"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

As raposinhas em nossas vidas

Ct 2.15 – Is 5.7 – Jo 15.1-4
Temos o conhecimento que há um tipo de raposa. Animal pequeno e rápido, conhecido por sua destreza em roubar as coisas e devastar pequenas plantações. Também são conhecidas por ser significado de esperteza e logro.
Nesta mensagem quero apresentar outro tipo de raposinhas. São ervas parasitas que se chegam nas vinhas e começam a devastar, sorrateiramente a plantação. Um fato curioso é a semelhança que ela tem com a vinha e, portanto, somente um viticultor experiente poderá reconhecê-la e retirá-la antes que acabe com toda a plantação!
Raposinhas podem então representar os muitos pecados, hábitos que temos em nossas vidas que já nos acostumamos, mas desagradam a Deus e quando nos damos conta, está tudo arruinado. Infelizmente muitos acham que pecados pequenos não nos colocarão no inferno e este é o maior erro da maioria!!
Um exemplo eu cito o quadro da criação. Deus cria um lindo jardim com tudo pronto. Ele entrega para o homem cuidar e de repente por causa de um episódio que, aos olhos de muitos, foi pequeno. Adão e Eva se vêem fora do jardim por terem comido apenas um fruto!!
Este exemplo é para você ver que para Deus não tem pecadinho nem pecado grande, tem desobediência à sua vontade e é isso que precisamos entender. Todas as vezes que eu não faço a vontade de Deus eu estou desobedecendo a Deus!
Imaginando que nossas vidas são uma vinha, assim diz o Senhor no texto de Isaías 5.7, que somos a vinha dileta d’Ele, o que ou quais seriam as raposinhas que estão enraizadas, sugando nossa vitalidade espiritual?
Vamos então conhecer algumas raposinhas para meditarmos em nossa caminhada e mudar para a honra e glória do Senhor.
A raposinha da Inveja – Quantas vezes somos invejosos desejando aquilo que o outro tem!! Infelizmente esta raposinha da inveja está no meio da igreja. O diabo, sabendo de nossa fraqueza até lançou um termo entre os crentes: “Inveja santa”. Ora querido/a, não pode ter mal que faça o bem. Não pode ter fonte jorrando água doce e amarga ao mesmo tempo.
A Bíblia diz em Tg 3.16 que onde há inveja há confusão e em Rm 3.1 que apresentar este comportamento é somente para os que ainda são carnais!!
A inveja é um sinal de descontentamento com o que você tem ou possui. Um sinal de não valorizar aquilo que Deus já lhe deu.
Na Palavra temos várias orientações para tratarmos e ponderarmos sobre isso; vejamos:
“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Rm 8.31
“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” Mt 6.34
“E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados”. Mt 10.30
“Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”. Hb 13.5
Repita comigo uma frase hoje: Eu não preciso de nada além do que Deus me dá!!!
Se Deus cuida de mim e jamais vai me abandonar, para quê eu preciso invejar isso ou aquilo? Ao invejar algo, estou desprezando o cuidado de Deus para com a minha vida.
Algumas coisas não aconteceram conosco ou nós não recebemos ainda porque não é o momento e Deus sabe o momento certo. Veja o que está escrito em Mt 10.30. Sim, deus está dizendo que até todos os nossos cabelos da cabeça estão contados!! Sabe o que isso significa? Que Deus te conhece perfeitamente e muito melhor do que você, portanto sabe também, bem melhor do que você de todas as suas necessidades!!
A raposinha da murmuração – Murmuração é queixar-se de algo, falar mal de alguma coisa, geralmente em um tom mais baixo.
Em Êxodo 16.1-8 o povo estava no deserto, estavam já cansados e não conseguiram ver as bênçãos de Deus na vida deles e diante da dificuldade em atravessar o mar, começaram a murmurar. A resposta de Deus para o povo foi para o povo marchar e isso é muito significativo para nós, pois o que precisamos entender é que enquanto estamos murmurando, não caminhamos.
Vale a pena dizer ainda que só podemos murmurar de algo quando estamos dispostos a apresentar uma melhor solução para a causa da minha inquietação. Quantas vezes colocamos defeito nisso ou naquilo e jamais movemos uma palha para fazer algo em relação.
Está murmurando no seu casamento? O que você fez para melhorá-lo? Está murmurando contra sua igreja? Em quantos ministérios você está inscrito? Está murmurando contra seu pastor? Qual foi o dia que acordou de madrugada e orou por ele?
Veja o que nos orienta a Palavra em relação as raposinas da murmuração:
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Filipenses 2:14
Os fariseus ouviram que a multidão murmurava dele estas coisas; e os fariseus e os principais dos sacerdotes mandaram servidores para o prenderem. João 7:32
E aconteceu que, queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do SENHOR; e ouvindo o SENHOR a sua ira se acendeu; e o fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial. Números 11:1
Quando nós murmuramos é porque estamos descontentes e pode alguém que é cuidado por Deus estar descontente sendo que Deus faz o melhor para nós?
Contando ainda que a murmuração é algo que contamina e não resolve absolutamente nada. Em Hb o mesmo vocábulo é usado só que lá está como raiz de amargura e o texto diz que a tendência dela é contaminar a todos!! Cf. Hb 12.15
Anote uma frase hoje: MURMURAR NÃO FAZ CAMINHAR!!! MURMÚRIO E LAMENTAÇÃO NÃO SÃO TOMADA DE DECISÃO. Ao invés de murmurar, trabalhe!!! “Diga ao povo que marche!!”
A raposinha da fofoca – Fofocar é falar desenfreadamente e até aumentar o que viu. É responder sem ser perguntado, é ser intrometido/a na vida de quem não está presente!!
O diabo sabedor da fraqueza do homem e do povo de Deus mascarou a fofoca e agora o fofocar chama-se “compartilhar”. O José compartilha com a Maria, que compartilha com o João, que compartilha com o Antônio, que compartilha com a Márcia e assim, neste “compartilhar” em nome de Deus, todos ficam sabendo de algo que era para ser reservado!!
Em Lv 19.16 a Palavra do Senhor diz claramente que não devemos andar no meio do povo como mexeriqueiros/as!! E em vários textos: Pv 10.11,19; 11.13; Tg 4.11, Mt 5.22. Vemos que Deus é muito claro quando ao falar contra nosso irmão.
O texto de Mt 5.22 diz se eu chamar meu irmão de tolo estou sujeito ao inferno de fogo!!
Será que esta raposinha não está enraizada em você? Você tem pensado mil vezes antes de falar de um irmão ou irmã?
Em Pv 16.13 o Senhor diz que os lábios dos justos são o contentamento do rei e que ele ama o que fala coisas retas. Em 1Pe 3.10, o apóstolo orienta que para vivermos dias felizes, devemos refrear a língua!!
A orientação que o Senhor te dá é para que todas as manhãs você faça a oração que está no Sl 141.3 que diz: “Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.
Não é feio reconhecer que às vezes falamos(compartilhamos) demais, ore a Deus e peça ajuda. Seja leal com o que for falar de seu irmão ou de outrem.
A raposinha do orgulho – Ser orgulhoso é pensar elevadamente sobre si mesmo. É achar que está acima de tudo e de todos, que não precisa nem precisará de ninguém!!
A Bíblia traz muitos textos a respeito desse tema especialmente em 1Pe 5.5-7 onde o senhor diz resistir aos soberbos. Imagine o que significa isso no mundo espiritual. Deus dizendo para você ficar longe dele e da presença dele pelo fato de você ser orgulhoso/a!! Sabe o que isso significa/ estar fadado ao alcance das mãos do diabo, é como ser lançado da presença de Deus como satanás foi.
Para vencer esta raposinha é necessário muita oração e clamar ao Senhor por humildade. Será que você é uma pessoa humilde? Será que você aceita bem a ajuda dos outros? Será que você está pronto/a para dizer muito obrigado, por favor, posso contar contigo?
A Palavra do Senhor em Fp 2.5-11 diz que devemos ter em nós o mesmo sentimento que houve em Cristo. Ele se esvaziou e se humilhar até a morte!!
Lembrando ainda que humildade é fruto do Espírito e se você não está vendo este fruto em sua vida é um sinal de alerta para lhe mostrar que, talvez, você não é convertido/a!!
A raposinha da mentira – Quando eu não digo a verdade completamente, eu estou mentindo. 50% de verdade são 50% de mentira. Em Jo 8.44 o Senhor Jesus diz que o diabo é o pai da mentira e que quando mentimos nos afiliamos a ele.
Infelizmente no meio cristão surgiu uma maneira de agir que diz “mentirinha santa” e uns até dizem que foi necessário mentir para não prejudicar. Ora amados, a Bíblia diz que a verdade tem que ser o cinturão dos nossos rins e diz também que a verdade liberta!!
Em Ap 21.8 e 22.15 está claro que não entrarão no céu os mentirosos, aqueles que são afeiçoados à mentira e infelizmente este fato tem sido pouco anunciado.
A confiança uns nos outros tem acabado a cada dia e o mundo está cada vez mais distante, apesar dos tantos meios de comunicação para nos aproximar.
Contar mentiras, não ter compromisso com a verdade é coisa do homem natural e não do espiritual. Em Zc 8.16 o profeta diz ao povo que a verdade tem ser dita rapidamente e em Mt 5.37 o Senhor Jesus nos ensina que a nossa palavra deve ser sim ou não e o que passar disso vem do maligno!!
Há pessoas que infelizmente ainda estão atormentadas por esta raposinha chamada mentira e o que é pior, acabam por viverem em um mundo irreal, acabam vivendo suas próprias mentiras!!
Tome uma decisão hoje de assumir um compromisso sério com a verdade e pensar no próximo como a ti mesmo!
A raposinha da falta de perdão – Para um cristão perdoar não é opção, mas mandamento. O Senhor Jesus havia acabado de ensinar a oração do Pai para os discipulos e ele conclui: “Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.” Mt 6.15.
Quantas vezes vemos em nosso meio, ou dentro das nossas casas pessoas que confessam o nome do Senhor com dificuldade para perdoar uns aos outros.
Na parábola do credor incompassivo o senhor daquele servo perdoou uma dívida grande, porém aquele servo não foi capaz de perdoar uma dívida muito menor em relação da que recebera perdão.
Será que não agimos assim? Será que não somos como o servo da parábola? Deus, em Cristo, perdoou todos os nossos pecados e pede para que perdoemos uns aos outros, mas infelizmente em muitos lugares estão cheios da raiz de amargura que perturba e contamina a todos(Hb 12.15).
A palavra de Deus conta a história de José em Gn 37 – 45 e vamos ver nestes capítulos que José tinha tudo para não exercer o perdão na vida de seus irmãos, mas ele os perdoa e ainda os coloca no melhor lugar, na melhor terra.  Que exemplo maravilhoso que José nos dá.
Assim eu termino esta lista de raposinhas que estão rondando a igreja do Senhor, a vida de muitos irmãos e irmãs. Se por um acaso algumas dessas raposinhas foram identificadas em sua vida, ore ao Espírito santo agora e peça para ajuda.
No texto áureo desta mensagem o Senhor diz que somos a vinha dileta dele e em Jo 15 Jesus diz que o Pai é o agricultor da videira.
Se entregue aos cuidados de Deus que conhece você melhor do que ninguém e deixe-se ser tratado/a.
Tenha um bom dia(sem raposinhas), na presença de Deus.
Pr. Lindomar Nascimento
(Sermão pregado na sede em Peixoto de Azevedo dia 12 de outubro de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário