"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

terça-feira, 12 de julho de 2011

“Aprendendo como nossos erros”

“Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente: separaram-se um do outro”. Gn 13.1-13
“Ao amanhecer, apertaram os anjos com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas, que aqui se encontram, para que não pereças no castigo da cidade”. Gn 19.15-29

O dia a dia leva-nos a tomar decisões. Uns tomam decisões por pressão, outros por questões interesseiras e irrelevantes; mas o fato é que somos chamados/as a tomar decisões sempre.
Há pessoas que fogem de momentos decisórios e adiam o máximo que podem as decisões ou para depois, ou acabam delegando isso a outrem. Decidir é uma arte!!
Um dos elementos básicos para tomada de decisões é a sabedoria. Quando tomamos uma decisão sem sabedoria estamos fadados a ter que decidir novamente. Vale nesta reflexão uma pergunta: O que é sabedoria? Em Tg 1.5 o irmão do senhor nos orienta que a sabedoria pode ser alcançada quando a pedimos ao Senhor que a todos a entrega liberalmente.
Tomar decisões que iremos nos arrepender posteriormente é sinal de falta de sabedoria. Sócrates afirmou que a sabedoria começa com a reflexão e a palavra de Deus diz-nos em provérbios que não é bom proceder sem refletir e peca quem é precipitado. (Pv 19.2).
Ló, sobrinho de Abraão aceitou caminhar com ele. Aceitou viver as promessas de Deus feitas a Abraão e no contexto que vemos os pastores de um e de outro estão brigando entre si. Por causa das discussões freqüentes Abraão chega à conclusão que o melhor era a separação.
Quando me deparo com este trecho da Palavra, coloco-me a pensar: Teria sido esta a melhor decisão? Porque Abraão e Ló não buscaram outra decisão que não fosse a separação? Estavam juntos em um propósito e de repente vemos um consenso de que viver separado é melhor.
Muitas famílias estão terminando por causa deste princípio aplicado de forma equivocada.  Ajustar dá trabalho! Fechar brechas dá trabalho! Infelizmente algumas decisões seguem pela via da facilidade, do conforto e da praticidade, o que não significam que são decisões sábias.
Naquele momento na vida de Ló ele escolheu as campinas. Não se vê um momento de oração, reflexão nada, absolutamente nada. Ironicamente Abraão escolhe Canaã(a promessa de Deus). Não precisamos pesquisar muito para saber quem teve êxito. 
Ló foi para as terras de Sodoma e Gomorra. Lá viveu e criou sua família, porém como o texto mesmo já diz era uma terra de pecado e transgressão. Cf. Gn 13.13. O tempo passou e Deus resolve acabar com a cidade(com a escolha de Ló) e é neste ponto que eu vos chamo a refletir. No passado Ló tomara a decisão de ir para lá e pareceu-lhe ser uma boa decisão, mas agora, pela orientação de Deus havia uma ordem expressa para ele mudar.
Quantas decisões tomamos no passado sem refletir, sem orar e no presente estas decisões antigas causam-nos problemas? É um momento de pararmos e refletir até que ponto decisões que forma tomadas em nossas vidas estão nos afetando hoje e ainda mais, quais eu reluto em voltar atrás?
Ló perdeu autoridade diante de sua família e demorou a ouvir a voz de Deus chegando ao ponto dos anjos ter que apressá-lo!! Será que não é este o seu caso hoje? Será que você não está preso a uma decisão no passado, a qual você tomou com toda certeza e hoje ela já não lhe traz tanto benefício assim?
Ló foi chamado por Deus para mudança. Deus o guiou usando os anjos e fez com que ele contemplasse a decisão do passado para ter um futuro melhor. Um futuro na presença de Deus.
Muitas vezes, dentro de nossas próprias casas haverá divisão para revermos algumas decisões tomadas no passado. A mulher de Ló, por exemplo, transformou-se em uma estátua de sal por não obedecer e não querer deixar a vida de Sodoma.
Com esta reflexão saliento que tomar decisões sempre causará alguns estremecimentos, mas se você tomá-las com sabedoria e diante de Deus tudo passará.
Avalie sua caminhada agora e veja quais decisões você tomou ou tem tomado que precisam ser revistas.
Deus seja contigo.

Pr. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário