"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Sonhos transformados


Sonhos transformados

1Cr 28.1-3; Gn 37.3-4,31-36

“Achamos isto, vê se é ou não a túnica de teu filho.”


·        Quantos de nós temos nossos sonhos e projetos? Quantos sonhos e planos você teve que não se concretizaram? Uns, por opção você não quis levar adiante, mas o problema são os sonhos roubados, os sonhos que há mudanças durante a caminhada!!
 
·         A Palavra do Senhor diz em Provérbios 19.21 “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do senhor permanecerá.”
 
·         No texto de Crônicas encontramos o grande rei Davi fazendo seu ultimo discurso. Como um grande rei e guerreiro vencedor se despediria de sue povo? Com certeza falando das grandes vitórias, das grandes conquistas e encorajando o povo, concorda? Sim! Todos concordamos com isso, mas no ultimo discurso de Davi ele vem e fala ao povo do que ele não conseguiu fazer, fala de sua frustração, fala do não que recebeu de Deus!!
·         Davi morreu aos 71 anos de idade, tendo reinado 40 anos e meio, sendo sete e meio em Hebrom e 33 em Jerusalém, 2Sm 2.11; 5.4, 5.; 1Cr 29.27. Davi recebeu a distinta classificação de excelente cantor de Israel, 2Sm 23.1, mas a ultima canção deste rei cansado é para falar que teve um sonho que não se realizou.
·         Davi queria construir um templo. E quem melhor do que ele para fazer isso? Não foi ele, literalmente, que escreveu o livro sobre adoração? Não foi ele que recuperou a arca da aliança? O templo teria sido seu canto do cisne, a obra assinada por ele. Davi esperara dedicar seus últimos anos à construção de um santuário para Deus.
·         Pelo menos, essa fora sua intenção. Veja que palavras carregadas de frustração. "Eu tinha no coração o pro­pósito de construir um templo para nele colocar a arca da aliança do SENHOR, o estrado dos pés de nosso Deus; fiz planos para construí-lo" (1 Cr 28:2).
·         Quantas vezes nossa oração, nosso relato não é semelhante o de Davi? Deus eu preparei tudo, está tudo em ordem para eu começar a vencer. Já orei, já jejuei, já consultei meu coração e todos vão me ajudar no meu sonho no meu projeto!!
·         Tem dias que a ansiedade por vitórias toma conta de nós e nossos planos são os melhores do mundo.
·         Intenções. Planos. Mas nenhum templo. Por quê? Davi ficou desa­nimado? Não. Ele continuava disposto. As pessoas resistiriam ao seu plano? Dificilmente. Elas davam com generosidade.  
·         Então o que acon­teceu? Apareceu uma conjunção.  Leia 1Cr 28.2-3.
·         As conjunções funcionam como as luzes de um farol em sentenças. Algumas, como um e, são verdes. Outras, como um no entanto, são amare­las. Algumas são vermelhas. Vermelhas ditatoriais. Elas o fazem parar. Davi recebeu uma luz vermelha.
Fiz planos para construí-lo, porém Deus me disse: "Você não construirá um templo em honra ao meu nome, pois você é um guerreiro e matou muita gente... Seu filho Salomão é quem construirá o meu templo e os meus pátios" (1 Cr 28:2-3, 6, grifo meu).
·         O temperamento sanguinário de Davi custou-lhe o privilégio de construir o templo. Tudo o que ele podia dizer era...
Eu tinha no coração o propósito...
Fiz planos...
Mas Deus...
·         Estou pensando em algumas pessoas que disseram as mesmas pala­vras. Deus tinha planos diferentes dos delas.
·         Ilustrações
a) Um homem esperou seus 35 anos para se casar. Decidido a escolher a esposa certa, ele, devotamente, não teve pressa. Quando a encontrou, eles mudaram-se para o oeste, compraram uma fazenda e começaram a vida juntos. Após três curtos anos, ela morreu em um acidente.
Eu tinha no coração o propósito...
Fiz planos...
Porém Deus...
b) Um jovem casal transformou uma sala em um quarto de bebê. For­raram as paredes com papel decorativo, reformaram o berço, mas, então, a esposa sofreu um aborto.
Eu tinha no coração o propósito...
Fiz planos...
Porém Deus...
·         O que você faz com os momentos da vida em que os "mas, todavia, porém, contudo Deus" aparecem ?
·         Falar da história de Jacó - Gn 37.3-4,31-36
·         Quando encontramos na Palavra de Deus a história de Jacó nossos olhos e coração se enchem.
·         Fica claro a preferência dele por José e a própria Escritura confirma isso (Gn 37.3-4). Ao fazer a túnica para José, Jacó o elegia como preferido. José teria sua atenção especial.
·         Em uma manhã comum como as muitas manhãs que nós vivemos, ele manda José ir ver com está os irmãos no trabalho. (Gn 37.12-14).
·         Surge então a conjunção também na vida de Jacó. José era seu preferido. José tinha todo o seu amor. Ele cuidaria de José para sempre. O sonho de Jacó se chamava José, mas ele não sabia que uma espada cortaria seu coração. Seu sonho lhe seria roubado de uma forma bruta e cruel.
·         Seus filhos intentam matar José e de uma forma cruel acabam vendendo-o como escravo. Como se não bastasse a crueldade com o sonho de Jacó, eles pegam a túnica de José e levam para Jacó.
·         Um dos textos mais dramáticos da Palavra do Senhor. Gn 37.31-36. A crueldade, a inveja reina neste momento na Palavra. A história do povo de Deus fica como que de luto junto com Jacó. Quem já não chorou com a dor desse pai ao receber a roupa do filho?
·         Como você reagiu ao verem destruir seus planos e sonhos? O que você fez quando destruíram todos castelos que você tinha construído?
·         Cadê a promessa, o sonho da família feliz? Cadê a vida sem ofensas e humilhação? Onde estão os cursos deformação que planejamos tantos? Cadê a felicidade em casa?
·         Que de nós já não teve com uma túnica nas mãos? Quem de nós já não viu nossos sonhos desmoronarem, ir por água abaixo?
·         O texto diz que Jacó chorou até descer à sepultura. Foi uma forma que a Bíblia resolveu para traduzir a dor de Jacó. Ele chorou como quem chora sepultando alguém que mais ama!!
·         Nesses momentos nós olhamos para cima e perguntamos: Onde está o Senhor? Cadê Deus que me fez promessas? Porque está escrito que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus?
·         Neste momento lembramos de cada oração que fizemos. De cada campanha. De cada voto feito e cumprido diante de Deus!! Chegamos ao ponto de olhar e dizer que nada vale, que nada adianta servir a Deus. Para quê Deus eu vou sonhar novamente? Para quê Senhor eu vou planejar?
- “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra”. Sl 34.19;
- “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”. Is 55.8-9

·         É interessante que diante da dor, do desespero nós não atentamos para o que o Senhor está fazendo e pode fazer.
·         Veja como termina o cap. 37 de Gênesis. O verso 36 começa com uma palavra que toda graça, todo amor de Deus está contido nela!! “entrementes”!! Advérbio que quer dizer, neste meio tempo, entretanto.
·         O que o autor de Gênesis quis nos dizer com esta palavrinha? O que o Espírito Santo quer falar aqui? Deus quer dizer que em meio ao choro de Jacó, em meio a perda, em meio a decepção Ele estava no comando. Ele estava traçando outros planos. O plano de Jacó era ter José perto dele para sempre, o plano de Deus era transformar José como o maior do Egito!!
·         Deus pode agora tomar um sonho perdido, um sonho que se foi e transformá-lo!!
·         Quando nós chegamos no cap. 45 de Gênesis nós vamos ver Deus se levantando. Mais de duas décadas havia se passado daquela manhã em que ele havia segurado a roupa que fizera para o filho!!
·         Mais de 20 anos longe do sonho!! Era hora de Deus mostrar de uma forma definitiva quem era o Deus dos pais de Jacó!! Gn 45.25-28 era o dia da restituição. Era o dia de ver o sonho de volta. (confira as palavras de Jacó!!). O homem que sempre sonhou agora vivia um realidade incrível!! Tinha 130 anos!!!
·         No cap. 46 é o capitulo separado para narrar este encontro. Dos versos 28-30 ele diz que pode morrer em paz. Seu sonho retornara!
·         E Davi? Quando Deus mudou os planos de Davi, como ele respondeu? (Você gostará disso.)
Ele seguiu o "mas Deus" com um "no entanto, o Senhor".

"No entanto, o SENHOR, o Deus de Israel, escolheu-me den­tre toda a minha família para ser rei em Israel, para sempre. Ele escolheu Judá como líder, e da tribo de Judá escolheu minha família, e entre os filhos de meu pai ele quis fazer-me rei de todo o Israel" (1 Cr 28:4).
·         Reduza o parágrafo a uma frase e você terá: Quem sou eu para recla­mar?
·         Davi deixou de ser o tampinha para ser rei, de pastorear rebanhos para liderar exércitos, de dormir no pasto para viver no palácio. Ao ga­nhar um sorvete, você não reclama da cereja que está faltando.
·         Davi enfrentou o gigante da frustração com o seu "no entanto, o Senhor".  Davi confiou. Seu "mas Deus" tornou-se um "no entanto, o Senhor".
·         Ele passa os planos do templo para seu filho Salomão realizar. E isso é muito significativo hoje aqui.
·         Deus está dizendo para você: entregue seus sonhos para o Rei que escolhi. Ele executará!!

Fontes: Derrubando Golias de Max Lucado, Dicionário Bíblico John Davis (Hagnos Editora), Bíblia de Estudo Macarthur (SBB).

Sermão ministrado no dia 04/07/2012 na sede em Peixoto de Azevedo - MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário