"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

segunda-feira, 28 de março de 2011

“A dracma perdida!!”

“Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la?”.
Lc 15.8-10
Quem de nós já não perdeu algo? Em um tempo de conquistas e escravidão do ter e ser, há muitos que estão colecionando perdas.
Perdemos as coisas por vários motivos. Desinteresse e falta de zelo, falta de paciência e discernimento.
Na porção da Palavra que apresentamos para meditação nesta semana o Senhor Jesus vem falar de perdas também. Ele conta a história de uma mulher que possuía dez dracmas e acaba por perder uma. Ao constatar a perda ela começa um processo de busca e nos ensina grandes verdades que em nossa caminhada deixamos de observar.
São várias as lições que podemos tirar do texto. Nós ao termos um contato com moedas não às valorizamos, até porque os menores valores nos dinheiros em circulação estão representados por moedas.
Talvez você lendo esta mensagem, poderá pensar que esta mulher podia muito bem perder uma dracma, afinal de contas ela tinha dez!!! Ah! Meu caro irmão uma dracma era equivalente a um dia de trabalho de um trabalhador bem pago!!
Constatando a perda do que era de valor para ela esta mulher começa um movimento de busca pela casa e a Palavra diz que ela o faz diligentemente!
Ela acende uma candeia e o que o texto nos revela? Uma mulher que tinha dez dracmas, porém estava em meio a trevas ou luz insuficiente! Outro fato que chama atenção é que ao perder a moeda ela varre a casa!! Talvez para ganhar as dez dracmas  esta mulher tenha se lançado no trabalho e esquecido-se dos afazeres domésticos. Talvez ela estivesse levando uma vida como Marta, irmã de Lázaro. Envolvida em muito trabalho e distante dos pés e ensinamentos do Senhor!
Quantas coisas temos perdido em nossas vidas e não temos nos esforçado para encontrar novamente? Talvez a alegria de vir à igreja? Talvez o prazer de louvar? Talvez o prazer de ler e meditar na palavra?
Esta mulher nos dá uma lição de persistência! Quantas vezes o inimigo não nos toma algo e nem se quer nos movimentamos e acabamos por nos conformar?
Quantos casamentos se perderam semelhante esta dracma e casais não forma diligentes para o recuperar? Quantas amizades e comunhão foram quebradas e nenhum movimento foi feito para que houvesse mudança, recuperação?
Pergunto para você nesta mensagem: Qual dracma você perdeu? Da santidade? Da reverência? O que você tem feito para encontrá-la novamente?
Deus te abençoe e guarde.
Boa semana com Deus.
Pr. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário