"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Como voltar para Deus

Gn 33.1-12; Jr 15.19
·        Cada um de nós já experimentamos o sabor da queda. E posso dizer que ele é por demais horrível!!

·        Perdemos-nos em nossa própria confiança e acabamos esquecendo que temos que estar na presença de Deus constantemente. O orgulho, a malícia, os desejos da carne, a arrogância são elementos que desfiguram o caráter que Deus quer forjar em nós.

·        A mensagem que ouvimos secularmente é que o mundo é dos espertos e a idéia de levar vantagem em tudo ainda permeia muitos pensamentos.

·        A Palavra de Deus relata a história de muitos homens que caíram, se perderam e não conseguiram voltar para Deus, mas estou aqui nesta noite não para falar dos que não conseguiram, mas pelo exemplo e atitude de um homem, vamos ver como podemos voltar para Deus. Quais os passos que temos que percorrer.

Contexto – Gn 33.1-12
·        Jacó, conhecido como o enganador, como aquele que leva vantagem já havia saído de sua casa como preço do logro que havia conseguido sobre seu irmão.

·        Trabalhando na casa de seu tio Labão por 20 anos(Gn 31.41), foi enganado e humilhado. De lá parte para o encontro com seu irado irmão Esaú.

·        Por causa da traição ou de tirar proveito de um momento de fraqueza de Esaú, este passou a odiar Jacó e intentava matar-lhe, mas Deus conhece a nossa natureza e os afastou. Enquanto Jacó recebi o preço da vida na mesma moeda, o coração de Esaú era tratado pelo trabalho e na vida a só no campo!!

·        Assim, Jacó decide voltar e encarar sua realidade e os passos percorrido por ele servem para nos orientar a voltar para a presença de Deus.

1º - Obedeça a voz de Deus lhe chamando de volta – Gn 31.3,13- Jacó já não contava com mais com a simpatia de Labão. Onde ele colocava as mãos prosperava e ele decide, juntamente com suas esposas Raquel e Lia, voltar para a terra de seu pai.

- Note que em meio a confusão, em meio ao risco de morte, Deus falou com Jacó e embora ele fosse cheio de defeitos, ouviu a voz de Deus e obedeceu.

Aplicação:
·        Quantas vezes tomamos uma decisão e ela já não começa a dar frutos ou nos dar paz e fechamos nossos ouvidos para a voz de Deus que nos dirige e quer o melhor para nós? Em Is 42.20 Deus denuncia a prática de não se ouvir a voz de Deus!!

·        Em momentos de crise é preciso buscar ouvir a voz do Senhor. Jacó havia se deparado com uma realidade desfavorável, semelhante o filho pródigo quando está diante das alfarrobas dos porcos.

·        O que nos faz voltar para Deus é o poder do Espírito Santo que nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Jo 16.8
2º - Procure ter um encontro verdadeiro com Deus. Gn 32.22-32
- Jacó sabia que precisava de algo novo em sua vida. Sua saída de casa foi algo conturbado. Agora ele estava voltando para lá. 20 anos haviam se passado. Como será que estava sua fé?

- Jacó não quis se relacionar com Deus apenas de ouvir como está escrito em Jó, mas desejou algo mais e para isso teve que abandonar tudo o que tinha de valor, ficando ele só.

- Neste ponto vale meditar no que você tem abandonado para servir ao Senhor ou para ter uma experiência com ele. “qual é a sua bagagem que precisa ser deixada para lutar com Deus e vencer”, “tomar posse da benção”?

- Jacó também nos ensina sobre desprendimento. Bens, esposa, filhos, tudo foi passado para o outro lado do Vau de Jaboque. PARA DEUS ENTRAR NO MEU CORAÇÃO ELE DEVE ESTAR VAZIO!!!

Aplicação: O que tem te impedido de ter um encontro verdadeiro com Deus? Quais são as coisas que você vem carregando que te impedem de caminhar?

·        É preciso tomar uma decisão e ir de encontro à vontade do Senhor.

·        Jesus certa vez tomou a decisão de ir para Jerusalém e cumprir a vontade de Deus. Cf. Lc 9.51.
·        Deus te trouxe aqui para você analisar sua vida e ver o que tem limitado seus passos em direção a um encontro verdadeiro com Deus.

3º - Não tenha receio de pagar o preço que for necessário para a reconciliação – Gn 33.8-11.
- Jacó tinha consciência de seu erro e então dispõem em presentear o irmão ferido e magoado por causa de seu ato ofensivo no passado.

Aplicação:
·        Quantas vezes magoamos e entristecemos o coração de Deus e quando nos aproximamos nada fazemos para agradá-lo e ter sua amizade de volta?

·        Por crer, considerar que Deus é o perdão achamos que atos de louvor e entrega são dispensáveis, mas não são amados/as!!

·        Era comum nos tempos antigos retribuir a Deus com dádivas do nosso dia a dia. Cf. Sl 116.12-19; 2Cr 29.31.
A ação de Deus – Gn 33.12
·        Depois da demonstração de arrependimento e desejo de conquistar o coração do irmão, Jacó ganha também a companhia do irmão, ou seja, o perdão estava completo porque agora existia um desejo de relacionamento!!

·        É esta a disposição de Deus para conosco. Deus quer nos atrair para ele e nos encher de bênçãos sem medida. O filho pródigo voltou e não tinha presentes, mas tinha um coração arrependido e um desejo de servir ao seu pai da forma mais humilde. Tinha um desejo de servir declarado. “trata-me como um dos teus trabalhadores”.

·        Se você está longe de Deus ou a situação está complicada, faça como Jacó. Há uma luta te esperando e o final nós já sabemos: VOCÊ VAI PREVALECER COMO JACÓ E DEUS MUDARÁ SEU NOME!!

Deus seja contigo.
Pr. Lindomar Nascimento
Mensagem ministrada na sede em Peixoto de Azevedo, dia 19 de outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário