"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A verdade que não dói!!!

“Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou de seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre... Você é esse homem!... Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.” 2Sm 12.1-14
Quantas vezes observamos pessoas tripudiarem umas as outras por estar de posse da verdade. Palavras são ditas sem cuidado nenhum e ferimentos são causados diretamente na alma e o amor de deus que era para ser derramado, acaba se tornando em ódio e tristeza.
As pessoas cometem erros. A palavra do Senhor em Ec 7.20 “Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque.” Algo que precisa ser cultivado, dentre outras coisas, é o hábito de pedir sabedoria a Deus para falarmos as verdades necessárias. Infelizmente as “três peneiras” não estão sendo levadas em conta. Há muitos que não consideram se é verdade realmente, se é necessário e se é bom o que estão intencionados a dizer. De posse de “verdades” muitos estão matando irmãos e casas e igrejas viraram celeiro de mágoas e ressentimentos.
Natã mostra-nos que é possível estar cingido da verdade sem variação nenhuma e continuarmos proclamar o Reino de Deus. Ele usa de toda sabedoria para dizer que Davi havia cometido um grave erro e em nenhum momento, embora fosse um profeta com autoridade, respeito e reconhecimento pelo povo e até pelo próprio Davi, ele procura usar de palavras sábias e assim alcança o objetivo de exortar e anunciar o juízo de Deus.
Davi podia ter tido várias reações, mas por ter sido corretamente admoestado, teve uma atitude de entrega e aceitação daquilo que o Senhor havia anunciado pela boca do profeta! Que bom seria se todos agissem como Natã. Ao invés de lançarem suas farpas e opiniões próprias, tivessem o compromisso em anunciar a verdade do Senhor tão somente e da melhor maneira.
Uma de nossas responsabilidades como cristãos é de corrigirmos com espírito de brandura. Cf. Gl 6.1. Quantos/as não são tentados/as na hora de uma correção ou exortação. Falta-nos sensibilidade às vezes e sabedoria para escolhermos a melhor maneira de dizer as coisas. Escondemo-nos em nossos temperamentos esquecendo que aquele que está em Cristo é nova criatura, ou seja, tem um temperamento diferente dado por Cristo.
A palavra de Deus diz-nos que não basta cingir-nos com a verdade, mas temos também que tomar a couraça da justiça. Cf. Ef 6.14.
Que Deus te use o tempo todo e te dê oportunidades de falar a verdade em nome d’Ele. Que assim como ele usou o profeta Natã te use para coisas ainda maiores e sejas reconhecido/a como alguém que sabe falar a verdade sem doer!!
Bom dia na presença do Senhor.
Pr. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário