"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Um culto que agrada a Deus

Rm 12.1-2; Mq 6.6-8; Ez 33.30-33; Am 5.23
Ø Uma das vantagens do homem sobre os animais é de poder cultuar a Deus de uma forma racional.

Ø Somos convidados/as a prestar um culto que agrade ao coração do Senhor e isso pode acontecer pelas nossas faculdades humanas como consciência, inteligência, emoção, etc.

Ø O povo de Deus sempre teve dificuldade em adorar o Senhor. Sob a direção desse mesmo Deus foram muitas as vezes que eles abandonaram o Senhor por outros deuses. A adoração no AT sempre foi marcada pela infidelidade e inconstância do povo.

Ø Mas por qual motivo o povo não conseguia se acertar com Deus? Será que o nosso Senhor era muito exigente? Uma das respostas está na resposta do Senhor. Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso. Êx 34.14
Ø Deus se apresentou como um Deus que se movimenta que tem sentimentos de amor e propriedade. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. Êxodo 20:5 ; Porque povo santo és ao SENHOR teu Deus; o SENHOR teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra. Dt 7.6
Ø Na segunda carta de Pedro 2.9 o Senhor chama-nos de propriedade exclusiva do Senhor.

Ø Que tipo de igreja que Paulo era a igreja de Roma? Era uma igreja tomada pelo pecado e pelas práticas que não agradavam a Deus. Cf. 1.21.

Ø A carta aos Romanos fala do evangelho da graça e de uma vida que agrada a Deus. Paulo crê no evangelho que é o poder de Deus para a salvação. Cf. 1.16

Ø No verso 28-32 do cap. 1 vemos a decisão do Senhor em entregar os homens à sua própria situação reprovável.

Ø Paulo trata de vários assuntos em sua carta: casamento, justificação pela fé, a intercessão do Espírito Santo, etc.
Ø Parece que a carta vai num crescente e quando chegamos no cap. 12 Paulo vem falar sobre a nova vida na presença do Senhor. E ele vai tocar no centro da adoração do povo. Paulo fala de algo que com certeza foi um dos grandes desafios para uma nação apóstata.
O convite de Paulo aos romanos – 12.1-2 – “Sejam um sacrifício vivo”
Ø Você já parou para fazer uma pergunta a você mesmo? Qual o motivo que o traz no culto? Por que você vem aos cultos?

Ø Você já observou que na maioria das vezes o que nos motiva são nossos interesses e necessidades? Você acha que este deve ser o motivo principal?

Ø Paulo inaugura um chamado diferente para aquele povo que vivia como no AT. Honravam a Deus com os lábios, mas o coração estava longe de Deus!!

Rogo-vos.....Pedido com intensa dor. Paulo estava implorando, suplicar.
Ø Por que Paulo suplicava, pedia como se estivesse sentindo dores? Paulo assim fazia porque tinha certeza que da maneira que aqueles homens estavam adorando o Senhor já não os ouvia. Era preciso voltar a adoração genuína. Em Am 5.23 onde lemos no começo do culto Deus é claro e pede silêncio.

Ø Deus chamou o povo do Egito não para fazer a vontade do povo, mas Deus precisava de um povo para adorá-lo e escolheu aquele povo, e nos escolheu para fazermos parte de um grande grupo de adoradores.

Ø O grito de Paulo é como um pai grita para livrar o filho de um perigo maior. No texto que lemos em Ezequiel 33.30-33 o Senhor avisa que não vai ficar calado diante dos ouvidos surdos e da má vontade do povo em ouvir sua palavra.

Pelas misericórdias de Deus.....
Ø Paulo lembra que deus é um Deus misericordioso. O que isso significa? Deus estava sendo bom com os apóstatas por não matá-los. Esta misericórdia é real em todos os encontros onde vemos uns que desejam adorar e outros que não se importam mais com a pregação da palavra, com o cultuar a ao Deus verdadeiro.

Ø Quando agem assim são idólatras. Adoradores de si mesmos!! Êx 32.6. no episódio do bezerro de ouro vemos claramente a disposição do coração do homem. O bezerro não cobrava santidade, não conclamava a mudança e etc.
Ø Há muitos que querem que Deus seja como um bezerro. Há muitos que não querem ouvir o que Deus tem pra  dizer e nem quer que Deus se movimenta. O bezerro não andava, Deus chama, grita, convoca, visita a iniqüidade do povo. Deus é um Deus intenso no seu jeito de ser Deus. “sou Deus zeloso”. “Não terás outros deuses diante de mim”. “Tu és meu, eu hoje te gerei”. INTENSIDADE!!!

Ø Quando chegamos no ponto principal do primeiro verso podemos entender a dimensão do pedido de Paulo. Ele toca em algo que ainda não havia sido discutido. Paulo fala de sacrifício vivo!! Mas eles estavam mortos? Em termos de adoração sim!!! E sacrifício com defeito é rejeitado por Deus!! Cf Lv 5.15

Ø Este sermão leva-nos a meditar em várias situações.
- Primeira: O que me faz vir ao culto?
- Segundo: Que tipo de sacrifício eu sou? Com defeito?
- Minha vida é uma oferta a Deus? Ela pode ser ofertada? (Venho Senhor minha vida)

Ø Como podemos nos tornar um sacrifício vivo? A resposta irmãos/ãs é uma só. Am 4.12 – Prepara-te...para te encontrares!! (de jóias eu me adornei...)

Ø Deus sempre nos chamou para nos santificar(1sm 16.5). A idéia que Paulo quer nos passar é de uma oferta mesmo. De rendição. De abandonarmos tudo o que somos e o que queremos para que o Senhor e agrade de nó e faça maravilhas em nossas vidas. Muitos se esquecem da máxima que há na Palavra e estão iludidos. Cf. Hb 12.14. “Sem santificação” não tem oração em línguas, não tem senti isso ou aquilo no culto. O Senhor diz: santifica-te e andarei no meio de ti.

Ø Sacrifício vivo é um sacrifício que tem sentimentos. Que reage à adoração. Que é tocado pela palavra. Que quando confrontado/a muda de vida!!

Ø Estamos adorando ao nosso Deus como sacrifício vivo ou morto?

Ø Vivemos uma época que dentro de um culto vemos muitos cenários diferentes. Enquanto uns desejam adorar, outros vieram por vir. Vieram “bater seu ponto espiritual” e têm uma jornada de adoração definidas diante de Deus!!

Ø No culto de domingo foi clara a mensagem que disse que um dos motivos da vinda de Jesus foi para nos dar vida. Jo 10.10.

Ø Deus chama Ezequiel para pregar para um monte de ossos secos e pergunta para Ezequiel: O que vês? Ele não vê outra coisa e diz: Um monte de ossos secos!! Deus então diz: não se conforme com o que você vê. Profetize sobre esses ossos!!! Ez 37.

Ø É por isso que Paulo dá qualidade para este sacrifício. Ele deve ser santo e agradável a Deus.

Ø Imagine você se apresentando ao Senhor que é fogo consumidor(Hb 12.29) e você uma oferta santa e separada onde o fogo passará e se achar defeito você será rejeitado/a, mas se for aprovado/a subirá como aroma suave. Cf. Ml 3.1-5.

Ø Culto racional para Paulo é um culto que entende da presença de Deus. É um culto que sabe onde está Deus.

Esta súplica de Paulo tinha um objetivo – Não se conformar para se transformar e enfim, experimentar.
Ø Paulo via toda uma geração tomar o formato do mundo. Eles estavam entregues aos muitos pecados. Paulo então como um Pai diz: Não tomem esta forma!!!

Ø O alerta de Paulo é completo porque oferece saída e aponta para o ideal. O chamado à transformação passei por toda a Bíblia. Se você está na presença do Senhor e ainda resiste em mudar de vida.

Ø Você precisa tomar uma decisão!! “Eu venho como estou”” mas não permaneço como estou. Cf Mt 18.3. (converter e tornar como criança, ou seja deixar-se ser guiado por Deus). Olha a conclusão do Senhor: De modo algum!!!
Sermão Pregado na Igreja Metodista em Peixoto de Azevedo. Pr. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário