"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cheios do Espírito Santo



“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito...”.Ef 5.15-21

É comum nesta época de tantos movimentos religiosos muitos desejarem alguma manifestação do Espírito Santo! Assim, em alguns lugares, quem não tiver estas manifestações não é considerando nem crente!!
Paulo estava ministrando a palavra para a igreja que estava em Éfeso. Ele fala de unidade cristã na fé e também do abandono de antigos hábitos.
Em uma linguagem clara Paulo  também fala sobre a nossa redenção que somente acontecerá no Senhor, ou seja, somente quando entregarmos nossas vidas totalmente aos cuidados de Deus!
Ao falar da unidade da fé no capitulo 4, Paulo nos orienta ao serviço por amor e a levarmos, suportarmos as cargas uns dos outros!!
A epístola alcança seu ponto máximo quando Paulo fala para que não nos embriaguemos com vinho, mas sejamos cheios/as do Espírito santo!! Cf. Ef 5.18.
O vinho representa os prazeres que. Muitas vezes desagradam a Deus ou nos distanciam do Senhor. O vinho representa nossas vontades que, muitas vezes, não é a vontade do Senhor!
Somos inclinados “ao vinho”. Aqui não me refiro ao vinho, produto da fermentação da uva, mas àquilo que nos tira da realidade, que nos entorpece e faz-nos divagar por caminhos que não são os do Senhor!
Encher-nos do Espírito dá trabalho e exige compromisso. Exige santificação, vida de oração e adoração. Muitos/as desejam o Espírito Santo, mas nada têm feito para tê-lo realmente em suas vidas! “Estão perdidos em suas vontades e mimos e não entenderam ainda que a vontade do Senhor, que é boa e perfeita só chegaremos a conhecer na hora e no momento em que não tomarmos a forma, o formato deste mundo” Rm 12.1-2!
Uma reflexão saudável neste tempo em que o ano já termina é pararmos e pensarmos se estamos no centro da vontade do Senhor ou temos andado por caminhos que satisfazem aos nossos corações?
Você já teve coragem de se perguntar se é cheio/a do Espírito Santo?
Cada um de nós devemos buscar este enchimento, este preenchimento do Senhor. O texto é bem claro nas palavras de Paulo orientando a Igreja que estava em Éfeso! Veja o que ele diz:
Enchei-vos do Espírito falando entre vós com salmos! Ef 5.19. o primeiro agir do Espírito é no nosso linguajar, na nossa maneira de falar.  Esta expressão quer dizer que da nossa boca sairá a Palavra de Deus! O povo de Israel tinha salmos para todos os momentos da vida e o pensamento de Paulo ao escrever a carta estava nos momentos do povo de Deus!
Depois Paulo diz que devemos louvar de coração com hinos espirituais! A preocupação de Paulo aqui é com o que cantamos e com o que ouvimos, tanto músicas quanto qualquer outra coisa!
Ele ainda diz que devemos dar sempre graças a deus e sujeitarmos uns aos outros no temos de Cristo!
A receita está e é para todos nós!! Enchimento do e com o Espírito Santo não está ligado a um culto que me agrada, mas a um comportamento aprovado pelo Senhor!
Que este seja nosso objetivo. Deus nos ajude. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário