"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

terça-feira, 18 de março de 2014

Discipulado e Serviço

“Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós.”
Fp 3.17


A Igreja está sendo chamada para o trabalho e para uma vivência no discipulado genuíno. Não é sábio tratar o discipulado como algo inaugural ou inédito, pois podemos ver na palavra do Senhor que desde Gênesis o discipulado já era uma realidade!!
Uma pergunta surge então: Por qual motivo a Igreja se distanciou da prática do discipulado e o que faz ela agora, voltar com tanta força para esta prática bíblica que é mandamento do Senhor?
- Facilmente pode-se constatar que nossas igrejas estão cheias, lotadas, de não convertidos. Sim! Há muitas pessoas nos templos, mas poucos convertidos!!
A religiosidade não cria discípulos, cria apenas membros arrolados!! Junta-se a isso o institucionalismo exagerado onde uma construção, uma reforma ou aquisição, torna-se mais importante do que uma reunião de oração ou estudo bíblico!!
- A Igreja percebeu que a maioria dos “cristãos” formados nas igrejas não refletem o caráter de Cristo, tarefa primordial da Igreja!! O resultado desta reflexão foi então voltar a prática do discipulado e investir no relacionamento baseado nos valores do Reino!!
Surge então outro problema! Esta geração não foi ensinada a se relacionar. A realidade é de crentes, comunidades, fechadas em si mesmas e que não têm a prática do relacionamento e discipulado como estilo de vida.
O desafio então para o discipulado é atender a crentes antigos e também de trazer, aplicar esta visão, que não é nova, na vida dos que estão chegando!! Não podemos ser inocentes ao ponto de negarmos que haverá tensões neste processo de transição, mas é preciso então que não caiamos nas ciladas que todo movimento ou programa traz, por exemplo, não usando o discipulado para encher comunidades e ou servir de disputas sobre quem tem mais células ou grupos pequenos, que nem sempre reflete eficácia no serviço de discipulado!!
Há comunidades com muitas células e grupos pequenos que, por exemplo, tem tido suas Escolas Dominicais fechadas, arrecadação caiu e outras até estão com cotas atrasadas, ora, se a prática do discipulado é trabalhar o caráter, não deveria a igreja, comunidade de fé, enquanto instituição dar o primeiro exemplo de zelo com os documentos da Igreja e orientações episcopais?
Sejamos discípulos/as em Espírito e em verdade no amor, na santidade, na fé, no serviço e no testemunho principalmente!!
O discipulado é uma bênção na vida e missão da Igreja, o encontro com Deus e outros encontros de impacto também são, mas não deixemos o programa, o movimento, nos distanciar da razão!!
Que Deus nos ajude a fazer o melhor sempre.

Rev. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário