"Em tudo amor"

Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei com o bronze que soa ou como címbalo que retine.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vivendo um encontro com Deus


Is 6.1-8; Lc 18.14

Uma das grandes buscas da maioria das pessoas é ter um encontro com Deus. Infelizmente por causa de algumas denominações e distorções, o fato de ter um real encontro com Deus está banalizado.
Habacuque em seu livro no cap. 3.2 já clamava por avivamento. “Aviva Senhor a tua obra no decorrer dos anos e faze-a conhecida”. Quantas vezes você clamou por avivamento este ano já em sua vida?
O avivamento é resultado de uma busca pessoal e ele vem de Deus para nós. A partir do encontro com o Senhor somos chamados a mudar e a viver uma nova realidade.
Em todos os momentos na Palavra do Senhor aonde Ele vem de encontro com alguma vida, esta vida é modificada e experimenta uma nova realidade.
Abraão teve um encontro com Deus e teve que sair de tua casa e de tua parentela. Ainda carregou sobre si a responsabilidade de ser uma benção. Cf. Gn 12.1-2.
Jacó tem um encontro com o Senhor e sua vida é transformada. De enganador, de suplantador, ele passa a se chamar Israel. Seu corpo é tocado. Agora andará manquejando para sempre. O nome que Jacó dá ao lugar do encontro com o Senhor é Peniel, pois disse: Vi Deus face a face e minha vida mudou!!
Este é o avivamento que precisamos. Um encontro que mudará nossa vida para sempre, não um mero encontro cheio de emocionalismos e vaidades que vemos em muitos lugares por aí!!
A Bíblia é um livro de muitos encontros de milhares de pessoas, mas quando se trata de encontro do homem com Deus observamos histórias maravilhosas de vidas transformadas!
Deus marcou um encontro com você nesta noite, mas ele não quer que você saia daqui da mesma forma que entrou e isso não depende dele, depende de você. Jacó lutou intensamente pela benção. Abraão obedeceu ao ponto de levar seu filho para ser sacrificado.
O encontro de Deus e Isaías – Is 6.1-8
Isaías era sacerdote no tempo do rei Uzias. Seu texto marca a morte do rei e a época em que ele viu o Senhor. O que chama-nos atenção são os detalhes desta visão.
Isaías está entre os grandes profetas. É o profeta messiânico. Ninguém escreveu sobre a vinda do Senhor com tanta paixão e detalhes como Isaías. Basta olharmos para o cap. 53
Um sacerdote que buscou ver o Senhor na hora da tristeza e da perda  “No ano da morte do rei Uzias”
Isaías relaciona a visão dele com a morte do rei. Uzias honrou Isaías. Com a morte do seu protetor Isaías iria agora ter sérios embates com o rei Acaz. Somente depois é que seria outra vez honrado por outro rei, o Ezequias.
Por qual motivo é interessante falarmos disso? Isaías no ano da morte do rei que o protegia, que o ouvia, ou seja, que deixava as coisas bem para ele resolve ir ao templo de uma forma diferente. Ele precisava de algo. Precisava de um encontro com Deus.
Quantas vezes não deixamos tudo acabar mal, tudo ir por água abaixo para depois buscar o Senhor de uma forma diferente? Eu fico imaginando o coração de Isaías nestes dias, neste ano, no templo. A perda era grande!!
Talvez seja assim que o seu coração está esta noite. Tudo ia bem, mas de repente algo aconteceu e você está aqui hoje.
É interessante como Deus age em nossas vidas. Tudo ia mal. Tudo parecia sinalizar para o fim. Profetas eram mortos naquela época, mas o texto diz: “Eu vi o Senhor”. Deus está conosco nas horas boas, nas horas de júbilo, mas sobremaneira nos momentos em que estamos tristes e desesperançados. Deus honra seus profetas!!
O termo usado por Isaías é “Adonai”= Senhor Supremo e cheio de glória!! No momento mais difícil na vida de Isaías Deus se apresenta para ele de uma forma intensa como nunca dantes havia feito.
Talvez seja este o recado do Senhor para tua vida nesta noite. Nos momentos difíceis o Senhor diz para você que pode transformar em momentos inesquecíveis de poder e glória!! Este ver o Senhor não era vê-lo, até porque João 12.41 diz que ninguém jamais viu a Deus, porém Isaías tinha uma certeza: No momento mais difícil de sua vida viu, experimentou Deus de uma forma diferente e por sua vez Deus se manifestou a ele não no momento de jubilo e riso, mas na dificuldade!
Isaías faz questão de registrar a magnitude de Deus ao dizer que Deus não estava somente ali diante dos seus olhos, mas enchia o templo!!
Quantas vezes pensamos que Deus está só no louvor? Quantas vezes pensamos que Deus está só na SMM ou SMJ? Deus está em todos os lugares! Um de seus atributos é onipresença!! Ele alcança você que está no ultimo banco hoje e alcança os irmãos que estão dando aula para as crianças!!! “O vento sopra para onde quer...”
O recado contido na imagem dos Serafins – vs 2
São considerados os Anjos mais honrados e mais dignos, os que mais amam, ou seja, aqueles que possuem uma maior e mais admirável capacidade de amar.
O nome "seraph" em hebraico, significa "queimar, consumir-se completamente" . Segundo o conceito hebraico, o Serafim não é apenas um ser que "queima", mas "que se consome " no amor ao Sumo Bem, que é o nosso DEUS Altíssimo.
Na Sagrada Escritura os Anjos Serafim aparecem somente uma única vez, na visão de Isaias.
Com duas asas cobriam o rosto, em sinal de profundo respeito, para não ver a Face do CRIADOR; com outras duas cobriam os pés para se ocultarem, para não serem vistos, conscientes de que ali estão pela infinita misericórdia do CRIADOR, e não pelo próprio merecimento; e com as outras duas asas voavam, como a indicar uma pronta e amorosa disponibilidade, em condições de atender um gesto ou aceno Divino, convocando-os para uma missão.
Este era já o preparo, o pano de fundo para o que viria acontecer logo mais adiante.
As mensagens para o coração do profeta, embora em uma dimensão fantástica e gloriosa eram de um recado extremo: Respeito, Humildade e disposição para o serviço!! Era como se Deus, através dos Serafins dissesse para Isaías: Aprenda com meus anjos como você deverá se comportar daqui para frente.
Quantas vezes em nossa caminhada não faltam estes quesitos? Quantas vezes fazemos questão de nos aparecer, de estar em evidência, enquanto os Serafins, anjos mais importantes que estão diante de Deus, escondem o rosto?
Quantas vezes Deus não me chama para ser humilde e esconder “meus pés”, meus feitos e eu faço questão de dizer que foi eu que fiz?
Quantas vezes deus me diz para ir voando levar uma oração, fazer uma visita, dar um abraço, perdoar e eu, diferente dos Serafins que voavam, fico estático na minha birra, teimosia e comodismo espiritual?
Os Serafins ensinam Isaías como chamar o poder de Deus. Como atrair a presença de Deus. No verso 3 Eles começam uma canção em forma de oração: “Santo, santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”.
Neste ponto os Serafins faziam duas coisas. Primeiro ensinavam para Isaías que não importa qual momento estamos atravessando, o nosso olhar deve estar sempre no Senhor dos Exércitos!!
Segundo os Serafins dizem para Isaías em outras palavras: Deus está em todo lugar!!! Você pode estar passando um momento difícil Isaías, mas a presença de deus é uma realidade. Ele tem o controle de tudo e nada acontece se não for do seu querer!! Sl 46.10!
Depois do louvor a da adoração a presença do Senhor se manifesta e Isaías no verso 4 vê tudo se mover!! Aleluia!! QUANDO DEUS ESTÁ EM UM LUGAR NADA PODE FICAR E NÃO FICA NO NATURAL, TUDO TOMA UMA DIMENSÃO MAIOR.  Minha vida não é mais uma vida normal é uma vida sobrenatural cheia dos milagres de Deus!! Sua vida é cheia dos milagres e o agir de Deus!!! Quem olha, como Isaías olhou parece que tá tudo movimentando e não entende nada porque sua vida é um milagre, um agir sobrenatural de Deus!!
O propósito de um encontro com Deus
Cada vez que vemos um encontro na Palavra do Senhor é para um propósito específico. Jacó teve seu nome mudado, Moisés foi enviado como libertador, Maria tornar-se-ia a mãe do Filho de Deus,  Zaqueu mudaria suas atitudes, mas e Isaías? O que faltava na vida desse sacerdote?
Diante do texto vemos que pelo menos duas coisas faltavam para este homem e quando estamos envolvidos na obra do Senhor com algo faltando em nós pode ter certeza que um dia Deus vem e coloca as coisas no lugar. Faltava para Isaías: Reconhecer que era pecador e ter disposição para realizar o trabalho do Senhor. Isaías era um sacerdote de templo, mas agora o Senhor o chamava para profetizar fora do templo.
Quantos de nós preferimos ficar no templo. Quantos de nós preferimos ficar dentro das nossas casas? Quantos de nós preferimos ficar com nossa vida medíocre cotidiana sem se envolver com as coisas de Deus?
Isaías ao ver o agir do Senhor. Ao olhar para a santidade do Senhor se rende e olha para dentro de sí mesmo. Toda hipocrisia caia por terra ali diante de Deus. “Ai de mim! Estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! V. 5
Isaías havia anunciado uma série de “Ais” em direção ao povo, agora este “ai” é para ele. Deus é maravilhoso!! Quantas vezes temos disposição para proferir “ais” para os outros e jamais olhamos para dentro de nós?
Diante do Senhor o juízo começa por nós!! Era como Isaías dizer: “Eu fiz e falei tudo aquilo e não sou melhor do que eles, muito pelo contrário, agora que eu vi o Senhor, minha situação está pior porque ou me santifico, mudo minha vida, minha postura, ou estarei perdido!!
A misericórdia de Deus
Deus sempre socorre seus profetas. Diante da visão de si mesmo, Isaías precisa de ajuda. Quantos de nós ao olhar um dia com seriedade para dentro do nosso coração não ficamos assustados/as? Entram em cena os anjos do Senhor. Entra em cena o Espírito Santo de Deus com gemidos inexprimíveis para nos consolar, perdoar e liberar-nos de toda culpa. V. 6-7.
Somente depois disso é que Isaías ouve a voz do Senhor. Esta voz não vem para condenar, não vem para julgar. Não vem para pronunciar juízo ou catástrofe. Quando o coração foi tratado por Deus só resta uma coisa: A convocação – “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?
Veja como Deus é bom. Isaías chegou naquele templo todo triste e arrebentado. Estava em pecado. Lábios e coração impuro, agora depois do toque do Senhor recebia oportunidade de trabalhar pelo reino. Deus é assim.
Talvez nesta noite você veio aqui achando que era a pior das criaturas, mas Deus tocou você e agora te faz um convite. Ele não se lembra dos seus pecados porque todos já foram perdoados. Quem tem disposição pergunta Deus? A resposta de Isaías é uma só e não poderia ser outra diante de tanto poder e amor por não ter sido consumido: “Eis-me aqui, envia-me a mim”.
A obra de Deus é feita por pessoas que tiveram um encontro com ele e mudaram suas vidas. Muitas vezes colocamos um jugo sobre os outros que nem mesmo nós conseguimos carregar. Deus liberta-nos, cura-nos e confia uma missão para nós.
Nós desconfiamos das pessoas. Nós deixamos o pecador abandonado. Deus quer trata-lo e colocar ele na missão.
Nesta noite Deus quer ouvir de seus lábios que foram tocados pela Palavra viva que saiu do altar o “eis-me aqui”. Não para servi-lo de forma arrogante como Isaías serviu, apontando o dedo para os outros e cheio de ais em sua vida, mas para viver uma vida reta de santidade e compromisso diante do Senhor.
Pr. Lindomar Nascimento no culto do dia 22 de abril de 2012 na sede em Peixoto de Azevedo - MT