"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

“# Cuidado #”


Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.1Co 6.12 

Vivemos no tempo da informação! Hoje em segundos uma mensagem pode ganhar o mundo e alcançar milhares de pessoas!
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
Desenvolvimento da Internet Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950. A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços “on line” contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscar informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de “chat” tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas “on line” dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais*.
Até aí tudo bem, mas surgiram as redes sociais, fato que popularizou ainda mais a internet e como tudo que ganha proporções grandes fica difícil de ser controlado, a internet tornou-se também de boa ferramenta para o trabalho em uma vilã que enclausura pessoas dentro dos quartos e mantêm milhares de jovens e adultos com seus olhos voltados para uma tela de celular, tablets ou computador!
Quero dizer que não sou contra a internet e a vejo realmente como uma ótima ferramenta de pesquisa, de relacionamentos e até de aproximação das pessoas, mas já chegamos ao ponto de alguém estar na sala e mandar mensagem para outra pessoa que está no quarto em uma mesma casa!!!
O desejo deste artigo é chamar atenção de todos/as para o uso abusivo, indiscriminado e, no caso dos jovens, totalmente sem controle, da internet!!
Os equipamentos eletrônicos hoje estão sendo fabricados cada vez mais com recursos que facilitam o acesso a internet e têm causado muitos danos sociais, embora não se possa negar que o avanço tecnológico é bom para todos, mas há que se repensar no uso indiscriminado e a permanência das pessoas em jogos e em páginas de relacionamentos na internet!!
A Igreja não pode silenciar-se ante a perigo tão iminente, pois o resultado já está à vista de todos!! Jovens sem interesse pela Palavra, adultos que, por sede de relacionamentos, trocam a vida congregacional pela vida virtual!!
As reuniões de oração, escolas dominicais e até cultos têm sentido de forma progressiva a escolha de certas pessoas para o mundo virtual!! O que está por detrás disso são pessoas carentes de afeto e relacionamentos verdadeiros que encontraram em tais redes oportunidade de suprirem esta carência!
Cabe a nós olharmos para a Palavra de Deus e ver o que o Senhor pode nos ajudar e são inúmeros os versos que podem auxiliar-nos a ter uma vida cristã saudável, mesmo usando a internet!! O texto de Paulo aos coríntios fala que “todas as coisas me são permitidas, mas nem todas convém”!!  Ainda aos Gálatas Paulo diz para que “não usemos da liberdade para dar ocasião à carne!”. (Gl 5.13).
O que você tem acessado na internet? O que seu filho tem acessado na internet? Quanto tempo você ou seu filho fica nos jogos virtuais? Ante a estas perguntas faça outras confrontando sua vida com o Espírito Santo de Deus, por exemplo: Quanto tempo você ou seu filho estão de joelhos em oração na presença de Deus? Em sua casa tem culto doméstico ou um momento de reflexão na Palavra? Seu filho sabe manusear a Bíblia tanto quanto manuseia o aparelho celular? Seu filho leva a Bíblia na igreja e a lê ou você está permitindo que ele leve o celular?
Questões como essas e outras não podem mais ficar sem a atenção da igreja e dos educadores cristãos! Os crimes na internet, sobremaneira os sexuais, são uma realidade e cabe a nós “não nos conformarmos com este século, mas transformá-lo pela renovação da nossa mente”!!
Deus abençoe sua vida.
(*Trecho de texto de pesquisa na internet: http://www.suapesquisa.com/internet/. Acessado dia 23.04.2014 às 09h.28min.)

Rev. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário