"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

sábado, 21 de julho de 2012

Arrependimento – Propósito de Deus


Mt 3.1-2, 4.17, Jo 3.3,5 , At 17.30

·        A nossa vida não é um conto maravilhoso criado por roteiristas onde podemos colocar vitórias e mais vitórias, sorrisos e mais sorrisos!! Lágrimas, tristezas, abandono e tantas outras coisas, fazem parte do cardápio real do que é e vem a ser cristão!!

·        A vida cristã tem suas surpresas e desafios. Dentro dessa realidade deparamo-nos com uma das mais duras realidades humanas: Podemos errar!! Os erros nos assustam, humilha-nos e em alguns momentos até nos expõe.

·        Ao percebermos que estamos no erro temos que ter ações que desencadearão na libertação, no abandono desse estado, dessa condição e nos conduzirá para o refrigério, para momentos de paz e alegria. O ERRO NÃO TRATADO, NÃO CONFESSADO CAUSA SOFRIMENTO.

·        Neste ponto é que entra a mensagem poderosa do Evangelho, neste ponto é que precisamos ter um encontro não só com mensagens e ministrações maravilhosas, mas com o Deus que está nestas mensagens e ministrações.  

·        Tomara que você tenha saído de casa hoje para ouvir o Deus que está por detrás da mensagem que eu prego. Tomara que tenhas saído de casa para ver o Deus que está acima do ministério de louvor.

·        Muitas vidas não estão sendo transformadas pelo fato de termos deixado de buscar o Senhor verdadeiramente e andamos à busca de coisas efêmeras, passageiras. Queremos vir no culto e chorar muito, mas não queremos mudar de vida, abandonar o pecado e coisas assim, mas o culto acaba, as lágrimas secam e o que realmente nós somos deseja novamente assumir o controle!!! O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Jo 3.6.

·        A Bíblia toda é um chamado ao arrependimento à mudança de vida!

·        O arrependimento não é apenas uma ação pontual que acontece em um culto ou reunião de oração, mas o início de uma nova vida que vai gerar novos frutos. Frutos que agradam o coração de Deus. Cf. Mt 3.8, 7.16-21.

·        Precisamos viver em nossas vidas um arrependimento genuíno para o Senhor agir em nossas vidas de forma abundante e constante!! Muitos pensam a expectativa de Deus é lidar apenas com os certinhos, que não cometem erros, etc.!! Estão enganados. Veja o que disse Jesus em Mc 2.17 Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores.

·        Veja a paixão de Deus por Davi. Ele era um pecador. Cometeu erros graves, mas em quantos momentos vamos ver Davi se lançando na presença de Deus e pedindo perdão?

·        No erro maior seu, o adultério com Bate-Seba, ele se arrepende, escreve o poema maravilhoso chamado Sl 51 e nunca mais vamos ver Davi tomando mulher de outrem fora do estabelecido por Deus!! Isso é arrependimento. É não tornar a fazer aquilo que eu disse que me arrependi!!

·        Em Mt 3.2 João Batista está inaugurando outro estilo de pregação. A transição é do tempo, período profético para o messiânico. A proposta de Deus agora é trabalhar em cada um a mudança necessária para receber Seu filho. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Jo 8.36.

·         Esta mensagem chega de forma impactante. O mundo da época de João Batista, não diferente do nosso hoje, estava dominado pelo pecado e pela vida longe de Deus.

·        João Batista era o profeta que denunciava o pecado. Jesus era o profeta que denunciava o pecado e anunciava o amor como base dos relacionamentos!!

·        O arrependimento não se trata de uma mudança acadêmica, formal, não é apenas um pesar ou um remorso, isso qualquer canção e pregação pode fazer com e em você, mas a ação de Deus quer e pode fazer muito mais!!

·        João Batista falava de um afastamento radical do pecado, o que se tornaria manifesto nos frutos de arrependimentos (v.8). O primeiro sermão de Jesus começou com o mesmo imperativo (Mt 4.17).

·        Uma das coisas que deixamos passar aos nossos olhos e talvez já tenha visitado o seu coração é: Por que me arrepender? Veja com calma o texto em Mt 3.2 e 4.17. surge a palavra “reino”. aqui então é preciso entender a dimensão deste anuncio.

·        Quando pecamos estamos servindo a outro reino. A outro deus. Veja o que Paulo diz em Rm 6.12-14. Ele fala de domínio e reinado, então o anuncio de João Batista e posteriormente de Jesus vem anunciar a chegada, o estabelecimento de um novo reino. O Reino de Deus que é um Deus diferente, que não admite pecado e que tem em seu anuncio desde os tempos antigos um legado de santidade. Lv 11.44-45.“Sede santos, porque eu o Senhor vosso Deus sou santo”.

·        É como se Jesus e João Batista viessem a abrissem o rolo do AT e começassem a explicar de forma detalhada a vontade de Deus!!

·        Outro ponto que muitos sofrem é embrenhar-se num tentativa de tentar arrependerem-se sozinhos/as. Embora o arrependimento(metanóia- grego e nacham-hebraico), referem à mudança de mente e atitude, fato que dá a impressão que pode ser algo voluntário apenas, eu e você não conseguimos nos arrepender sem a ajuda de Deus!!

·        Então surge a pergunta o que me faz eu me arrepender? Pergunte para o irmão que está do seu lado. A resposta é Deus!! Coisas de Deus!! Face de Deus!!! Is 6.5-8; Jr 15.19; Lc 19.8-10.

·        Deus pelo seu Espírito nos confronta e nos deixa triste para que o arrependimento em nós. Cf 2.7.10. A tristeza segundo o mundo não muda a minha vida!! Judas foi acometido desta tristeza e suicidou-se!! Por quê? Ele não deu o segundo passo e muitos não dão o segundo passo! Apenas caem na real que estão errados mas não voltam para Deus e para as coisas de Deus!!

·        Isaías mudou sua vida naquele dia. Entrou no templo como um sacerdote que tinha lábios impuros, que estava preso dentro de uma religiosidade sem se envolver com a missão de Deus que clamava por ajuda “quem há de ir por nós”? Este é o clamor da igreja hoje, este é o clamor da rua onde você mora, este é o clamor do irmão que está do seu lado!!

·        Isaías pode contemplar a glória de Deus e olhou não para o pecado dos outros, mas para si mesmo e decidiu mudar de vida, mudar de mente e de atitude!! Saiu do templo naquele dia para a missão de Deus!! Sabe o que isso significa? A VONTADE DE DEUS ERA A VONTADE DELE!! O Reino, o domínio de Deus havia chegado naquela vida!!!

·         Zaqueu estava em um sicômoro, uma árvore, nas alturas. Ótima representação do pecado. Sentimo-nos orgulhosos, imbatíveis, ninguém nos pega. A multidão que é menos esperta do que nós lá embaixo da árvore e de repente vem uma voz que faz o vento parar e o mar emudecer: DESCE DEPRESSA DAÍ!!! SAIA DESTE ESTILO DE VIDA QUE HOJE EU JANTAREI EM SUA. HOJE EU ENTRAREI EM SUA VIDA. HOJE EU VOU REMEXER AS GAVETAS DA SUA MENTE E ENTRAR NO SUE CORAÇÃO E VOU REINAR!!

·        Você pode reinar o reino das trevas com o aviso de Jesus? Muitos crentes não conhecem Jesus, mas os demônios, desde o capetinha menor conhecem e tremem pelo Seu Poder!!

·        O  resultado desse jantar termina com a frase de Jesus que eu acho maravilhosa: HOJE HOUVE SALVAÇÃO NESTA CASA!!! MISSÃO CUMPRIDA. ZAQUEU É NOSSO!!! O REINO DE DEUS CHEGOU ATÉ ELE E A CASA DELE!!! ESTÁ CONSUMADO AQUI TAMBÉM!!!

·        Nós pregamos aqui no sábado passado sobre Jacó. Ele estava em um processo de busca na reconciliação com seu irmão Esaú, no meio do caminho de Jacó Deus entra de forma definitiva. Se não entrasse seria um arrependimento sem mudança de mente. Os presentes teriam servido.

·        O melhor presente que Jacó deu para Esaú foi chegar à presença de Esaú sendo Israel. Sendo um homem com caráter transformado, tocado por Deus!!

·        Foi exatamente isso que Jesus pregou para Nicodemos. Foi isso que foi pregado em AT 17.30.
Conclusão

O exemplo magnifico do filho pródigo – Lc 15.16-19

·        V.17 – o estado de pecado e rebeldia não oferece nada para nós!!

·        V.18 – Levantar-me-ei, irei, direi: Pequei!! “Se confessarmos nossos pecados..” 1Jo 1.9

·        V.19 – o orgulho, a soberba não faz mais parte da vida do arrependido. Ele agora aceita o que o Pai lhe oferece e até menos!!! 

v Você pode mudar sua vida hoje. Você pode deixar Deus confrontar os seus erros e assim, como Zaqueu, Isaías, Jacó e o filho pródigo sair desse encontro com Deus de forma diferente.

v Não aceite apenas ser tocado/a por uma canção.
Não aceite apenas ser tocado/a por uma pregação bem construída. QUEIRA SER TOCADO/A POR DEUS. DEIXE DEUS ENTRISTECER VOCÊ APONTANDO TODOS OS SEUS ERROS, POIS ESSA TRISTEZA REDUNDARÁ EM GLÓRIA E LOUVOR!!

Pr. Lindomar Nascimento
(Ministração feita na Congregação em Peixoto de Azevedo - Mt)


Nenhum comentário:

Postar um comentário