"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Palavra contra o mexerico



“Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia. 2Ts 3.11-13 


A Igreja é o Corpo de Cristo e como todo corpo, segundo nos orienta o apóstolo Paulo em sua carta aos Coríntios no capítulo 12 precisa de coordenação e unidade!
Infelizmente são muitos os fatores que comprometem a unidade do Corpo de Cristo. São dissabores, ondas de movimentos religiosos, ganância, falta de santidade e tantos outros que nem dá para numerá-los neste pequeno espaço.
Quero nesta mensagem destacar um dos que julgo piores e que tem sido um poderoso instrumento nas mãos do diabo para destruir muitas igrejas. Falo da fofoca, do mexerico.
Deus nos chamou para fazer parte de uma importante família, Sua própria família e enviou Seu Filho, o qual tornou-se o primeiro de muitos irmãos. Não é sábio e nem correto que andemos falando, levantando e distribuindo assuntos que chegam até nós.
A Palavra de Deus nos orienta e muito sobre este aspecto. No AT o mexeriqueiro era tido como uma ameaça a ordem e era punido veementemente. A preocupação era tanta com esta classe de pessoas que encontramos alguns textos muito claros alertando sobre esta má prática nos tempos antigos. Lv 19.16(Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo); Êx 23.1(Não espalharás notícias falsas, nem darás mão ao ímpio, para seres testemunha maldosa); o que muitos se esquecem é que mexerico e fofoca é igual a falso testemunho e na Lei do Senhor isso é pecado!! Um dos dez mandamentos diz: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Êx 20.16.
É preciso lembrar que para a unidade de qualquer igreja ser mantida não pode existir maldade e falsidade nos relacionamentos.
Quando começamos a falar neste assunto percebemos o quanto precisamos caminhar no mandamento maior deixado por Jesus, o amor.  Se realmente existisse amor de verdade e se tratássemos uns aos outros como irmãos e não como adversários a realidade seria outra.
O que se vê são pés apressados para fazer o mal e buscar notícias de tragédias da vida de outrem e o que é pior, não é para orar, interceder e cuidar, mas simplesmente para tripudiar e maldizer!
O que será ou como será que Jesus Cristo vê tudo isso? Sabemos que a Igreja que será levada é uma Igreja sem manchas, santa e purificada em todos os sentidos, inclusive nos relacionamentos e no trato de uns para com os outros.
Na igreja de Tessalônica havia pessoas que além de não trabalhar, cuidavam da vida alheia e Paulo então vai e pede uma mudança de comportamento dizendo para aquele que estava sem serviço que arrumasse um e o que estava espalhando mexericos que se calasse!
Davi no salmo 57.4 diz que ele estava vivendo em  meio a pessoas que tinham a língua como espadas afiadas. Pessoas que não mediam esforços para maldizê-lo!!
No salmo 15.1-3 fala do cidadão dos céus, ou seja, daquele que é digno de morar no céu e diz que este homem não difama ninguém, nem fala mal contra o teu próximo.
Em Tiago 3 o autor chama a língua de mal incontido que precisa ser dominado. Pode uma mesma boca que louva o Senhor maldizer seu irmão? Colhem-se uvas de espinheiros? (Mt 7.16).
Faço uma sugestão a você que começou a ler esta mensagem para que em 2012 falemos menos e oremos mais!! A Igreja precisa de pessoas de oração e não de pessoas ávidas por mexericos que vivem “compartilhando” tudo o que vê e ouve.
Deus seja contigo e te dê sabedoria no caminhar com Cristo.

Pr. Lindomar Nascimento

Um comentário:

  1. Oii, adorei Lindomar, isto serve para todas as pessoas mesmo, infelizmente existe pessoas que não vê a hora que tropeçamos para fazer fofoca da nossa vida, e o pior não é para nos ajudar!!
    Um abraço

    ResponderExcluir