"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O pecado da precipitação

Não é bom proceder sem refletir e, e peca quem é precipitado. Pv 19.2
O tempo é a tardança daquilo que se espera. (Leonardo Boff)
Ao olhar para este provérbio podemos analisar o quanto deixamos a desejar na observância dos mandamentos do Senhor para nós. A precipitação tem dominado muitas pessoas e relações infelizmente. Fatos que poderiam ser encaminhados de outras maneiras acabam tomando uma dimensão assustadora e porque não dizer, até desastrosa.
Mas qual a razão de vivenciarmos tantos embates por coisas que poderiam ser evitadas? A resposta amados é simples. Falta sabedoria. Falta conhecimento da palavra de Deus. Somos chamados por Deus e temos que manifestar sua glória sempre. Este fato para nós não é uma opção, mas mandamento!
Em Eclesiastes 3 vemos uma clara orientação a respeito do tempo que há para todas as coisas e relações. Precisamos entender que há tempo, como escreve Salomão, para todas as coisas debaixo do céu! Ec 3.1. Ora amados/as, se tem tempo, ou seja, se há o momento certo para tudo cabe a nós ser submissos e perguntar a Deus antes de agirmos e reagirmos às coisas.
Quantas pessoas falam e têm algumas atitudes que deixam a desejar e não refletem o amor de Deus e pouco tempo depois, estão correndo para tentarem consertar o estrago que causaram?
Precisamos viver plenamente o mandamento colocado pelo Senhor em Jo 13.34 onde Jesus apresenta o tipo de amor que devemos ter uns para com os outros. O amor semelhante ao que Jesus teve, não é um amor frio e nem por interesse. Não é um amor que precisa ser amado para amar. Mas é um amor sacrificial, um amor que se entrega, ama e considera o outro.
Na precipitação não somos ponderados e entristecemos o Espírito Santo. O domínio próprio tem que ser uma realidade na vida daqueles que confessam o nome do Senhor e não uma utopia. Jesus em Mt 6.34 diz que não devemos nos inquietar com o dia de amanhã, sendo assim se o dia de amanhã não nos inquieta, podemos esperar para tomar decisões, para falarmos algo e emitir opiniões.
Esta mensagem é para levar-nos a reflexão se temos testemunhado os sinais da graça com nossos atos. Ser cristão é pregar o tempo todo. Em atos, palavras e até com sentimentos puros iguais ao do nosso Senhor. Salomão em Ec 7.9 dá uma orientação que eu creio ser boa para o encerramento desta breve meditação. Assim ele disse: Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos.
Deus abençoe sua vida e que você saiba, pelo Espírito Santo, responder com graça a todos que te pedem razão da esperança que há em você.

Pr. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário