"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Renunciando para servir



Gn 12.1-4; Lc 14.33; Jo 10.17-18
Desenvolvemos nossa caminhada nos cercando de coisas que nos fazem e nos deixa cada vez mais confortáveis aqui neste mundo. Infelizmente estamos cada vez mais ligados aqui e a impressão que se dá é que aqui será nossa morada final!! Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Lc 12.33-34
Um dia recebemos um convite. Este convite foi para vivermos algo novo e este algo novo exige uma mudança radical em nossas vidas. John Stott escreve em seu livro, O Discípulo Radical que: “Geralmente evitamos o discipulado radical sendo seletivos: escolhemos as áreas nas quais o compromisso nos convém e ficamos distantes daquelas nas quais nosso envolvimento nos custará muito. Porém, por Jesus ser Senhor, não temos o direito de escolher as áreas nas quais nos submeteremos à sua autoridade”.   A ele toda honra e toda Glória!!
Jesus em um texto maravilhoso nos ensina e ao mesmo tempo alerta-nos de como será a dinâmica da nossa vida. Cf. Mc 2.21-22. (Remendo novo, vinho novo)! Jesus chegou em minha vida com uma proposta de algo novo, mas eu mudei realmente ou vivo cometendo os mesmos erros e tendo os mesmos pensamentos?
Jesus, o Reino e toda sua plenitude é o pano novo, é o vinho novo, mas nestes dois versos há um chamado para nós. É preciso haver mudanças! É preciso haver renúncias!! O dicionário Aurélio define a palavra renúncia assim: Rejeitar; recusar, não querer, abdicar; desistir, deixar voluntariamente de desejar algo; lançar-se à vontade do outro. Porém a ideia colocada no texto por Jesus é ideia de morte mesmo; para vivermos debaixo da vontade do Senhor!!
Em muitas igrejas hoje há prática de muitas renúncias. Renunciam-se ao passado, quebra de maldições etc., mas o que se percebe? Que estas renúncias são  feitas ou são ministradas em um momento crítico da vida das pessoas. Deixam para fazer a renuncia somente quando não resta mais nada a fazer ou estão sendo privados/as dos prazeres desta vida aqui na terra!!
Deus nos chama hoje para renunciarmos de forma consciente a tudo aquilo que nos atrapalha e tem nos atrapalhado de servir ao Senhor com inteireza de coração. Por que deixamos sempre para fazer o essencial por ultimo? Por qual motivo tudo o que é de Deus e para Deus torna-se em segundo plano em nossas vidas?
Deus quer hoje uma entrega por amor? Lembrar da mulher do vaso de alabastro. Ela não estava enferma, não estava com hemorragia, não era paralítica, etc., mas abre mão do caríssimo perfume e entrega, dedica ao Senhor. Cf. Mc 14.3-9. (NOTE QUE HÁ ESPANTO E CHAMAM DE DESPERDÍCIO).
É esta entrega que precisamos fazer!! Entrega, renúncia por amor!! Dizimar, ofertar, louvar, pregar, visitar, por amor!! Tem sido assim sua vida querido/a? Na sexta nós choramos aqui com os jovens porque começamos a falar deste amor do Senhor por nós e como temos correspondido!! O Espírito Santo nos visitou e nos disse muitas coisas. Anote algo: SE O SACRIFICIO NÃO CUSTAR NADA, NÃO É SACRIFÍCIO!!
Pergunto para você nesta noite: Você renunciou, abriu mão de tudo para seguir Jesus? Ao chamar Tiago e João, os filhos de Zebedeu em Mt 4.22 diz que eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram! (barco riquezas, segurança, status e pai e mãe, ou seja, às vezes nem toda a casa, nem todos da família estão comprometidos com o Reino e coma as coisas de Deus!!) Eles renunciaram a tudo isso para seguir Jesus!!
Abra sua bíblia em Lc 14.25-33. “Grandes multidões”. Será que não fazemos parte desta “Grande multidão” que segue o Senhor? Você viu o que Jesus usa para reduzir a multidão? Ele fala de renúncia!! Fala de pagar o preço!!
Será que não fazemos parte dessa multidão que segue o Senhor sem renunciar a tudo o que temos? Anote outra coisa em seu caderninho espiritual hoje: RENÚNCIA PARCIAL, NÃO É RENÚNCIA!! E digo isto baseado na Palavra. “Ninguém pode servir a dois senhores diz o Senhor”!! Mt 6.24.
Este chamado para renunciarmos a tudo é desde o princípio. É o que vemos claramente em Gn 12.1-4. “Sai a tua casa e da tua parentela e vai”!! Você imagina que foi fácil para Abraão chegar para seu pai e dizer: Estou indo embora servir a Deus!!
E é interessante que no verso 4 começa assim; “Partiu, pois Abraão”, ou seja, obedeceu!! Abriu mão de tudo e seguiu! Renunciou!! O prêmio que ele recebeu? Se tornou o pai da fé, o pai de muitas nações!! Quantas nações você tem gerado pela obediência ao que Deus te pede para fazer?
Você já ouviu a mesma voz que Abraão ouviu? Você já fez o que ele fez? Rompeu com tudo para servir a Deus? Calma eu não estou falando para famílias serem destruídas ou separadas aqui, mas estou falando de ter o Reino como prioridade!! Abraão colocou a vontade de Deus como prioridade em sua vida! Mt 6.33. “Buscai em primeiro lugar!!”
- Entre orar e ver T.V. o que você tem feito?
- Entre estar em uma EBD ou reunião de oração ou estudo bíblico, o que você tem feito?
- Entre dar o nome para participar de algum ministério e ajudar na casa de Deus, o que você tem feito?
- Entre pegar as bênçãos financeiras que o Senhor tem derramado sobre cada um de nós e investir no Reino, onde você tem gasto? Com certeza muitos já estão pensando em presente de Natal e etc, em reformar, trocar isso ou aquilo, enfim, são prioridades!!
- Entre vir ensaiar uma canção nova, organizar algo na igreja, o que você tem preferido fazer?
- Entre vir prestigiar os programas e atividades da sua igreja, onde você tem preferido estar?
Deus nos abençoou com uma bela casa, com móveis lindos e graças a Deus podemos trabalhar e vivemos do suor do nosso trabalho, mas muitas vidas estão sem sentido, porque se resumiram apenas nisso. Amanhã é segunda-feira e a rotina de muitos será a mesma, mas e o Reino de Deus?
Entre satisfazer nossos prazeres e servir a Deus o que temos escolhido? Será que podemos mesmo nos aproximar desta mesa e dizer: Senhor, eu entendo perfeitamente o sacrifício que fizeste por mim na cruz! Eu entendo sobre o que é abrir mão de tudo para servir!! “Ele não julgou com usurpação o ser igual a Deus, antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo”. Cf. Fp 2.5-11.
O Senhor diz: Fazei isso em memória de mim!! Sabe o que isso significa? Exalte o meu feito por você para a geração vindoura!! Mostre que somos um e que entendemos sobre renuncia, sobre morte de cruz, sobre pagar o preço, sobre ter uma recompensa eterna inigualável que está muito acima do que qualquer dinheiro e posição aqui na terra!!
“E Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus e na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, é soberano, é Rei dos Reis, é Excelso, para a glória de Deus Pai!! Aleluia!!”
Ele abriu mão da glória de ser Deus e assumiu a forma de servo e por qual motivo nós que não somos deuses, não assumimos esta mesma forma?
Você quer hoje tomar esta Ceia com consciência tranquila? Quer renunciar a tudo para seguir a vontade de Deus? Quer fazer como fez aquela mulher com o precioso perfume e entregar tudo o que você tem ao Senhor?
Tenha então uma atitude de rendição ao Senhor. Entregue-se ao Senhor de uma forma que você nunca tenha feito!
Pr. Lindomar Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário