"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

sábado, 7 de julho de 2012

“O discipulado que agrada a Senhor”


“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.” Jo 13.1-20

Em muitas igrejas o discipulado está sendo trabalhado. Podemos dizer que esta época é um segundo despertar deste modo de vida apresentado por Deus na Palavra, vale lembrar que o discipulado é bíblico e vem desde os tempos do AT.

Quando olhamos para Jetro vir e instruir seu genro Moisés e, este por sua vez, colocar em pratica o que o sogro diz, não é um discipulado na pura essência? Cf. Gn 18.13-27. Ali vemos muito forte várias características de um discipulado genuíno que agrada a Deus com: Submissão – Moisés é submisso à experiência de seu sogro; Compartilhar – Moisés narra, conta ao seu sogro como está fazendo o trabalho; instrução – O sogro de Moisés não foge a responsabilidade de ensinar, de instruir; Confiança – O sogro Jetro não ficou ali para ver se Moisés colocaria em prática o que ele disse e por fim, vemos humildade – Moisés aceitou ouvir a orientação do mais velho!!

Temos na Bíblia vários exemplos de discipulado, sobremaneira no profetismo surgem alguns modelos!

Em Cristo temos a inauguração de um novo estilo de discipulado. O discipulado sai do modelo do “vai e faz” e assume a característica do aprendizado!!

Jesus tinha paixão por ensinar. É lindo ver sua dedicação aos discípulos no sermão do monte e nas parábolas. Jesus nunca se negou em explicar uma parábola!! A todos quanto lhe perguntavam algo sempre esteve disposto a ensinar. Usava coisas simples, elementos fáceis de ilustrar mensagens tão poderosas e cheias de vida!!

Mas o que Jesus tinha de diferente? Apenas  sabedoria de Deus? Não!! Jesus discipulava com amor!!

Para Jesus não tinha caso perdido. Nos dois casos extremos de rejeição ao seu discipulado  a Bíblia relata que houve amor da parte de Jesus!! Uma vez com o jovem rico que o texto diz que “Jesus, fitando-o, o amou e disse...” Cf. Mc 10.21. Outro exemplo é com Judas que em Jo 13.1 diz que ele amou-os até o fim e no verso 11 está claro que Judas está entre eles!!

Quando falamos de amor temos o hábito de levar para o romantismo, etc. Amor para Jesus tem a ver com entrega, com compromisso, com humilhar-se para ganhar, com se envolver coma as fraquezas do próximo!!

Jesus, o discipulador acolhe uma adultera, caso perdido para muitos, mas não para Jesus! Acolhe um cobrador de impostos roubador e desonesto, caso perdido para muitos, não para Jesus!

Ele, por amor, aceita jantar com pecadores da estirpe de Mateus e Zaqueu, casos perdidos para muitos, não para o discipulador Jesus.

Nenhum discípulo de Jesus era de fácil tratamento! Tomé era incrédulo, Filipe não via o Pai em Jesus, Pedro era inconstante e afoito, João mostrou-se severo quando quis que o Senhor mandasse fogo na cidade onde rejeitaram a Palavra do Senhor!!

Todos esses tiveram um Mestre amoroso e venceram, exceto o filho da perdição, pelo fato de terem sido discipulados com amor.

Vivamos também este momento da Igreja Metodista com amor. Tratemos e discipulemos com amor. Conclamo cada um de nós tomarmos nossas toalhas e procurar pés para serem lavados e enxutos pela graça e pelo amor de Jesus que está em nós

Deus seja contigo. Bom discipulado nos moldes de Jesus. 

Pr. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário