que é a palavra de Deus. Se for obreiro, deve manejá-la bem, pois o bom manejo qualifica o obreiro como aprovado, e que não tem do que se envergonhar. ( 2Tm 2:15 ).

·        E por fim Paulo ainda diz que tudo isso deve ser feito, usado, vivenciado com toda oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito e para isso vigiando sempre. Vs. 18.

·        Creio que a resposta para muitas derrotas na nossa caminhada cristã foram respondidas hoje.

·        Como está sua vestimenta soldado do Senhor? Suas roupas espirituais estão em ordem?



Pr. Lindomar Nascimento
Sermão pregado na sede em Peixoto de Azevedo em 08/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário