"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Conduzidos por Deus

“Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele” Is 30.18-21

Liberdade é uma palavra que está na moda. O homem busca cada dia mais ser livre de tudo e de todas as coisas. O quadro chega a ser tão assustador que ser livre virou questão de “status”!!!
Quantos são oprimidos por levarem uma vida ligada a determinadas coisas que o “mundo” ou a modernidade desprezam? Voltar direto para casa saindo do trabalho é estar preso na família.
Observei uma propaganda de bebida este dia na T.V. que me chamou atenção. A cena era de um homem, pai de família, tentando assistir o jogo de seu time preferido e estava rodeado por cenas comuns do dia a dia: crianças correndo na sala, mulher perguntando coisas, sogra lavando o prato, cachorro no sofá, etc. Enfim, retrato de uma vida, de uma família comum, mas o desfecho da propaganda vem com a seguinte frase “assistir o jogo de seu time preferido rodeados de amigos com uma gelada no bar da esquina é muito melhor”. 
São falsas idéias de liberdade que permeiam nosso dia e inevitavelmente acaba levando-nos a querer ser livres, desejo que , diante de Deus pode ser perigoso.
A Palavra do Senhor diz-nos claramente que não podemos satisfazer os desejos da nossa carne. No jardim deus havia dado toda a liberdade para o homem e este não se contentou e atravessou o único limite estabelecido por Deus, tomando, juntamente com Eva do fruto do conhecimento do bem e do mal. Cf. Gn 3.
Jesus apresentou-se para nós côo sendo o único caminho que leva à vida e à verdade. Ele não nos deixou em dúvida sendo muito claro neste anúncio: “Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida...” Jo 14.6.  Mas por qual motivo, sabendo o caminho certo e seguro, nós não obedecemos?
Um conto infantil muito conhecido relata bem nosso comportamento. Na história do “Chapeuzinho Vermelho”, a bela garota é orientada por sua mãe a não ir pelo caminho da floresta por causa dos perigos e no final das contas, mesmo com o aviso da mãe segue exatamente pelo caminho que a mão disse claramente para ela não ir!!! O resultado da teimosia é uma sucessão de perigos e problemas.
Não somos como a personagem desta história infantil? Deus não nos diz para fazermos algo de uma forma e não acabamos fazendo de outra ou da maneira que acreditamos que vamos ganhar tempo ou nos esforçar menos?
O texto de Isaías é muito claro que temos um Deus disposto a nos guiar e indicar o melhor caminho. É isso que Davi no Sl. 32.8 também enfatiza dizendo: Instruir-te-ei e te ensinarei e sob as minhas vistas te darei conselho.
Vale meditar hoje se estamos dispostos a ser guiados por Deus ou pelos nossos desejos e sentimentos.
O que tem guiado seu vida? Você tem dormido, levantado, trabalhado baseado em que direção? Qual é a voz de comando da sua vida? Já sei, vais dizer que fazes o que o coração manda?
A Palavra de Deus afirma que o coração é enganoso e que ele tem um desespero(forte desejo) por coisas corruptas(que não agrada a Deus. Cf. Jr 17.9.
Pense bem nesta semana e analise se você tem procurado fazer as coisas para agradar a Deus. Em Provérbios Salomão escreve que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do Santo(de Deus, da vontade de Deus) é prudência. Cf. Pv. 9.10.
Você tem sido prudente ao tomar decisões? Tem tomado decisões que primeiramente agrada o coração de Deus?
Paulo escrevendo aos romanos afirma algo que serve para orientar-nos: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”. Rm 8.14.
Para tomar uma decisão pense antes se ela vai agradar a Deus. Pense se está de acordo com as Escrituras e se vai fazer ou promover o bem comum e não apenas o seu.
Deus abençoe sua vida e todas as decisões daqui por diante.

De seu pastor e amigo,
Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário