Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 1Tm 6.10
- · O Dízimo foi instituído por Deus, as primeiras citações referem-se ao período patriarcal, a Palavra mostra-nos Abrão (“E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.” Gn 14.20) e Jacó (“e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.” Gn 28.22) como observadores desta prática. Posteriormente, com a Eleição de Israel como povo de Deus, tornou-se um mandamento.
- A palavra hebraica para “dízimo” (ma’aser) significa literalmente “a décima parte”.
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Uma das coisas importantes a citar é que o dízimo vem antes da promulgação
da Lei, figura durante a Lei e nos tempos de Jesus recebe uma atenção especial
também. Cf. Mt 23.23
O DÍZIMO NOS DIAS DO ANTIGO TESTAMENTO
a) Abraão dizimou:"E de tudo lhe
deu Abrão o dízimo." Gn 14.20
b) Jacó movido a dar o dízimo: "...de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo." Gn 28.22
b) Jacó movido a dar o dízimo: "...de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo." Gn 28.22
c) Na Lei Mosaica: "A décima
parte das colheitas, tanto dos cereais como das frutas, pertence a Deus, o
SENHOR, e será dada a ele." Lv 27.30 e
"Certamente, darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo." Dt 14.22
"Certamente, darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo." Dt 14.22
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Estes textos são importantes para fixar a idéia de contribuição para o
Reino e percebe-se que a idéia do melhor e da continuidade era algo presente
naqueles dias!
O OBJETIVO DO DÍZIMO
O OBJETIVO DO DÍZIMO
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O dízimo era usado para o sustento dos Levitas, Nm 18.21-24
e dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas Dt 14.28-29.
·
Era também forte a mensagem de que estes dízimos deveriam ser entregues
no lugar da adoração e passar pelo bordão do sacerdote. Cf. Ml 3.10; Ed 7.20;
1Cr 29.3.
O DÍZIMO NOS DIAS DO
NOVO TESTAMENTO
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Jesus dá o exemplo pagando o tributo – Mt 17.27
·
Quem semeia pouco, pouco ceifará – 2Co 9.6
·
A oferta da viúva – Lc 21.4
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A morte de Ananias e Safira – At 5.1-11
·
O exemplo da primeira comunidade – At 4.32-35
As ofertas no AT
·
Além dos dízimos, os israelitas eram instruídos a trazer numerosas
oferendas ao Senhor, principalmente na forma de sacrifícios. Levíticos
descreve várias oferendas rituais:
a) Holocausto (Lv 1; 6.8-13),
b) Oferta de manjares (Lv 2; 6.14-23),
c) Oferta pacífica (Lv 3; 7.11-21),
d) Oferta pelo pecado (Lv 4.1-5.13; 6.24-30)
e) Oferta pela culpa (Lv 5.14-6.7; 7.1-10).
a) Holocausto (Lv 1; 6.8-13),
b) Oferta de manjares (Lv 2; 6.14-23),
c) Oferta pacífica (Lv 3; 7.11-21),
d) Oferta pelo pecado (Lv 4.1-5.13; 6.24-30)
e) Oferta pela culpa (Lv 5.14-6.7; 7.1-10).
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Além das ofertas prescritas, os israelitas
podiam apresentar outras ofertas voluntárias ao Senhor. Algumas destas eram
repetidas em tempos determinados (ver Lv 22.18-23; Nm 15.3; Dt 12.6,17), ao
passo que outras eram ocasionais.
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Quando, por exemplo, os israelitas empreenderam
a construção do Tabernáculo no monte Sinai, trouxeram liberalmente suas
oferendas para a fabricação da tenda e de seus móveis (Ex 35.20-29).
·
Ficaram tão entusiasmados com o empreendimento,
que Moisés teve de ordenar-lhes que cessassem as oferendas (Ex 36.3-7).
·
Nos tempos de Joás, o sumo sacerdote Joiada fez
um cofre para os israelitas lançarem as ofertas voluntárias a fim de custear os
consertos do templo, e todos contribuíram com generosidade (2Rs 12.9,10).
·
Semelhantemente, nos tempos de Ezequias, o povo
contribuiu generosamente às obras da reconstrução do templo (2Cr 31.5-19).
Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia Almeida Revista e Atualizada; Vivos.com.br; Pastoral do Dízimo da Igreja Metodista.
Pr. Lindomar Nascimento
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