"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

terça-feira, 12 de março de 2013

EVIDÊNCIAS DO NOVO NASCIMENTO



Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. Jo 3.5


Ø Cada um de nós nos aproximamos da igreja por algum motivo. Seja solidão, seja enfermidade, seja rejeição, seja para ver milagres, enfim, sempre há um motivo.

Ø Algo que é muito comum no meio cristão é sermos surpreendidos/as com a pergunta: VOCÊ JÁ NASCEU DE NOVO?

Ø Como você responderia esta pergunta hoje? Vindo de alguém que não nos conhece ou que não tem autoridade sobre as nossas vidas ela pode até soar como uma ofensa!!

Ø Mas diga como você responderia hoje esta pergunta? Será que tem jeito de medir novo nascimento? O que será isso?

Ø A primeira coisa que é importante dizer esta noite anote aí: NOVO NASCIMENTO NÃO É UMA OBRA REGENERADORA, MAS TRANSFORMADORA!! “Ele vos deu vida quando estáveis mortos em seus delitos e pecados” Ef 2.1

Ø Esta vida advinda de Jesus não é uma vida renovada, mas nova e cheia do Espírito Santo!! Ele, O Espírito é quem vai lavar e regenerar todos os dias, pois a carne é fraca. Cf. Tt 3.5. O QUE NOS MANTÉM CRENTES É O AGIR DO ESPÍRITO EM NÓS!!

Ø Ele é o sinal de alerta que soa quando fazemos algo que desagrada a Deus e nos impulsiona para vivermos segundo a vontade do Senhor. Jo 16.7-13; Rm 8.8, 26-27.

Ø Jesus ao confrontar com Nicodemos deseja que Nicodemos tenha uma experiência real com Deus e não passageira e sem sentido.

Ø Muitos são como Nicodemos querem os feitos de Jesus, os milagres de Jesus, o “status” de ser de Jesus, mas não querem nascer de novo.

Ø É exatamente isso que Jesus permite acontecer na vida de Pedro. Ele andava com Jesus, falava como Jesus, mas ainda não tinha vivenciado um experiência real com Deus!!
Ilustração: Carteira de um clube qualquer, o qual somos sócios, mas não podemos desfrutar por estar atrasados ou inadimplentes. Pertencemos ao clube, mas não podemos desfrutar por não estarmos em dia com nossas obrigações.
Ø Muitos estão assim em relação às coisas de Deus. Fizeram sua inscrição. Pagaram algumas parcelas de orações e vinda nos cultos, mas deixaram de viverem esta vida de filiados no Reino. Lembrar do programa do Silvio Santos quando perguntava: Você está rigorosamente em dia com as prestações???

Ø Pela sua graça e infinita misericórdia Deus nos dá a chance de auto avaliarmo-nos. Em 1Co 11.28 está a liberação para olharmos para dentro de nós mesmos e isso não é para ser feitos somente nos dias de Ceia, mas todos os dias, porque o “Pão Vivo” desceu do céu e está conosco todos os dias!!

Ø Um cristão de verdade. Um cristão autêntico toma ceia todos os dias, ou seja, toda hora ele lembra da morte e ressurreição do Senhor e celebra a deus com suas ações!!!
Podemos saber se nascemos de novo olhando para as nossas atitudes diante do Senhor:
1)   O nascido de novo ouve a Palavra de Deus, observa e a coloca em prática.
-
"Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus." João 8:47.
- E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Tg 1.22
- A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Sl 19:7
- O que nos fará prosperar e vencer não é o muito trabalho, embora isso seja digno, mas o conhecer a lei do Senhor. Veja o que o Senhor disse a Josué:
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Josué 1:8

2)   O nascido de novo ama seus irmãos
- Aquele que nasceu de novo não tem problema algum em perdoar, em pedir perdão, em caminhar segunda milha, etc. Estas atitudes vão brotar naturalmente da vida dele que agora vive a vida de Cristo. “Não vivo eu, mas Cristo vive em mim”.
-
"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." 1Jo 4.7
-
"Todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido." 1Jo 5.1
- "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” Jo 13.35.
ATENÇÃO: Uma das grandes formas de demonstrar que não nascemos de novo é o fato de ter na igreja tantos relacionamentos rompidos e não verdadeiros!!

- A disputa está em todos os lugares e pessoas estão servindo, visitando, orando por motivos errados e enquanto isso o reino clama por obreiros de verdade!! Cf. 1Co 10.31-33!!
(fazer a leitura)

3)   O nascido de novo é um pacificador
- Como precisamos de pessoas que falam e promovem a paz!! Como as pessoas perderam a noção de que a paz começa em mim e em você. Em Rm 12.18 diz que no que depender de nós devemos ter paz com os outros.

- o desejo de paz passa também em não julgarmos uns aos outros e nem defraudar nosso irmão. Temos que lembrar somos parte de uma mesma família e temos que cuidar uns dos outros. “
De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele”. 1 Coríntios 12.26

-
"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados de Deus." Mat. 5:9.

- O apóstolo Paulo chega em Corinto e tem uma triste conclusão. Eles estavam deixando de amar. Veja o que ele diz: 2Co 6.11-13. A expressão é assustadora – “limitados nos afetos”!!!

- Será que você nesta noite pode dizer que não tem limite para amar? Veja o que diz a palavra em 1Jo 2.11, 3.16 e ainda Gl 5.15!!! Agora você entende porque João Batista gritou: “Raça de víboras!!??”

4)   O que é nascido de novo tem o temor de Deus
- Muitos nem sabe o que é temor de Deus. Servem ao Senhor sem saber de sua grandeza e de seu poder infinito que não pode ser medido.

- Quando ele está falando com Moisés chamando-o para a missão o Senhor diz: Quem fez a boca do homem? Quem criou todas as coisas? Quem deu ordem para as águas se juntarem e então ele conclui: Eu fiz todas estas coisas!!! Êx 4.11

- Olhamos para a igreja em Atos e desejamos ter os dons espirituais, mas eu digo para você esta noite: O Espírito Santo só sopra onde há temor do Senhor. Cf. At 2.43. O texto é claro e diz que em todos havia temor!!!

- O contrário de quem não tem temor é iniquidade!! Iniquidade é praticar todo mal de forma contumaz!! É saber que algo está errado, fora da vontade do Senhor e continuar fazendo.


- Em Mt 24.12 o Senhor Jesus faz uma advertência e no verso seguinte(13) diz o remédio: perseverar!! Fazer a diferença, não tomar o formato do mundo.
e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”. 
Conclusão:
·        Ao pedir para Nicodemos nascer de novo era sobre estas coisas que Jesus falava.

·        Em outras palavras Jesus disse a Nicodemos que não tem como entender, viver, orar a Deus e as coisas de Deus que não muda seu comportamento.

·        Todos querem saber de Deus, mas quantos querem mudar?

·        Talvez você esteja chegando como Nicodemos hoje nesta casa e querendo mais de Deus, porém ele lhe diz: Importa-vos nascer de novo!! Importa-vos se comprometer com o meu Reino e novo!!

·        Tome esta decisão hoje. Analise sua caminhada e nasça de novo hoje, agora na presença do Pai.

·        Recapitulando:
1.     O nascido de novo ouve a Palavra de Deus, observa e a coloca em prática.
2.     O nascido de novo ama seus irmãos
3.     O nascido de novo é um pacificador
4.     O que é nascido de novo tem o temor de Deus

Palavra ministrada no culto do dia 10 de março de 2013 em Presidente Epitácio/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário