"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Tente outra vez!!!


Lc 5.1-11; Jo 15.4-5; Fp 4.13,19.
·        Quantos de nós já sofremos algumas decepções? Elas fazem parte da vida, mas hoje eu quero falar contigo um pouco sobre o momento que vivemos depois da decepção!!

·        Muitos/as estacionam ou estacionaram suas vidas em momentos de perda e angústias!! Chegaram a uma terra de dor e sofrimento e nunca saíram deste lugar!!

·        O que temos que reconhecer é que para sair deste estado de dor, de escuridão, de derrota, precisamos de ajuda!!! Precisamos de incentivo e de alguém que demonstre para nós que é possível vencer e ter êxito!!

·        A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que experimentaram a perda e seguiram em frente. O que falar da dor de Davi com seu jejum doloroso por causa da morte de seu primeiro filho com Bate-Seba? (Cf. 2Sm 12.15b-25).

·        Note que Davi está com o coração despedaçado, juntamente com Bate-Seba, mas não podiam ficar naquele momento de perda o resto de suas vidas!!

·        Outro exemplo que cito esta noite é o de Noemi e Rute. Rt 1.1-22 (destaques apenas).

·        Talvez eu esteja pregando nesta noite para muitos/as decepcionados/as nesta noite. O que você está pensando em fazer? Desistir de tudo? Abandonar tudo?

·        Tenho algo a lhe dizer que com o Senhor é possível retomarmos a caminha e experimentar a vitória que tanto almejamos!!

·        O cansaço, o desânimo, a descrença são frutos de quem está tentando sozinho/a. Onde você tem buscado ajuda? Na internet? Em caixas de bombons? Na academia? Já sei: Enfiou a cara no trabalho?

·        Veja o que o senhor diz através do profeta Isaías (51.12-15). O senhor se levanta para falar a um povo que estava cativo, desprezado, humilhado e diz-lhes que chegou o fim do seu sofrimento!!

·        No texto principal do nosso sermão hoje vemos uma dos momentos lindos de Jesus com seus discípulos!! Ali Deus permitiu que eles experimentassem a decepção para dar/trazer grandes ensinamentos para eles!! (ler Lc 5.1-11).

·        Vamos ver quais lições este episódio pode nos trazer nesta noite.
A visão dos dois barcos e o desânimo lavando as redes. Jesus entra no barco de Simão Pedro para ministrar a palavra – (v.2-3).
·        Eles estavam lavando as redes o que simboliza que o serviço estava terminado, mas Jesus tem uma obra diferente para fazer.

·        Ele entra no barco que era de Simão Pedro, o chefe deles que, com certeza era o que estava mais decepcionado!!

·        Note que Jesus, num primeiro momento não fala sobre perdas, sobre como foi a noite, etc, mas já vai logo pedindo para afastar o barco que precisava utilizá-lo!!

·        O que vejo aqui? Cada um de nós podemos ser comparados a Pedro neste momento, porém ao é por conta de nossos sofrimentos, dores e perdas que não podemos ser úteis na e para a obra do Senhor!!

·        Você pode imaginar a inquietação de Pedro no barco? Com contas pra pagar daquela embarcação, daquela noite que não havia apanhado nada?

·        Imagine que ele ainda não tinha voltado para casa para falar aos seus se a pescaria tinha sido um sucesso ou não? Talvez o gerente do banco ou da casa de pesca que vendia equipamentos para Pedro estivesse no portão da casa dele e Jesus o chama para a missão, para que o barco dele servisse de púlpito naquele dia!!

·        Quantas pessoas não estão assim em muitos cultos hoje em dia? Deus querendo usar, mas por conta das tristezas e preocupações da vida, talvez perdem oportunidade de verem os milagres de Deus!!
Depois de pregar o sermão para o povo agora era hora de cuidar de Pedro!! V.4. “Faze-te de largo(vá mais para o meio do mar) e lançai as vossas redes para pescar”.
·        Este verso mostra como Deus conhece nossas necessidades e como ele ouve as inquietações dos nossos corações.

·        Em nenhum momento ele dialogou com Pedro falando sobre a decepção daquele pescador, mas ele sabia das necessidades deles, digo deles, pois ele(Jesus) fala no plural “vossas redes”, fato que entendemos que alguns outros pescadores estavam com eles!!
Entraves para o milagre acontecer:
a) Achamos que Deus não sabe da situação – “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos”.

b) Ele usa de uma conjunção adversativa e chega a te ser irônico colocando Deus a prova.
“Mas sob a tua palavra lançarei as redes”
·        Porque será que Pedro falou desta forma? Será que ele estava elogiando Jesus por dominar a arte da pesca ou estava querendo dizer: “bom nós que somos pescadores profissionais, ficamos a noite toda nada apanhamos, mas o senhor ta dizendo pra fazer assim, então faremos”!!


·        O que está por detrás das palavras de Pedro é um homem sem fé!! É um homem autoconfiante!! É um homem que achava que tinha o controle de tudo!!!

·        A impressão que dá é que há um silencio no barco neste momento, pois o outro verso já começa com eles jogando as redes!!!

·        O milagre é o resultado da obediência!!! No verso 6 diz que eles apanharam grande quantidade de peixes a ponto de a rede se romper!!

·        No mesmo dia aqueles homens experimentaram a decepção e puderam viver o milagre de Deus em suas vidas!!

·        Tiveram que se submeter ao filho do carpinteiro que talvez até não entendesse de pesca como Pedro supôs, mas o Mestre entende de pessoas!!

·        Ele sabe o que é um chefe de família voltar pra casa sem nada pra comer!! Ele sabe o que é termos planos e não alcançarmos êxito!!

·        Por isso Pedro se rende no verso 8 a este Deus de poder!! A este Deus que sabe todas as coisas e de todas as nossas necessidades antes mesmo de pedirmos!!

·        Cada um de nós sabemos das dificuldades que é tentar novamente! Temos dúvidas, estamos feridos e decepcionados, mas quem está pedindo para que você tente novamente hoje é o Senhor que é capaz de mudar todas as realidades!!

·        O verso 9 diz que de triste eles ficaram admirados!! Imagina o que eles disseram ao longe quando viram Pedro indo para o meio do mar novamente? Talvez criticaram, etc e tal, mas agora, depois de ter atendido à missão, Pedro volta com o barco cheio de peixes!!
·        Deus é fiel queridos e sem ele nada podemos fazer!! Tudo podemos n’Ele que nos fortalece!!!


·        Onde você quer lançar suas redes? Pergunte pra Jesus, pois ele sabe o lugar certo!!

Rev. Lindomar Nascimento

(Palavra ministrada no culto dia 05 de junho na sede em Pres. Epitácio - SP)
(

Nenhum comentário:

Postar um comentário