"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A fé que vence o silêncio

Mc.7:24-30
Quando buscamos a Deus nossa expectativa é de ser atendidos. Jamais imaginamos que vamos receber uma negativa de deus embora saibamos que ele assim o possa fazer.
No texto que encontramos em Marcos vemos que Jesus chega no território dos gentios, na região Siro-Fenícia e o desejo ele era ocultar-se.
Uma das curiosidades do texto é esta frase dizendo que Jesus desejava esconder-se. Em uma primeira impressão parece que ele não queria trabalhar, mas isso não combina com Deus, nem com o amor pregado e anunciado por Jesus.
Em momentos antes Jesus havia proferido um duro sermão contra os fariseus e escribas e o conteúdo desse sermão foi duro porque falava sobre tradição e a falsa religiosidade da época.
Jesus sabia que a perseguição viria e então foi para os lados de Tiro, esconder-se até que os ânimos se acalmassem.
Esse texto mostra que em todos os lugares, em toda casa, em cada canto há alguém precisando de Deus!!
Jesus conseguiu se esconder de todos menos daquela mulher necessitada. Menos daquela mulher que estava com um problema grave em sua família. Sua filha estava possessa de espírito imundo.
Esta mulher já tinha ouvido falar de Jesus e o gesto dela nos mostra que ela não tinha dúvida de quem ele era, pois imediatamente se prostra aos seus pés.
Este ponto é importante para nos ensinar sobre se realmente sabemos o poder de Jesus em nossas vidas e para resolver todas as nossas questões. Note que não há palavras desnecessárias, apenas adoração. TODA BENÇÃO COMEÇA NA ENTREGA, NA ADORAÇÃO.
O mais interessante é que neste caso a adoração veio antes de receber a benção
Como tem sido sua dedicação a Deus diante da necessidade das bênçãos?
Diante da adoração verdadeira e sincera vem a surpresa: DEUS DISSE NÃO!!!
Em outras palavras Jesus diz que ela não é digna de receber as bênçãos do Senhor.
Que o problema dela não é mais importante do que o povo escolhido de Deus!!
Algo muito comum nos bancos hoje são os clientes personalités e vip’s. Pessoas comuns são relegadas a esperar e a passar por todo dissabor por não ter “uma ou outra estrela”!!
O termo “cahorrinhos” era usado para expressar o desprezo que o povo judeu tinha para com os gentios. Para um judeu, um gentio ou siro-fenício não passava de uma criatura desprezível, indigna até de comer migalhas.
Aqui cabe uma pergunta: O QUE VOCÊ FAZ QUANDO DEUS DIZ NÃO OU FICA EM SILÊNCIO?
Mas por que Jesus foi tão duro com essa mulher?
Quantas vezes pedimos coisas para Deus que não são tão importantes ou para o nosso prazer apenas? Tiago escreve que não recebemos porque pedimos mal!! Este agir de Deus serviu para mostrar eu esta mulher não estava confusa quanto ao que queria e que entendia que tudo o que vem de Deus, não importa se pouco ou muito, SERÁ SEMPRE SUFICIENTE!!!
A fé dela nos ensina que devemos nos achegar a Deus prontos/as para receber o que Deus tem para nós e não para pressioná-lo para fazer o que eu quero.
Jesus ao ver uma fé como a daquela mulher atende-a, só que ainda continua trabalhando com a fé dela ao dizer; que ela podia ir que o demônio já havia saído da filha dela.
Eu fiquei imaginando uma mãe desesperada, se arrumando e avisando a todos: “Eu vou atrás da benção, da cura.”
Quantas vezes não tomamos atitude de buscar a benção, de ir em direção as coisas de Deus e por causa de contrariedades acabamos por nos afastar?
Esta mulher nos ensina que Deus quer agir em nossas vidas. Ele quer nos despedir com a benção, mas o que falta às vezes são palavras de fé e confiança em Deus. Veja que foi por causa das palavras dela que a filha recebeu a cura; “Por causa desta palavra, podes ir, o demônio já saiu de tua filha”. (v. 29).
Que você tenha a fé da mulher siro-fenícia. Que você insista na benção até ela vir. Que você vença as dificuldades, assim como esta mulher venceu!!

Pr. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário