"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sermão: Restauração e livramento

Zc 2.1-5 – Sl 102.9-14 – Jr 25.1-13
·        Uma das coisas que não podemos negar é que nosso Deus é um Deus que nos dá oportunidade de encontrá-lo e permanecer n’Ele.
 
·        A bondade do Senhor chega a tal ponto que ele chega a dizer que “Por isso, o SENHOR esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que nele esperam.” Is 30.18.
·        Mas qual o problema do povo no passado e nos dia de hoje? Acharam que Deus jamais agiria contra seu próprio povo e que não faria justiça jamais!!
·        Assim Deus usa a vida do profeta Jeremias para anunciar a pior das profecias: O povo seria levado cativo e o período seria de 70 anos!!
·        O povo de Deus, assim como está escrito em Habacuque, passaria pelo pior vexame de sua história e o pior, tudo isso seria por causa da ordem suprema do Senhor,!! Cf. Hb 1.5-11.
·        Em muitos lugares está sendo pregado um Deus que não se importa e que é pura graça e misericórdia. Amém. Ele é tudo isso, mas não só isso. Ele também é juízo e justiça. Tem sua mão forte e quando ele anuncia algo já está feito.
·        Foram várias tentativas em fazer com que o povo atentasse para o Senhor, mas o coração deles era rebelde é isso que está relatado em Jr 25.1-7. (Cf.)
·        Um dos grandes problemas de muitos lidarem com Deus é a forma que Ele encontra para tratar-nos. Uma das grandes indignações bíblicas é exatamente esta que estou pregando hoje: COMO PODE UM DEUS AMOROSO PERMITIR SEU POVO SER SUBJUGADO E HUMILHADO PELA NAÃO INIMIGA DURANTE TODO O TEMPO?
·        Esta é a pergunta que muitos de nós fazemos ante os problemas da vida, do dia a dia. Como pode Deus permitir que eu sofra humilhações? Como pode deus permitir eu pessoas que nem temem a Deus como eu levante o olhar param mim e diga os mais terríveis impropérios?
·        Nós chamamos de cativeiro, deserto, vale, etc. Deus chama de tratamento e castigo(no sentido de ensinar-nos)!!!
·        A imagem aqui é de um pai que coloca seu filho de castigo em um canto da casa e o priva de todas as coisas. Coisas boas que ele fazia e também, principalmente para que ele reflita nos pecados/erros que estava acostumado a cometer!!
·        Deus então prefere ver o seu povo ser tratado pela mão inimiga com todo peso e furor do que ver o seu povo na presença dele desobediente.
·        Em Jr. 2.11-13, Deus diz que seu povo o abandonou e foram atrás de outros deuses e que nações pagãs são mais fiéis do que o povo de Deus.
·        No cativeiro o povo foi humilhado e talvez seja esta sua situação hoje. Há um grande hábito de atribuirmos tudo ao inimigo e esquecemos que Deus é maior do que todas as coisas.
·        No salmo 137 podemos ver o retrato do sofrimento do povo de Deus.
- Dos versos 1-4 podemos ver a nostalgia e a humilhação do povo de Deus;
- Dos versos 5-6 eles, embora sofrendo, assumem o compromisso de não se esquecer de Jerusalém, do lugar da benção, do lugar onde Deus está.
·        E é isso que eu vim aqui para anunciar nesta noite para todos os que estão sofrendo, ou aprisionados.
·        Às vezes temos atitudes que nos afastam de Deus e, acabamos deixando de ouvir os profetas(a voz de Deus), permanecendo no pecado, no erro!
·        Quantas vezes somos regidos por nossa vontade e acabamos por fazer tudo o que desagrada a Deus?
·        Mas eu tenho algo a lhe dizer esta noite. A ira de Deus não dura para sempre. Quando Deus diz que será 70 anos, simbolicamente ele está dizendo: MINHA PELEJA CONTIGO TEM DIA PARA ACABAR!! O QUE DURA PARA SEMPRE É MINHA MISERICÓRDIA!!
·        Imagine nós com toda a nossa fraqueza e imperfeição, ter Deus irado para sempre conosco. É por isso que ele usa de outro profeta também para anunciar que ainda é o nosso Deus. Cf. Naquele tempo vos farei voltar, naquele tempo vos recolherei; certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando fizer voltar os vossos cativos diante dos vossos olhos, diz o SENHOR. Sofonias 3:20
·         Veja que a palavra diz; “Naquele tempo”, ou seja, no tempo em que e você entender que é o Senhor de nossas vidas.
·        Em Hb 12.11-13 Deus diz que toda disciplina(tratamento) que recebemos, no momento parece ser maldade ou dureza, mas no final produz fruto de justiça!!
·        O povo para valorizar Jerusalém(presença de Deus), precisou ser levado cativo, ser humilhado, foram obrigados a cantar quando estavam com vontade de chorar e só aí eles juntos dizem: “Se eu de ti me esquecer Jerusalém que se resseque a minha mão direita”. Ou seja, que eu seja amaldiçoado e tornado incapaz e impuro.
·        No mesmo livro de Hb o autor diz no cap. 10.26-31 que Deus é fogo vingador e que horrível coisa é cair nas mãos dele!!
·        Esta mensagem é para nós tomarmos uma posição. Uns já estão no cativeiro e outros estão prestes a ir porque não têm dado ouvido ao que os profetas estão pregando.
·        Mas eu não posso terminar esta mensagem apresentando somente um Deus que se levanta e faz justiça. Também prego um Deus de amor, um Deus que espalha para ajuntar vidas transformadas depois, vidas que têm saudade dele!!
·        Veja que maravilha de anúncio que Deus faz em Zc 2.1-5 e assim vamos encerrando este sermão.
·        Deus diz que habitará no meio da cidade e fará um muro de fogo ao redor dela e no meio dela a glória dele resplandecerá!!!
·        Amados/as isso é muito significativo, pois as cidades antigamente eram conhecidas por suas fortalezas construídas ao seu redor. Deus está dizendo que ele mesmo fará esta proteção!! Aleluia!!!
·        Eu declaro sua volta para Deus hoje. Eu declaro esta proteção do Senhor para tua vida, para tua casa!!!
·        Como se não bastasse a proteção dos arredores, Deus vem e diz: “eu estarei no meio da cidade”, ou seja, fora os ídolos, fora o sofrimento, fora a humilhação, porque a glória de Deus está no meio da casa!!
·        Agora já não precisamos mais cantar sem vontade, agora já não precisamos entoar louvores a deuses estranhos, o Senhor está no meio da cidade. A presença dele é constante!!!
·        Deus me trouxe aqui esta noite para pregar sua volta  para casa. Para pregar sua volta para as coisas do pai. Eu vim pregar o fim do cativeiro que tem te aprisionado.
·        Você sabe como chama este cativeiro: Humilhação, desprezo, falta das coisas e de amigos, falta de fé!! Qual o nome do cativeiro que te aprisiona?
·        Ele te arrojou, te fez sofrer, você está machucada, ferida, mas ele diz. Volta ò Sião. E canta de júbilo, pois eu te remi e não me lembro dos erros que cometestes.
·        Tome agora uma decisão, pois nesta palavra você viu que não pode sair do cativeiro sozinho/a.Você será resgatado/a por Deus!!
·        Vamos esteja na posição de adorar e reconhecer que errou, mas que somente Deus pode operar agora. Vamos, volta pra casa!!!

Pr. Lindomar Nascimento
(sermão pregado na sede, em Peixoto de Azevedo, quarta-feira, dia 05 de outubro de 2011)
Caros leitores. este é o primeiro sermão que publico em nosso blog. Digo nosso, porque é o acompanhamento de vocês que me inceitva a escrever. Foi depois de muita insistência de colegas que resolvi começar a postar sermões e ofarei sempre que possível.  Façam uso das idéias e principalmente preguem a Palavra de Deus. Também estou aberto a considerações que poderão me ensinar muito e com certeza melhorará cada postagem. Ao utilizá-los, citem a fonte por favor. Deus seja com vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário