"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Pedra que Jesus segurou

Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra. Jo 8.1-11
Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, Quem será contra nós? Rm 8.31
Quando éramos menores, na idade escolar, em algumas ocasiões víamo-nos envolvidos em alguma encrenca e quando menos se esperava aquele colega de escola estava prometendo que seríamos surrados na saída! Que medo! Que pavor!
Lutas surgem todos os dias e opressores como os colegas de escola são uma realidade.
No texto de João cap. 8 podemos encontrar um retrato da maldade do homem e do senso distorcido de justiça que impera por todos os lados.  Aquela mulher fora flagrada adulterando e na lei era passível de punição ela e o outro com quem ela adulterava.
Interessante que horas antes o Senhor estava no Monte das Oliveiras orando. Geralmente ele orava madrugadas inteiras, mas nesta foi diferente, Jesus volta para o templo, lugar onde Ele já havia visitado. Não é estranho? É como se você saísse do culto e depois da igreja fechada, voltasse no salão da igreja.
Deus tem sempre um plano para o aflito e o necessitado. Foi para os doentes e perdidos que Ele veio. Assim, o Senhor, interrompe suas orações e vai para o pátio do templo porque algo vai acontecer. Ninguém sabia, mas Deus sabia.
Assim chegamos no verso 3 onde os escribas e fariseus apresentam ao Senhor a vítima da vez!! Quantas vezes nos sentimos assim? Presos e sem saída nas mãos do inimigo, nas mãos do acusador?
Note que o desejo deles era de realmente humilhá-la, pois eles a colocam no meio para todos verem!! Em momentos assim vemos o quanto somos privilegiados. Podemos ver o quanto o amor de Deus é inigualável.
Bom, lá está ela. Sozinha, sem ninguém. “Como ovelha no meio de lobos”. Eles aproximam de Jesus e perguntam a ele como julgaria uma causa daquelas. Vale a pena prestar atenção nas palavras deles no verso 4. Eles fazem questão de afirmar que foi flagrante!!
Então eles pedem para o Senhor dar o parecer d’Ele. Jesus inclina-se e começa a escrever na areia. Veja que impressionante, enquanto o mundo pede e exerce uma justiça distorcida, Jesus escreve na areia. Era como se ele dissesse: Eu não me deixarei contaminar pelo senso de justiça que vocês têm!! O texto diz que ele escreve com os dedos na terra.
Então eles insistem na pergunta e então podemos ver um Deus que compra a briga da mulher adúltera. Quanto tempo que alguém não te defende? Quanto tempo que alguém não te põe para trás em sinal de proteção? Quanto tempo você não sabe o que é alguém comprar uma briga por você?
Sentimentos assim invadiam o coração daquela mulher aquele dia. Mas no pátio esta o “Deus manso e humilde”. Estava o “Deus amor”. 
Jesus encara os algozes dela e faz uma pergunta. Talvez se o Senhor tivesse desembanhado uma espada ou de repente batido-lhes na face, teria sido melhor, mas Jesus vai no ponto fraco de todo aquele que busca justiça segundo o seu coração e não segundo o coração de Deus. Jesus ataca-os na consciência dizendo: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra”. Cf. v.7.
O silêncio toma conta do lugar. Era como se Jesus perguntasse para eles. Se tiver alguém aqui que nunca tenha cometido um deslize, que julgue esta mulher!
O texto diz que, acusados pelas suas próprias consciências, cada um começa a se retirar, começando dos mais velhos!!
Este texto nos ensina sobre esperança. Sobre oportunidade de nova vida. Sobre auxílio que chega na hora certa. O mesmo Jesus que estava naquele pátio aquele dia ainda atua hoje e quer livrar você também de todas as perseguições, lutas, humilhações e dores.
Terminado o livramento, Jesus olha para aquela mulher e diz: Onde estão os teus acusadores? Cf. V.10. “Onde estão aqueles que achavam que você era desamparada e que não tinha ninguém para se defender?
Este mesmo Jesus está bem perto de você hoje e quer te livrar e dar um novo direcionamento para sua vida. Quando ele olha para a mulher e diz “vai e não peques mais” ele apontava um novo caminho para ela.
Um caminho de dignidade e respeito. Um caminho de conquistas e sem acusações.
Ore ao Senhor agora e creia que pelo poder do Espírito Santo, ele pode fazer com que todas as pedras que estão direcionadas a você possam ser recolhidas!!
Deus seja contigo.

Pr. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário