"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

sábado, 1 de setembro de 2012

A restauração do Senhor em nossas vidas

O pecado já não mais vos dominará!!!

Lm 3.40 – Oseias 5.15; 6.1-10

·        Falar de erros que cometemos. Erros que aprisionam.
·        O mundo precisa de uma mensagem libertadora. De uma mensagem que alcança o coração do que está perdido.
·        A rebeldia do povo de Deus. O livro do profeta Jeremias trata desta rebeldia como nenhum outro. Por isso que Jeremias chora tanto. Ele foi levantado para pregar à uma nação que tinha por característica não ouvir a Palavra do Senhor. Vejamos alguns textos:  Jr 7.24-26; 11.8; 17.23; 32.33; 44.5; Dt 1.43; Jz 2.17-22.
·        Fica claro nestes textos a rebeldia do povo e uma forte inclinação em fazer o que era mal perante o Senhor. Jeremias tem um verso que mostra toda a decepção de Deus com o povo. Cf. Jr 13.23 e também em 11.14 onde Deus já havia pedido para o profeta parar de interceder e orar pelo povo.
·        Uma das grandes confusões bíblicas é achar que Deus não vai uma ida dar a palavra de basta. É achar que Deus um dia não vai se levantar e agir com mão forte!!
·        Davi era o queridinho de Deus falhou com Bate-Seba e Deus se levantou.
·        Salomão prevaricou também e deus se levantou.
·        Paulo fez o que quis da vida até o Senhor encontrá-lo na estrada de Damasco e fazer a grande pergunta: Saulo, Saulo, porque me persegues? At 9.4. Você pode entender o que Jesus quis dizer para o ainda Saulo?
·        Era uma vida totalmente sem sentido. Um homem inteligentíssimo. Havia sido treinado aos pés de Gamaliel. Cf. At 22.3, porém faltava algo na vida de Saulo. Faltava Deus!! E eu e você irmãos podemos ser qualquer coisa. Ter notoriedade, mas precisamos ter e ser de Deus!!
·        Quando eu digo ter e ser de Deus eu digo viver para Deus. Eu preciso eleger, colocar Deus em primeiro lugar na minha vida, se isso eu não fizer, nada terá sentido!!
·        O povo de Deus se afastava  de Deus de uma forma surpreendente. Deus em vários momentos mostra indignação por isso. Cf. Jr 2.10-27!!
·        Deus está dizendo claramente o povo foi rebelde, fez todo o tipo de maldade, foi atrás dos seus desejos e quando a coisa fica ruim, quando tudo dá errado, me procuram novamente diz o Senhor!!
·        Veja que ele diz sobre Israel que o mal não tinha trabalho nenhum para se achegar-se àquela nação.

Aplicação pastoral

·        Meus irmãos e irmãs. Nesta noite o Senhor chama-nos para fazer uma avaliação da nossa caminhada cristã.
·        O quanto de Deus temos buscado? O quanto do nosso tempo temos destinado ao Senhor?  Quero lhe dizer uma coisa. Não é nova, mas vim aqui para lhe dizer. Cf. Mt 6.24, 33.
·        Jesus chegou para Pedro e disse: Esta noite você vai me negar!! Cf. Mt 26.31-35. Pedro relutou e disse que não faria isso e os outros discípulos assumiram com ele um compromisso de estarem junto com o Senhor.
·        Agora veja o verso 56. O que este verso nos mostra? Jesus tinha um grupo que não aguentava pressão. Os discípulos eram frágeis. Jesus sabia disso. Ele sabe também das nossas fraquezas e limitações, mas e você sabe?
·        Você sabe até onde você pode ir ou irá com Jesus? Será que irá com ele até os cultos maravilhosos onde tudo te agrada? Será que irá com ele enquanto nenhuma enfermidade lhe sobrevier?
·        Curve sua cabeça. Imagine agora Jesus dizendo seu nome, como disse para Pedro. A mensagem de Jesus é de alerta dizendo: Você vai me negar. No momento mais difícil você vai me deixar.
·        Sua resposta a essas perguntas qual é? Semelhante a de Pedro? Será que no teu coração você não está dizendo: “Senhor por ti darei a vida”.
·        Como podemos falar que vamos dar a vida para o Senhor se nosso tempo não é de Deus. Se nosso salário é mais do homem da loja do que de Deus. Se meus dons e talentos é para mim e não para Deus.
·        Testemunhar sobre minha vida. Tudo que Deus me deu foi para a obra.
·        Paulo viveu isso intensamente depois que Deus entrou no seu coração. Cf. Fp 1.21; 3.7-8;  Gl 2.19-20; 6.14; Rm 6.4.

Conclusão

·        Precisamos viver a realidade do reino de Deus na sua plenitude. Se há algo em sua vida que você sabe que não agrada a deus, não seja como o povo de Israel. Mude. Tome uma decisão.
·        Se você pensa que Deus se agrada com uma vida de fé mediana está enganado/a. esta semana eu falei com uma irmão no gabinete e ele em defesa de uma vida de fé mais ou menos(mais pra menos do que pra mais), citou Ec 9.10. Eu disse para ele: Você acha que Jesus fez para você o que dava para fazer ou o que ninguém jamais faria?
·        Romanos diz que estávamos mortos por nossos delitos e pecado e ele resolveu dar a vida por nós! Quem quer pecadores da pior espécie? Quem quer gente que é craque em mentir e enganar? Deus quer. Quer porque só ele pode mudar a essência do nosso ser.
·        Certa vez muitos discípulos estavam abandonando o Senhor e ele perguntou para os mais próximos: Vocês também querem me deixar? Pedro responde: Para onde iremos? Só tu tens as palavras de vida!! Jo 6.66-71.
·        Deus nos chama hoje para uma restauração. Israel teve de Deus muitas chances de retornar. Só alianças foram oito e por ultimo a Aliança irrevogável chamada Jesus Cristo. 
·        Assuma um compromisso de servir a deus de outra forma hoje. Deus está cansado de ter o que resta do seu tempo, da tua atenção, da tua dedicação. Ele quer você por inteiro/a.
·        Quero terminar com uma promessa lindíssima do Senhor para seus escolhidos e gostaria que você tomasse posse dela. Leia o Salmo 89.20-37. Nós somos a geração de Davi. Você é da geração de Davi. Assumamos hoje diante do Senhor esta condição.
 
Pr. Lindomar Nascimento -Mensagam anunciada na congregação em Peixoto de Azevedo dia 01/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário