"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Situações inesperadas da vida

Ap 3.10-11; Os 13.9; Dt 8.2-3

·      Há momentos que a nossa vida parece que está totalmente de cabeça para baixo. Tudo oque havia planejado, simplesmente parece não mais existir e as pessoas, as quais contávamos simplesmente não fazem a diferença. Por vezes o erro está nas pessoas e, na maioria das vezes está em nós.
·        Cada um de nós temos uma facilidade incrível de complicar as coisas. Parecemos um elefante tomando banho em um copo d’água!!!

·        O texto em Apocalipse fala-nos de prudência. Anuncia que se eu e você não cuidarmos podemos perder o que já conquistamos. O Senhor neste texto lido diz que vem sem demora e este vir não é uma ameaça de juízo, mas de apoio e cuidado.

·        Nossa coroa significa nossa reputação, nossa paz, nossa comunhão com Deus e com os irmãos. Tudo isso pode ser perdido se não vigiarmos.

·        No texto de Oséias vemos a denuncia do Senhor feita ao povo: “A tua ruína vem de ti”. Deus aponta o dedo para o povo e pede, exorta para que ele assuma a culpa dos seus erros!!

·        Quão difícil é amados/as assumirmos os nossos erros. Já vimos, desde o jardim do Éden com a triste mania de culpas os outros por nossos erros. Cf. Gn 3.12-13. Um joga a culpa no outro, só que o fato(a desobediência), não muda com o jogo de empurra. Se tiver algo que Deus não faz questão é de justificativas.

·        O filho pródigo volta para casa (Lc 15.11-32). No caminho ele havia ensaiado um belo discurso. “Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho”.

·        O discurso é lindo, mas não muda o passado; não muda a realidade. O pai então da parábola nem deixa o filho pronunciar seu belo discurso. Por quê? Porque nada do que ele falar vai mudar a decisão do pai de amá-lo!! Anote algo nesta noite: O AMOR DE DEUS NÃO ESTÁ LIGADO ÀS MINHAS EXPLICAÇÕES FAJUTAS A RESPEITO DE QUEM EU ACHO QUE SOU!!
O exemplo de Davi
·        Encontramos na Palavra de Deus a história do grande rei Davi. Tudo ia bem em sua vida. Deus já havia perdoado o pecado de Davi. Já havia dado outra chance para ele, porém Davi tinha um problema no pior lugar. A casa de Davi estava em ruínas. Era um bom rei para o povo, mas não conseguiu dirigir sua própria casa.

·        Davi reinou em muitos lugares, menos em casa!! No discurso revelador com o profeta Natã, ao ser apontado o seu pecado o profeta fala em nome do Senhor. Cf. 2Sm 12.9-12!!

·        Davi havia sido avisado pelo Senhor que sua casa não seria um exemplo de casa. Que sua casa lhe daria trabalho. Que sua linhagem daria problema e mesmo assim, Davi parace que seguia inerte às orientações de Deus.

·        Quando olhamos para a história de Davi algo chama-nos a atenção. Vejamos primeiramente 2Sm 3.2-5. Contei seis esposas. Acrescente Mical, sua primeira esposa, à lista e Bate-Seba, a mais famosa, e Davi tinha oito esposas – eram tantas que não dava para dar um dia da semana para cada uma.

·        Mas veja um verso que muitos historiadores não gostam de ler. 1Cr 3.9. Depois de listar o nome dos filhos de Davi, o genealogista acrescenta que Davi teve filhos com as concubinas!!

·        Davi gerou filhos por meio de outras mães e nem sabemos quem são. Este texto está para ilustrar a fraqueza de um homem que fez grandes coisas. Lutou com gigantes, destruí exércitos poderosos, teve o apoio dos homens de Deus e quando a Palavra faz referência a ele chama-o de “homem segundo o coração de Deus”.

·        Mas o tema nosso nesta noite são situações inesperadas da vida. Davi está no auge do seu reinado. Surge um problema dentro de sua casa. Amnom seu filho comete um crime contra sua meia irmã Tamar. (2Sm 13.1-22).

·        Uns chamam de incesto e outras com mais raiva ainda preferem dizer estupro mesmo. Amnom abusa da irmã fingindo estar doente e depois a joga porta à fora como se fosse um lixo!! Cf. 2Sm 13.12-17.

·        O pecado, o crime, a desavença estava dentro de casa. Não era um problema politico. Não era nenhuma tribo em guerra. O problema era com os filhos e era grave!!!

·        O que você espera de um pai ou de uma mãe em uma hora dessas? Cadê o grande rei e justo Davi? Cadê a unção de sabedoria e força? A Palavra de Deus é maravilhosa e nos ensina muito.

·        Acalme-se na cadeira agora. Você que é pai e mãe deve imaginar a vergonha e a dor da pequena Tamar. Assim, muitas vezes o diabo tem assaltado vidas de familiares dentro de casa. Assim o mal tem levado dignidade de muitos/as.

·        O que esperamos que surge neste contexto? Um pai que dá ordem. Que coloca as coisas no lugar, que não tem balança que pesa para lá e nem para cá, mas infelizmente você vai se decepcionar com Davi hoje. Leia o verso 21!! “Ouvindo o rei Davi todas estas coisas, muito se lhe acendeu a ira.”

·        Eu fiquei procurando outro verso que expressasse algo mais, mas não encontrei. Ele houve que sua filha foi violentada e a Bíblia diz apenas que ele ficou muito irado!! Cadê a correção? Cadê a punição com justiça de um crime como esse? Filhos mais velhos podem cometer crimes graves e não ser punidos?

·        Pior ainda. A Bíblia não relata um abraço do pai Davi na caçula Tamar. Nenhum diálogo, nada. Rei justo e integro fora de casa, porém em casa, quando viu o erro, ficou apenas “muito indignado!!” A coroa de Davi não valia nada dentro de casa!! Abra sua Bíblia em 1Tm 3.5.

·        Deus tá pedindo para você nesta noite que aponta os erros na igreja, na vida dos outros, que se acha acima de todas as coisas, para você olhar para dentro de sua casa. Deus está lhe dizendo claramente hoje: Quais são as situações que você tem que tomar posição em sua casa e não tomou ainda? Onde está o crime dentro de sua casa?

·        Davi era rei, mas não era pai!!! Quantas pessoas são isso ou aquilo na igreja ou na sociedade, mas em casa faltam com suas obrigações mínimas de esposa, filho, pai ou esposa?
Pecado de omissão
·        Existe um pecado que muitos cometem e nem sabe que vão para o inferno por causa disso. É o pecado da omissão. No reino de Deus não há espaço para indecisos. Não há espaços para os que não tomaram uma decisão.

·        Leiamos Mt 12.30, Jo 3.16,18, 36; 5.24. é sobre esta questão que Deus está falando hoje. Se cremos então tenhamos atitudes de quem crê. Davi era rei e não teve atitude de rei dentro de casa.

·        Se você é uma mulher, um homem de Deus na igreja, o seja também em casa, na rua, no seu trabalho e onde quer que você estiver.

·        Vejamos ainda mais um exemplo em Gl 2.11-14. Pedro estava vivendo vida dupla. Em um grupo falava uma coisa e em outro grupo se comportava de maneira diferente. Paul, que talvez, podia se sentir menos do que Pedro por “n” motivos diz o texto: “Resistiu-lhe face a face”. O pequeno Paulo chama Pedro para a briga e diz: “Tome jeito, tome um rumo”.

·        Veja o que Jesus diz sobre isso: Mt 23.13-28. Jesus agiu diferente de Davi. Não acobertou o pecado e nem concordou com o que era errado, pelo contrário ele denunciou. (Ser fariseu era ser crente).
A consequência da omissão
·        Tudo nesta vida tem consequência. Nossos atos por mais simples que sejam tem consequências. Esta é a lei mais clara e precisa da Bíblia. A lei da semeadura!!

·        Davi foi omisso e seu pecado de omissão custou caro. Por causa do incesto de Amnom, Absalão mata o irmão(2Sm 13.23-39). Interessante que o texto mostra que Davi chorava pela morte de Amnom todos os dias(vs 37), mas a Bíblia não diz de uma lágrima derramada por Tamar!!

·        Diante desta inércia. O rei perde autoridade dentro de casa e no meio do povo. Absalão fez justiça. Honrou a casa. Davi nada fez. Um gesto de justiça do rei teria aquietado a mão de Absalão contra Amnom. (Tome cuidado crente com dois pesos e duas medidas).

·        Absalão então deseja o lugar do pai e Davi tem que experimentar de um fruto amargo. O peso de sua omissão cai sobre seus ombros. Vejamos 2Sm 15.13-14. É isso mesmo que estamos lendo? O pai fugindo do filho. Casa dividida. Reino dividido.

·        O drama ainda piora quando chegamos no verso 30. Um rei ungido, fugindo descalço, com medo. “Um abismo chama outro abismo”. Com certeza Davi estava pensando naquele dia onde foi covarde e não deu para Absalão prova de ser um rei também dentro de sua própria casa!!

·        Ele se mostrou covarde e Absalão agora não enfrentava um rei, mas um homem que cruza os braços diante de uma situação onde uma moça precisa de amparo!!

·        Para piorar ainda mais, veja o que ele ainda teve que suportar. Cf. 2Sm 16.5-14. Aleém de fugir da cidade de Jerusalém, Davi teve que suportar ser amaldiçoado e apedrejado subindo o Monte das Oliveiras. Isso te lembra algo?

·        Um dia outro rei faria aquele caminho, só que diferente de Davi ele não tinha culpa nenhuma. Os erros que ele carregava eram os meus e os seus.

·        Nesta noite este rei que desceu por ultimo o Monte das Oliveiras quer que você tome uma posição em sua casa. Maio é o mês da família aqui na Igreja Metodista.

·        Olhemos para coisas que tem acontecido dentro da nossa casa e tomemos posição para não ter que abandoar nossa casa como Davi fez e ser humilhado fora das portas!!
Pr. Lindomar Nascimento
Mensagem ministrada na IMPA em 20 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário