"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Nosso esconderijo e protetor


Is 32.2 – Mt 11.28 – Mc 6.45-52

·     Quando surgem os problemas o que, na maioria das vezes, dá vontade de fazer? Com certeza de fugir, de não deixar que ninguém nos encontre.
·        Infelizmente este é um viés da alma, pois o que precisamos é exatamente o contrário. Na hora da luta, da dor, do desespero e da tempestade, se estivermos sozinhos/as o sofrimento é muito maior!!

·        A vida cristã é um chamado verdadeiro para vivermos muitos desafios. Em Jo 16.33 Jesus nos dá o tom de como será a caminhada. “No mundo passais por..., mas tende bom ânimo!”
As tempestades fazem parte da vida!!
·        Quantas vezes tudo parece bem e de repente tudo fica ruim. Vezes por nossos erros e outras vezes pela maldade que nos cerca.

·        O fato que descartamos também é que o próprio Senhor pode nos levar a um momento crítico para nos dar, mostrar, algumas lições.

·        No texto que vemos em Mc 6.45-52 é muito claro que foi o Senhor que preparou aquele momento para os discípulos. O cenário nos mostra toda a fragilidade dos discípulos que tiveram medo da aproximação do Senhor, estavam com o coração cheio de incredulidade, sendo que Jesus só queria tomar a dianteira do barco e fazer cessar a tempestade!

·        Quantas vezes não percebemos o aproximar de Deus? Quantas vezes estamos tão agitado/as que chegamos a ficar indignados com Deus?

·        O que nos chama a atenção é que enquanto os discípulos estavam na tempestade, na tormenta, Jesus estava no monte orando!!(v.46). A intercessão do Senhor por nós não é interrompida jamais!! (Rm 8.26-30).

·        O grande problema é que às vezes surgem tempestades de todos os lados. Internas e externas!! Ficamos em uma luta tremenda e enchemo-nos de medo e pavor porque não sabemos para onde ir.

·        Os discípulos não puderam perceber a ação e o cuidado de Deus porque seus corações estavam endurecidos!! O ódio, o orgulho, o medo, o sentimento de vingança, são coisas que endurecem o coração e impedem-nos de viver a graça de Deus!!

·        Nestes momentos não existe outra solução a não ser nos escondermos em Deus!! No Sl 84.3 os filhos de Corá, uma família de levitas, descrevem o seu desejo e prazer de estarem na casa do Senhor, na presença de Deus, no Santo lugar!!
Cristo é o nosso refúgio
·        Davi, quando perseguido escondeu na caverna de Adulão. 1Sm 22.1. Estava sofrendo uma tempestade em sua vida. Já havia sido ungido rei, porém não reinava. Saul o perseguia.

·        Ainda assim muitos encontraram refugio em Davi que, por sua vez, buscou refugio em Deus. Veja o um dos salmos que ele escreveu na caverna. Sl 142. Um lindo poema de confiança ao Senhor.

·        Para onde você tem se escondido quando as coisas não vão bem? Onde é o seu esconderijo? Às vezes as coisas estão tão ruins que chegamos a pensar que Deus não está perto. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Jr 29.13.

·        No texto que lemos em Is 32.2 há uma promessa de obtermos refugio. De termos um lugar seguro e um tempo de refrigério!!

·        Quantas vezes buscamos refugio nos lugares errados e acabamos por nos machucar mais!!

·        Às vezes procuramos refugio na nossa própria justiça e a Palavra do Senhor diz em Tiago que nossa ira não produz a justiça de Deus. Tg 1.20.

·        Deus lembra-nos nesta noite que o nosso clamor por justiça deve passar por Ele!! Moisés vivia um momento difícil e de pressão. Um dia ele subiu no monte querendo  que Deus se revelasse a ele completamente. Cf. Êx 33.12-16.

·        O que está por detrás do pedido de Moisés? Ele desejava conhecer a potencialidade de Deus e isso é impossível ao homem, basta sabermos que Deus é poderoso.  Deus o esconde na fenda da rocha!! Eu creio que neste tempo, que foi o de Deus e não o nosso, Moisés foi tratado, acalmado, ministrado e pode receber toda bondade de Deus!!

·        É interessante que ele sobe o monte buscando poder e glória, desce do monte cheio da bondade de Deus!! Tomar que Deus, faça isso com você hoje.

·        Talvez você chegou aqui com uma guerra dentro de sí e vai voltar para casa cheio da bondade do Senhor.

·        Para que isso aconteça é preciso que você cumpra um pedido do Senhor. Aceite o convite do “vinde a mim’. Aceite a proposta das muitas moradas, dos muitos lugares de refugio que Deus nos oferece.

·        É preciso que você deixe ele se aproximar e mostrar que o que vai vencer o mundo não é a espada, não são as armas, mas o amor de Deus que agora está sendo derramado em nossos corações!! E como isso pode acontecer? A Palavra do Senhor responde. Vejamos Rm 5.5.

·        Lembre-se: Jesus no episódio em que ele anda sobre as águas só queria tomar a dianteira do barco, porque viu que eles estavam em dificuldades. (Mc 6.48). Você acha que é diferente esta noite contigo?

·        Assim como surgiu a caverna, no meio de uma rocha em Adulão, Cristo se apresenta para nós hoje com os braços abertos para nos refugiarmos, para nos escondermos nele até a tempestade passar!!
Pr. Lindomar Nascimento
Mensagem anunciada na sede dia 18/07/2012 em Peixoto de Azevedo - MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário