"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

domingo, 10 de junho de 2012

A santificação – Uma porta para aproximar-se de Deus


Lv 11.44-45; 1Pe 1.14-23; Hb 12.14

·        Cada um de nós em um momento ou outro de nossa caminhada, entendemos que Deus tem um chamado para nós.
·        Condicionamos este chamado à ministérios, a trabalhar na casa do Senhor, porém tem um chamado especial para nós que temos que levar a sério e é este chamado que abre a porta para todos os outros momentos especiais que vamos viver na presença de Deus.

·         Estou aqui nesta noite para falar de uma das doutrinas que é base da fé cristã. A doutrina da santificação. O crente que despreza este exigência bíblica, segundo a Palavra de Deus está fora do Reino!!

·        Muitos têm a ideia de santificação como algo separado, instantâneo e para sempre, porém a santificação é um desafio constante e diário na vida do povo de Deus.
No que consiste a santificação?

·        Consiste em ser separado para o serviço a Deus: Sl 4.3; 2Co 6.16-18.

·        Era comum no AT Deus separa algo para que ele pudesse usar ou que estivesse a serviço somente dele. Êx 30.37; Lv 19.24, 27.32.

·        Pessoas também foram separadas para o serviço de Deus. Temos o exemplo de Sansão, Davi e tantos outros.

·        Assim a santificação está ligada com este momento em que Deus nos separa, elege para suas coisas. A diferença entre nós e os objetos é que os objetos são inanimados, não têm vida e eu e você temos, portanto a santificação para nós torna-se uma corresponsabilidade!! EU EXPLICO.

·        Vamos usar de exemplo as coisas da ceia. Temos a bacia, os cálices, as toalhas, etc. São objetos que depois de serem usados para o serviço de Deus, são guardados e ficarão lá até a próxima ceia. Ficarão trancados, guardados, não têm vontade, anseios, etc.

·        Eu e você assumimos votos de santidade, mas ao menor descuido, já estaremos nos envolvendo com coisas que desagradam a Deus. O processo de santificação na vida do crente é algo constante!!

Deus sempre chamou o povo à santificação para agir no meio dele

·        Em todo o tempo Deus faz um chamado para o povo santificar-se. Vejamos alguns textos que nos levarão a entender melhor a vontade do Senhor.  1Cr 15.12; 2Cr 29.5; Js 3.5, 7.13 e Is 8.13.

·        Não tem como Deus agir onde não há santificação. Por isso ele ordena que nos separemos para que Ele possa nos alcançar. A NOSSA PARTE É OUVIR ESTE CHAMADO E DESEJAR SEPARAR-SE DAQUILO QUE NÃO É SANTO.

·        Talvez você possa dizer, mas como posso ser santo em meio a tanto pecado, engano, corrupção e erro? Rm 12.1-2; Jo 17.5; Jo 16.33.

·        Veja que a Bíblia não fecha os olhos para as dificuldades que teremos quanto à santidade. Em Romanos Paulo está dizendo para que não tomemos o formato desse mundo, que sejamos racionais e que devemos apresentar os nossos corpos como sacrifícios vivos, “santos” e agradáveis a Deus.

·        Note que é preciso ter vida, ou seja, a vida é necessária porque respondemos à ação, ao movimento de santidade.

·        Em Jo 17.5 Jesus ora pedindo para que não sejamos tirados desse mundo, mas que alcancemos o livramento do mal!! Por que Jesus não pediu para que fôssemos tirados do mundo?

·        Imagine se aceitássemos Jesus e nenhuma tentação nos sobreviesse mais?! Mas sobre nós tem uma promessa de vitória sobre o pecado. Uma promessa de vencer o mundo como Jesus venceu. Jo 16.33 e Ele nos confia esta missão porque temos que salgar e iluminar a terra que está cheia de pecado. Mt 5.13-16.

·        A partir de hoje você pode dizer que na sua igreja tem santo. Que na sua casa tem santo. Que na sua rua tem santo. É você que Deus chamou para fazer a diferença!!
Como acontece a santificação

·        A santificação é iniciada a partir do momento que há um encontro entre o Senhor (Aquele que santifica) e o nós (objeto da santificação).

·        O estar na presença, face a face com Deus já provoca uma chamado à santificação. Foi assim com Isaías em Is 6.1-8 e com Moisés em Êx 3., que tira as sandálias dos pés e se envolve com a missão de Deus. (Em Moisés vemos a santificação pelo serviço)!!

·        Toda santificação passa por uma estrada chamada Palavra de Deus. Jo 17.17, 8.32.

·        Não existe santificação sem contato com a palavra de Deus. Eu posso jejuar, posso orar durante cem anos!! Se eu não for confrontado/a pela palavra de Deus(logos, o verbo que fala), eu não tenho mudanças em minha vida!!

·        Muitos crentes estão vivendo uma pseudo santidade. Vêm à igreja, participam dos cultos, mas não vivem o que tem sido ouvido. Não são santos!!

·        Podemos ver isso representado pelo gesto de Daniel abrindo mão das iguarias do rei. Cf. Dn 1.8-15. Veja que a Palavra diz que Deus concedeu que o copeiro atendesse a Daniel!!(Todas as coisas cooperam para bem. Cf. Rm 8.28).

·        Note que tem o desejo de Daniel e o agir de Deus. Quando desejamos levar uma vida de santidade o Senhor nos ajuda porque isso agrada o coração de Deus. É isso que disse Davi no Sl 4.3 que lemos: “Deus distingue para si o piedoso”.

·        Termino este sermão citando o texto de Hb 12.14. Sem santificação ninguém verá o Senhor, ou seja, sem compromisso com a vontade de Deus ninguém viverá as promessas de Deus.

·        Tome uma decisão hoje. Muita coisa foi falada aqui. Você tem vida, não é um objeto que não tem vida, que está morto/a. você pode como Daniel desejar limpar-se e não contaminar-se e você vai ver que as portas vão se abrir para contribuir com sua opção de ser santo, santa na presença do Senhor.

·        Lembre-se que sozinho/a nós não conseguiremos viver esta realidade. Jo 15.1-5.
Pr. Lindomar Nascimento

Mensagem ministrada na congregação dia 09/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário